#vemprocetn

Refluxo digestivo na pediatria: Estudos de casos

< voltar

TÂNIA MATSURA RIBEIRO MARTELOZO
Monografia apresentada ao CETN, para obtenção do título especialista em acupuntura – Bauru 2014.

1- INTRODUÇÃO
A pergunta “qual é a causa da doença?” tem muitas respostas, cada uma delas correta e, frequentemente, complementar às outras. Um médico treinado na medicina ocidental procura a causa externa como um vírus, enquanto um médico homeopático procura um miasma hereditário e um budista, uma lição da vida ainda não aprendida. Um médico da Medicina Chinesa considera válidas todas as causas da doença e, considerará como sua a tarefa de decidir qual delas é mais importante em cada caso. (SCOTT, 1997)

De acordo com SCOTT (1997), o Baço governa todo o processo de digestão, absorção dos nutrientes e da energia “pós-natal” (algumas vezes traduzida como “energia pós-celestial”).

Antes do nascimento, as crianças não têm de digerir os alimentos, pois elas os recebem da mãe.

Após o nascimento, à medida que crescem alimentam-se e absorvem os nutrientes, que constituem o principal problema de suas vidas. Como resultado, um pequeno distúrbio pode, rapidamente, tornar-se maior e, os distúrbios relacionados ao Baço são extremamente comuns, a ponto de um médico chinês dizer: “O tratamento das crianças é simples – todas sofrem é de indigestão”. De modo semelhante, Dr. J.F. Shen observou que “as crianças somente podem pegar resfriado ou ter má-digestão”.

AUTEROCHE (1992), afirma que Baço e o Estomago estão em uma relação Biao-Li, porém o termo Baço – Estomago (Pi-Wei) comporta uma conotação de perfeita simbiose que não apresentam as denominações das outras duplas Órgão – Víscera.

O Baço dirige o “transporte e a transformação” e o controle do sangue.

O Estomago governa a recepção e a decomposição dos alimentos.

O Baço faz subir; o Estomago faz descer.

O Baço tem afinidade com a Secura, o Estomago tem preferência pela umidade.

A associação deles permite a digestão, a assimilação e a divisão dos alimentos, a produção do Qi e do Sangue, a criação do Adquirido.

Assim, todos os obstáculos à recepção, à digestão e à assimilação do alimento, todos os edemas, todos os desregramentos da Subida – Descida, os vômitos, as náuseas, a diarréia, todas as manifestações do Qi desmoronado, como as ptoses de órgãos ou as extravasões sanguíneas, estão em relação com a patologia do Baço e do Estomago.

2- ESTUDO DE CASO
Pedro (1 ano e 3 meses)

Aparência: face esbranquiçada, de coloração esverdeada entre os olhos e coloração escura abaixo dos olhos. Possui olhar brilhante e não dorme bem à noite, acordando na maioria das vezes de hora em hora para se alimentar.

Seu alimento principal ainda é o leite materno, recusa-se a tomar qualquer outro tipo de leite. Demonstra interesse em se alimentar por outros alimentos sólidos, mas come muito pouco, não ultrapassando a quantia de 3 a 5 colheres de comida. Apresenta vomito após se alimentar, tanto o leite materno quanto a comida, nada parava em seu estomago.

Evacua varias vez ao dia, sendo estas fezes, na maioria das vezes de consistência mole e fétida.

É uma criança feliz, e sorridente. Tem dois irmãos mais velhos, um de 6 anos e outro de 3 anos. Demonstra muita insegurança e apego a mãe, por qualquer motivo de disputa de atenção, desejos ou despedidas chora e pede o colo da mãe.

A mãe teve uma gestação difícil, com vários episódios de hemorragias, levando a um quadro de anemia.

Diagnóstico energético: Qi rebelte do estomago, Deficiência de Qi do baço e estagnação de Qi do Baço/ estomago.

Tratamento:
Foram punctuados os pontos com cristais radiônicos. O mecanismo de ação destes cristais se baseia exclusivamente no elemento mais abundante em nosso corpo: a água. Restabelecido um rapport com o paciente, quando se adesiva um Cristal Radiônico num ponto de algum meridiano ou microssistema, além do estimulo fisiológico, induz-se nele uma freqüência normalmente superior a 8.000 angstron. O funcionamento deles lembra a importância do conceito milenar da intenção nos tratamentos.(BREVES, 2012)

Pontos utilizados: E36, VC17, VC9, BP4, C7, CS6, Yintang.

E36: Regulariza, harmoniza e fortalece o Qi do Jiao Médio e redireciona o Qi do estomago. Tonifica, faz circular o Qi, Nutre Sangue e Yin. Aumenta a função de contração do Estomago para espasmo e relaxamento do piloro e regulariza a secreção gástrica.

VC17: Tonifica e aquece o Qi e harmoniza sua circulação. Elimina Fleuma, Umidade-Frio e Umidade-calor. Expande o tórax, alivia a sensação de plenitude e opressão torácica melhora a dor do diafragma. Redireciona o Qi invertido.

VC9: Harmoniza e fortalece o Qi do Baço e dispersa a Umidade

BP4: Harmoniza e fortalece o Qi do Baço e remove obstrução. Harmoniza o Qi do Estomago, do Jiao Médio e do Jiao Inferior.

C7: Nutre sangue e Yin do coração. Harmoniza o Qi e transforma a Mucosidade do coração. Faz a limpeza do Calor do coração, acalmando-o.

CS6: Dispersa Vento, Vento-calor e fleuma. Harmoniza, difunde e regula o Qi do San Jiao. Circula o Qi das vísceras e move as fezes. Dissipa o calor e reduz a febre.

Yintang: Elimina as energias patogênicas: vento e calor.

Sifeng: Fortalece o Baço, desfaz a estagnação de alimentos, promove a digestão. Expele Vento, resolve Umidade, facilita Fluxo de Qi e sangue e restabelece as funções dos seis canais da mão. (Martins, 2011)

Foi feito Cromoterapia nestes pontos: Yintang, C7 e CS6 (azul), VC17 e VC9 (verde), E36 e BP4 (amarelo) e Sifeng somente varredura de cromo na cor amarelo.

Cor Azul proporciona um profundo sentido de paz e de infinito. É uma cor fria com efeito relaxante e mantém uma estreita relação com o sistema endócrino, que é a mais complexa rede hormonal reguladora de todas as nossas reações como estresse, o relaxamento, a sensualidade e o sistema de defesa das infecções e alergias. As crianças irrequietas estudam melhor com a luz azul.

O verde é a mais comum na natureza, possui propriedades relaxantes e de reequilíbrio geral. Por isso, um passeio pela natureza é freqüentemente muito regenerativo.

Amarelo simboliza o sol do meio-dia e possui um efeito estimulante. Representa o lóbulo esquerdo do cérebro, aquele intelectual, e, portanto, ajuda no estudo e na aprendizagem. Faz mudar o humor dos descontentes. ( PAGNAMENTA, 2003)

Foram realizadas sessões a cada 2 dias por 5 sessões e houve uma melhora considerável.

Começou a ter um sono mais longo (acordou menos vezes à noite para mamar) e menos agitado e os episódios de vômitos eram mais longos. A partir daí, foi realizada sessões semanais, mas os sintomas voltaram a aparecer.

Voltou a mamar durante a noite e recusar a se alimentar. Então voltamos a fazer as sessões a cada 2 dias por mais 20 sessões e então 1 sessão semanal. Houve uma melhora novamente.

Após 3 meses do inicio do tratamento, o paciente está aceitando mamadeira e se alimenta bem, aceitando outros tipos de alimentação e acorda apenas uma vez no meio da noite para procurar a mãe, pois ainda continua muito apegado, mas não esta tendo mais vômitos depois de se alimentar.

3- CONCLUSÃO
Podemos concluir que as crianças, em sua grande maioria, possuem problemas digestivos como os pacientes descritos neste trabalho, ou melhor, deficiência de baço; mesmo que em alguns dos casos este não seja o problema principal, observamos que o baço e o estomago estão sempre relacionados. Temos sempre que tonificar o Baço e o Estomago e manter o livre fluxo de Qi, onde o Estomago faz descer e o Baço faz subir, funções de transformar e transportar. De acordo com a Literatura, a manutenção do Baço e o Estomago estão relacionados à conservação do Qi Original evitando assim numerosas doenças.

Orientado por profa. Camila Mason, adaptado por prof. Brena Montanha.

whats app