#vemprocetn

Acupuntura é aliada contra doenças de inverno

< voltar

A estação mais fria do ano está chegando e doenças típicas dessa época também surgem com as baixas temperaturas. Patologias respiratórias, como asma, bronquite, sinusite e rinite podem se agravar neste período, além das dores crônicas, como artrite e dores musculares. A combinação de vento, frio, locais fechados, aglomerações, além da troca de ambientes e das temperaturas entre eles favorecem o agravamento dessas doenças, principalmente para aqueles que já têm um quadro frequente dessas indisposições.

Para a médica e diretora do Center-AO, Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa, Márcia Lika Yamamura, a acupuntura é uma grande aliada para prevenir e promover o calor do corpo. “Segundo a medicina tradicional chinesa, o frio trava ou dificulta a circulação de Qi (Tchi) e consequentemente do Xue (Sangue) nas articulações e nos músculos, daí a ocorrência ou a piora de dores articulares e musculares no inverno. A acupuntura deve ser realizada em qualquer época do ano para fortalecer e promover o calor do corpo e não só no frio. Se for para fazer algum tratamento na vigência do frio e dores, a técnica mais recomendada, além da acupuntura, é a aplicação de moxabustão, que promove o aumento da circulação vital para tratar doenças de origem”, explica.

Abaixo, confira como a acupuntura pode ajudar no tratamento de dores crônicas e doenças respiratórias.

Dores crônicas

De acordo com a Dra. Márcia, dores articulares como no ombro, joelho, coluna vertebral, pés e mãos, contanto que não tenham indicações cirúrgicas, podem ser prevenidas e tratadas com acupuntura. “A acupuntura promove a circulação do Qi, além de aquecer, ela auxilia na liberação de neurotransmissores de ação anti-inflamatória e analgésica”, afirma. “Com pelo menos 10 aplicações de acupuntura, a depender do estado do paciente, já é possível sentir melhoras significativas”, completa.

Doenças respiratórias

A acupuntura é uma das técnicas que tem bons resultados nas doenças respiratórias. Segundo pesquisas clínicas e experimentais realizadas, a acupuntura tem efeito promissor no tratamento destas patologias.

De acordo com a Dra. Márcia, para as doenças respiratórias, a estação do ano mais prejudicial é o Outono que, com sua secura, é o que enfraquece o pulmão. No inverno, com a instalação do frio, para quem já tem o pulmão enfraquecido, é o fator de desencadeamento de resfriados, gripes, alergias, pneumonia, asma, bronquite, sinusite e rinite. “Tem um ditado chinês que diz: Esperar ter sede para cavar o poço pode ser muito tarde. Aplicando na medicina nada mais é que esperar ficar doente para tratar pode ser muito tarde também. Isso reflete toda a filosofia da acupuntura e o sentido de prevenção de doenças. Por isso, o quanto antes se tratar é melhor, pois o tratamento terá ação preventiva antes de se instalar um quadro mais complicado de saúde”, ressalta.

fonte: Sopa Cultural

whats app