#vemprocetn

Acessórios inspirados em filosofias orientais ajudam a desinchar e a renovar a pele

< voltar

Contrariando o conceito de beleza high-tech, produtos incrementam os efeitos das massagens

Por Talita Duvanel
Você já deve ter esbarrado nos objetos destas páginas em perfumarias e redes sociais. Feitos de pedras como jade e quartzo-rosa, bambu ou madeira, esses aparatos são o último grito entre a turma que busca a simplicidade dos rituais de beleza. Cansadas dos fru-frus tecnológicos, muitas mulheres estão recorrendo a técnicas consagradas na medicina chinesa para ter momentos menos acelerados e mais conscientes. “Eles funcionam como uma excelente opção para quem quer cuidar do rosto e do corpo de forma natural e não invasiva”, diz Bianca Gabriel, cofundadora do e-commerce de produtos de beleza natural Unna Beauty. Do tradicional gua sha ao ocidentalizado roller facial , reunimos acessórios que podem ser usados em casa ou levados para a massagem. Com poder de eliminar toxinas e estimular o fluxo sanguíneo, eles turbinam os efeitos do bem-estar.

Gua sha

Usado na milenar medicina chinesa, gua sha é o nome que se dá à raspagem de certas partes do corpo com ferramentas feitas de ossos de animais, porcelana e até mesmo pedra. A ideia não é machucar, mas ativar a circulação de sangue e de energia. O mesmo termo também é usado para se referir a essa pedrinha achatada da foto, um dos apetrechos mais comuns dessa modalidade. “O gua sha (tanto o acessório, quanto o tratamento) ajuda a eliminar toxinas, previne inflamações e relaxa os músculos da face e do pescoço”, diz Bianca Gabriel. Os tipos de gua sha mais comuns no Ocidente são feitos de jade e quartzo-rosa. Acredita-se que a primeira tenha ação purificadora; já a segunda dá vitalidade.

Roller facial

Inspirado no gua sha , o roller é uma ferramenta nova e ocidentalizada. Também faz a raspagem da medicina chinesa, com a diferença de ser mais fácil de usar. “O roller é intuitivo e tem um efeito menos intenso que o gua sha ”, diz Bianca. O rolinho, que também pode ser feito de jade e quartzo-rosa, ajuda a suavizar linhas de expressão e a desinchar, principalmente a área dos olhos. “Quando utilizado após o creme ou sérum, promove a melhor absorção e penetração dos ativos na pele”, diz ela, que aconselha colocá-lo na geladeira por alguns minutinhos antes do uso.

Body comb

Com formato de pente e também feito de pedras, essa ferramenta é indicada especialmente para o uso no corpo e na cabeça e também promove a oxigenação dos tecidos. Segundo pesquisa publicada na revista “Explore”, a Bíblia da medicina alternativa, com essa massagem aumenta-se em 400% a microcirculação nos 25 minutos subsequentes. Na cabeça, é capaz de amenizar dermatites e estimular os folículos capilares. “Na hora da massagem, pode-se usar os dois lados do pente para potencializar o tratamento”, diz a inglesa Kamila Kingston, especialista em medicina chinesa do site White Lotus Beauty.

Pantala

De madeira, bambu ou até com luz de LED acoplada, esse acessório tem formas anatômicas que conseguem aliar a drenagem à modelação. “Deixa a pele com um aspecto liso imediato ao ativar a circulação, eliminando toxinas. Quando feita repetidamente, modela o contorno”, diz Fabrícia Nogueira, que cuida dos spas da rede Fasano. Há tipos específicos para o corpo e o rosto, e engana-se quem pensa que ele só pode ser usado por profissionais. “O formato se ajusta às curvas, e os movimentos são simples. É ótimo para ser levado em viagens, pois ajuda a desinchar depois de um voo. Auxilia até a melhorar o funcionamento do intestino”, diz Fabrícia, que aconselha o uso de óleo de coco para aumentar o deslizamento.

fonte: O Globo – ELA

whats app