#vemprocetn

Análise Qualitativa do Tratamento de Acupuntura em Pacientes Portadores de Insônia

< voltar

Caridad, Mariel L; Izzo, Ana Paula F.
Artigo elaborado através do Trabalho de Conclusão de Curso

Insônia é uma queixa de sono muito comum, sendo descrita pela Sociedade Brasileira de Sono, como dificuldade em iniciar e/ou manter o sono, presença de sono não reparador, ou seja, insuficiente para manter uma boa qualidade de alerta e bem-es¬tar físico e mental durante o dia, com o comprome¬timento conseqüente do desempenho nas atividades diurnas. A insônia apresenta uma prevalência de cerca de 30-35% da população

Os dois principais tipos de tratamento de Acupuntura para insônia sugerem um controle massivo em cima do sistema nervoso autônomo, além de estudos que demonstram que pontos específicos de Acupuntura, principalmente aqueles que atuam diretamente no Coração (Xin), têm a capacidade de declínio de inúmeras atividades simpáticas. Segundo a técnica, a insônia é causada por distúrbios da mente, problemas na corrente sanguínea ou por deficiência de energia.

Esta pesquisa foi elaborada com a intenção de desenvolver e avaliar a eficácia de um tratamento de Acupuntura em pacientes portadores de insônia. A amostra constitui-se de onze pacientes. Foi feita primeiramente a anamnese e depois aplicados um questionário: Questionário 1 – Pré Tratamento. A seguir os pacientes foram submetidos ao exame físico (observação de língua e pulsologia) e ao tratamento com acupuntura, realizado em dez sessões (uma vez por semana), constituído por um protocolo de pontos de acupuntura elaborado pelas autoras e auriculoterapia. Ao final do tratamento aplicou-se o questionário de reavaliação (Questionário 2 – Pós Tratamento). Todos os pacientes concluíram o tratamento.

Todos os pacientes relataram que o tratamento de acupuntura foi positivo. Observou-se que todos os pacientes apresentaram melhora na qualidade de sono, dormindo por períodos mais prolongados, adormecendo rapidamente e despertando menos vezes por noite, acordando mais dispostos e menos irritados. Além das mudanças notadas anteriormente, todos os pacientes disseram não ter mais nenhum tipo de agitação enquanto dormiam e foi observada melhora em relação a sonhos ou pesadelos excessivos, em que 72,7% dos pacientes relataram não apresentar nenhuma das duas condições durante o período de sono, 63,6% dos participantes relatou não ter mais dificuldades em manter-se acordados durante o dia, 81,8% relatou não estar mais sentindo interferência quanto à falta de concentração e 90,9% dos participantes disse ter sentido melhora em relação ao rendimento no trabalho e todos estes disseram não estar mais apresentando mudanças de humor repentinas, como antes. O tratamento de acupuntura trouxe benefícios na qualidade de vida dos pacientes, baseado no questionário de reavaliação elaborado pelas autoras.

Trabalho orientado por Profa. Larissa A Bachir.

whats app