#vemprocetn

Acupuntura beneficia a fertilidade masculina

< voltar

Problemas de má formação, na baixa habilidade de locomoção e a baixa quantidade de espermatozoides são as principais causas de infertilidade nos homens. Os fatores devem ser investigados por um especialista, mas os avanços na área de reprodução humana têm assegurado boas taxas de sucesso para casais que buscam engravidar.

A fisioterapeuta Aniele Hayashi diz que é possível tratar a infertilidade por meio da acupuntura. “Acredito que o objetivo do tratamento seja maximizar as chances de sucesso de cada casal alcançar a gravidez de forma natural, minimizando os riscos à saúde e os custos envolvidos. Portanto acho essencial que o tratamento de subfertilidade masculina não deva ser ignorado, já que pode ser responsável por um pobre desenvolvimento do embrião”, comenta a especialista.

A técnica tradicional chinesa já é usada para ajudar na fertilidade das mulheres. A fisioterapeuta afirma que a acupuntura também pode ser feita no homem. “A acupuntura melhora a qualidade, quantidade e motilidade do esperma, além de melhorar a qualidade geral do sêmen, o que consequentemente aumenta as chances de um embrião saudável e uma implantação mais segura”, assegura Aniele Hayashi.

Para casais que optam pela reprodução assistida, como a fertilização in vitro, é aconselhável iniciar o tratamento com as agulhas três meses antes, pois o processo de maturação do esperma é de 70 a 90 dias.

Um estudo feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) analisou homens que produziam poucos espermatozoides saudáveis, a maioria sem mobilidade ou com formato inadequado. Os médicos dividiram os voluntários em dois grupos: o primeiro recebeu tratamento para estimular pontos do sistema reprodutivo; e o outro grupo recebeu aplicações de agulhas em pontos placebos, ou seja, que não são considerados ativos ou não estavam relacionados ao sistema reprodutivo. Dois meses depois, nos homens tratados com acupuntura houve aumento de 25% da produção de espermatozoides e os gametas apresentaram morfologia adequada.

fonte: BH Encontro

whats app