#vemprocetn

A Depressão pode alterar nosso relógio biológico afetando o sono e o metabolismo

< voltar
2017, noticias, editor,
2017

Nosso organismo funciona ininterruptamente durante todo o dia, em fases ou ciclos que se repetem, nos quais produzimos hormônios que trabalham complementarmente uns aos outros, como a melatonina e o cortisol, insulina e glucagon, e também ocorrem funções que se alternam como a inflamação e a regeneração durante o dia e a noite, a fome e saciedade, repouso e a atividade, uma dança entre opostos e complementares, Yin e Yang.

Essa dança de opostos e complementares ocorre em todo o Universo manifesto, fenômeno já enunciado há milênios em poemas pelo livro Tao Te King, precursor da filosofia taoísta e da Medicina Tradicional Chinesa.

O Tao Te King de Lao Tzu, no capítulo 42 enuncia:

“O Tao gera o Um / O um gera o dois / O dois gera o três / O três gera toda criação / Todas as coisas carregam o Yin ainda que abracem o Yang / Eles combinam seu sopro de vida / Para produzir harmonia

Veja este vídeo do canal educativo TED Talks exemplificando o Yin e o Yang (para ativar as legendas clique no link abaixo a direita do vídeo):

O maestro dessa harmoniosa orquestra em nosso organismo é o cérebro, através do Sistema Nervoso Autônomo. Ele coordena esse relógio biológico denominado ritmo ou ciclo circadiano, responsável por gerenciar e modular todo o funcionamento do nosso corpo, por exemplo o apetite e a digestão, ritmos psicológicos como o humor, ritmos hormonais, horários de sono e despertar, o apetite e a digestão.

Esse ritmo, ou ciclo circadiano é o ciclo biológico de 24 horas no qual nosso metabolismo funciona ritmicamente, e vem da duração do dia, no qual a terra faz uma volta em torno de seu próprio eixo passando pelo dia e pela noite e também sofre influências de diversos fatores como a luz solar, a temperatura e as estações do ano.

Um estudo publicado no periódico da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos( PNAS), pelo cientista Jun Z. Li e equipe, da Universidade de Michigan, demonstrou evidências de que nas pessoas com a doença Depressão Maior esse ciclo é desregulado, o que pode fazer com que se sinta fora de sintonia com os ritmos do ambiente em que ela vive, e pode causar por exemplo uma alteração no funcionamento e inversão do dia pela noite, ficam sonolentas e cansadas de dia e não conseguem dormir a noite, a não ser com medicamentos.

 Os genes em nossas células sofrem essa influência dos ritmos diários e se ligam e desligam de acordo com esse ritmo, o que pode ser constatado através de diversos testes.

Os cientistas constataram que no cérebro das pessoas deprimidas a atividade genética permanecia desligada quando deveria estar ligada, e as células se comportavam como se estivessem em um horário do dia completamente diferente do horário real. “As pessoas com depressão não estavam sincronizadas com a luz do Sol, em termos de atividade dos genes. Era como se elas estivessem vivendo em um fuso horário completamente diferente”, disse Jun Z. Li.

Essa pesquisa permitiu descobrir centenas de outros genes sensíveis ao ciclo circadiano. A cientista Huda Akil, diretora do Instituto de Neurociência Molecular e Comportamental da Universidade de Michigan comentou que “encontramos não apenas aqueles genes primários, que haviam sido estudados em animais ou em células laboratoriais, mas também outros genes cuja atividade aumenta e cai ao longo do dia”.

2017, noticias, editor,
2017

O trabalho foi feito avaliando, após a morte, os cérebros de 55 pessoas sem depressão e de 34 pessoas com depressão.

No cérebro de uma pessoa não depressiva, o padrão de atividade dos genes durante a noite e o dia são tão distintos que é possível estimar com muita precisão a hora da morte do doador do cérebro. Já nos pacientes gravemente deprimidos, o ciclo circadiano está tão alterado que os padrões dia e noite podem parecer invertidos.

De acordo com Huda Akil, essas informações irão ajudar a encontrar novos tratamentos mais específicos para prevenir e tratar a depressão.

Embora ainda não se saiba com precisão por que o ciclo circadiano é alterado durante a depressão, Huda diz “Podemos apenas imaginar que essa alteração tenha mais de uma causa. Precisamos aprender mais sobre a natureza do ciclo, e por que ele é afetado. Assim, poderemos pensar em consertar o ciclo de uma pessoa, a ajudando a melhorar da depressão”.

O Blog Mais Saúde lembra que já em 2005 no livro “Curar: o estresse, ansiedade e depressão, sem medicamentos nem psicanálise” o médico David Servan Schreiber recomendava algumas maneiras naturais de lidar com essas doenças.

Dentre outros ele orientava a utilização de ácidos graxos Omega 3 na alimentação, a atividade física, a medicação, acupuntura, e seguir os ritmos normais do dia.

Ele pontuava também que deveríamos acordar com o aumento gradual da luminosidade em nosso quarto conforme fosse amanhecendo. Essa luminosidade crescente e gradativa seria percebida por nosso cérebro e indicaria progressivamente o ritmo do e dia noite, não da maneira abrupta como costumamos fazer, dormindo na total escuridão e de repente ao acordar acendendo a luz repentinamente.

Também a exposição ao sol em horários e com proteção solar adequada é importante para regular e ativar nosso metabolismo, e produzir vitamina D que é um hormônio muito importante para dezenas de funções em nosso organismo.

A prevenção da depressão e de outras doenças passa por hábitos e escolhas saudáveis de alimentação, atividade física, boas relações sociais e afetivas, cuidados preventivos de saúde, relações sexuais seguras, controle de doenças crônicas e uma boa saúde mental, além de uma forte conexão espiritual com a vida.

A saúde é uma escolha, depende de nossas atitudes, e hábitos. Vamos fazer nossa parte e viver mais e melhor!

fonte: blogs.atribuna.com.br/maissaude/

whats app