#vemprocetn

Utilização da técnica de vasos maravilhosos em pacientes com lombociatalgia

< voltar

BENJAMIN, C. P.; OKUBARA, E. N. H.; ARANDA, V. S.
Artigo elaborado através do trabalho de conclusão de curso CETN – Bauru 2010.

1- INTRODUÇÃO
A lombociatalgia é uma das razões mais comuns para as pessoas buscarem um profissional da área de saúde. Foi estimado que até 80% da população mundial irá sofrer de lombociatalgia em algum momento de suas vidas, com a parte inferior das costas como o local mais comum de dor. Embora não exista uma forma para se resolver a lombociatalgia, o uso da acupuntura neste distúrbio, aumentou muito nos últimos anos. A região lombar é o domínio da energia do rim. O rim tem um papel importante em todo curso do crescimento, desenvolvimento e degeneração do corpo. Degeneração e morte é resultado do declínio do fluxo de energia do rim, produzirão sintomas de envelhecimento prematuro, tal como, lombalgia, zumbido, surdez, queda de cabelo, membros fracos, perda dos dentes, e outros.

2- OBJETIVOS
2.1 Geral
Apresentar os benefícios da acupuntura para o tratamento conservador da lombociatalgia através da aplicação em ambulatório, a técnica de vasos maravilhosos.

2.2 Específicos

3- METODOLOGIA
Este estudo trata-se de uma pesquisa de campo, onde serão analisados os resultados da aplicação da técnica de Vasos Maravilhosos em pacientes com lombociatalgia em atendimento ambulatorial. A seleção dos pacientes será aleatória, sem distinção de grupos por sexo ou idade.

4- RESULTDOS
De acordo com estudos e pesquisas para comprovar a eficácia, a arte da Acupuntura visa através da sua técnica, estimular os pontos reflexos que tenham a propriedade de restabelecer o equilíbrio alcançando assim, resultados terapêuticos e diminuindo o quadro álgico para uma melhor qualidade de vida e retorno às atividades diárias. No que se refere a Lombociatalgia, a Medicina Chinesa considera a região lombar, assim como toda coluna vertebral como dependente da energia do Rim. Essa teoria apóia-se na distribuição dos trajetos dos Canais de Energia das Costas e o principal canal de energia é o da Bexiga. Os Vasos Maravilhosos Du Mai, Chong Mai e Ren Mai, além de originar-se no Rim, também tem seus trajetos que passam na pela coluna vertebral e são de grande interesse para o tratamento de dores nas costas. A deficiência de energia do Rim, a estagnação de Qi e Xue no trajeto de qualquer um dos canais resulta em alterações energéticas e, em seguida, funcionais. Persistindo a deficiência, surgem as alterações orgânicas, com desestruturação osteoligamentar, com processo inflamatório e dor lombar. Quando falamos de dor na medicina chinesa o conceito de estagnação de Qi (energia) e Xue (sangue) são dados importantes para o tratamento de patologias dolorosas.


Gráfico 1. Evolução da Escala Álgica

5 – CONCLUSÃO
Ao término das seis (06) sessões, os pacientes relataram melhora do quadro álgico e capacidade funcional, tratados com acupuntura, através da técnica de Vasos Maravilhosos.

Trabalho orientado por Brena de O. Benjamin Montanha.

whats app