#vemprocetn

Protocolos terapêuticos de acupuntura validados na literatura para o tratamento de DTM de Origem Muscular: Uma Revisão Sistemática da Literatura

< voltar

ANDRÉ LUÍS PORPORATTI
Artigo elaborado através do trabalho de conclusão de curso CETN – Bauru 2013.

1- INTRODUÇÃO
A dor é definida como uma experiência sensorial desagradável, relacionada ao dano tecidual real ou potencial, ou descrita em tais termos, e ela prejudica seriamente a vida de milhões de pessoas em todo o mundo. A dor orofacial refere-se à dor associada aos tecidos moles e mineralizados da cabeça, face e pescoço, ou então pode ser definida como disfunção e dor afetando a transmissão sensorial e motora no sistema nervoso trigeminal. As disfunções temporomandibulares (DTMs) representam um termo coletivo relacionado a um grupo de problemas musculoesqueléticos e articulares que afetam a musculatura da mastigação, a articulação temporomandibular e estruturas associadas.

2- DESENVOLVIMENTO
A Medicina Tradicional Chinesa, como uma medicina energética, afirma que no nosso corpo a energia circula por canais que têm pontos específicos que, ao serem puncturados, reorganizam a circulação energética de todo o corpo. A doença, por sua vez, é sempre uma desorganização da energia funcional que controla e dinamiza os órgãos. A acupuntura visa à terapia e à cura das enfermidades pela aplicação de estímulos através da pele, com a inserção de agulhas em pontos específicos. Como o assunto da relação dos tratamentos conservadores ou alternativos para a disfunção temporomandibular estão em alta nos meios acadêmicos de publicação científica, este trabalho buscou conduzir uma revisão sistemática da literatura, tanto nacional quanto internacional, para verificar os resultados apresentados sobre a relação entre Acupuntura Tradicional Chinesa e Disfunção Temporomandibular do tipo Muscular e avaliar os protocolos terapêuticos e as técnicas de acupuntura para o tratamento da DTM.

3- RESULTADOS
Ao final da busca sistemática da literatura, de um total de 125 artigos, 21 artigos foram incluídos e mostraram resultados importantes, onde em sua grande maioria, o tratamento de acupuntura, seja isolado, seja complementar, ou seja comparado com outras técnicas, se mostrou superior e extremamente eficiente na melhora da dor e da função de pacientes com dor da DTM, onde alguns pontos foram mais citados como indicativos de melhora da dor em pacientes com DTM, como por exemplo os pontos IG4, E6, E7 e F3.

4- CONCLUSÃO
Como conclusão, esta revisão proporcionou dados irrefutáveis de que a acupuntura é uma técnica da medicina tradicional chinesa indicada e recomendada pela literatura nacional e internacional para o tratamento de desordens dolorosas temporomandibulares, promovendo alivio e/ou redução total da intensidade dolorosa, melhora nos movimentos mandibulares e na função oral e diminuição da atividade muscular dos músculos da mastigação.

Adaptado por profa. Brena Montanha.

whats app