#vemprocetn

Acupuntura contra alergias

< voltar

Todos os anos, com a mudança de estação e a chegada do frio, as pessoas são acometidas pelas famosas doenças de inverno, especialmente rinite e sinusite, que atingem as vias respiratórias superiores. Não que esses males não apareçam em outras épocas do ano, mas são bem mais freqüentes quando ocorrem mudanças bruscas no tempo.

O tratamento com acupuntura apresenta excelentes resultados para prevenir e combater as sinusites, diminuindo a intensidade das crises, espaçando as ocorrências e até mesmo livrando o paciente definitivamente do problema. A acupuntura estimula pontos que ativam os canais energéticos do organismo, ajudando a comandar funções, estimulando a produção de analgésicos naturais e fortalecendo o sistema imunológico, esclarece Drª Leila Ogata Ogusco, médica do Kyron SPA.

No caso da sinusite, que pode acontecer acompanhada de dores intensas na face e na cabeça, Drª Leila costuma associar acupuntura com a eletroacupuntura (em que eletrodos são presos às agulhas e emitem estímulos elétricos semelhantes a choquinhos no corpo). A vantagem da eletroacupuntura é que o metal da agulha é um bom condutor de corrente elétrica, o que potencializa bastante o estímulo desejado. Com a técnica, a médica trabalha pontos específicos na região do nariz, que promovem grande alívio da dor e desobstrução dos seios da face desde a primeira sessão.

No tratamento da rinite com acupuntura também é possível sentir efeito já no primeiro dia, com a redução da secreção e o descongestionamento das vias aéreas minutos após a aplicação. Para as duas ites, em três ou quatro sessões -sendo uma por semana-, é possível perceber uma grande melhora, de acordo com Drª Leila. Como são doenças crônicas, a reincidência pode ocorrer, por isso é indicado prolongar o tratamento conforme orientação médica.

A acupuntura ajuda a harmonizar de forma natural o funcionamento do aparelho respiratório. Pode ou não ser associado ao tratamento medicamentoso, de acordo com critério médico. O importante é não abrir mão de uma orientação especializada e lembrar que, se tratadas de forma inadequada, essas doenças podem acarretar problemas mais graves, alerta a médica.

Rinite
Doença alérgica bastante comum, tem como principais sintomas irritação da mucosa do nariz, espirros, coriza e coceira nos olhos, boca e nariz. Em muitos casos, a rinite evolui para sinusite.

Sinusite
Doença causada por alergias ou infecções por vírus ou bactérias, caracteriza-se pela inflamação da mucosa que reveste os seios da face. Seus sintomas são forte pressão e dores de cabeça e abaixo dos olhos, inchaço nas pálpebras, nariz entupido e secreção espessa, tontura, mal-estar e febre.

Dicas de prevenção
– Evitar permanecer em lugares pouco arejados, pois aumentam os riscos de contaminação por vírus ou bactérias;

– Evitar a fumaça de cigarro;

– Evitar carpetes, cortinas, bichos de pelúcia, caso tenha doença alérgica;

– Lavar cobertores, edredons e roupas de lã antes do uso;

– De preferência secar roupas no sol;

– Agasalhar-se para não expor o corpo a temperaturas baixas e a mudanças bruscas;

– Lavar as mãos com freqüência;

– Ingerir bastante líquido (exceto bebidas alcoólicas);

– Praticar exercícios físicos, que aumentam a capacidade respiratória;

– Escolher alimentos ricos em vitamina C.

fonte: Bolsa de Mulher

whats app