#vemprocetn

Conceitos Psicossomáticos na visão da Medicina Tradicional Chinesa

< voltar

Um Breve Relato

Majoline, E.; Ortiz, G. M.; Rangel, K. F. C.

Artigo elaborado através do Trabalho de Conclusão de Curso

As Cinco Constituições: aspectos gerais das personalidades

Quando falamos em personalidade ou constituição da mesma, e ainda se pensarmos ocidentalmente, parece impossível fazer qualquer tipo de comparação com os movimentos do universo. Perante uma infinidade de sentimentos e emoções, muitas vezes congruentes que norteiam nosso cotidiano, podemos sim, apesar das diferentes combinações e intensidades emocionais, e através do pensamento oriental classifica-las dentro dos cinco movimentos, de acordo com as leis de mobilização do Qi.

Não se trata de classificação completa e literal, mas de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) podemos, através do estudo das emoções dentro dos cinco elementos, observar as deficiências e excessos energéticos dos Zang Fu, e assim, definir as características emocionais que dominam e constituem a personalidade de uma pessoa.

“A busca do equilíbrio entre as forças Yin e Yang é o motor da vida. É claro que o equilíbrio estático não existe, o que existe é um desequilíbrio dinâmico. Deste modo, se pensarmos nos Cinco Movimentos, em determinados momentos, um vai estar sempre prevalecendo sobre os outros ou vai haver uma mescla de características de vários Movimentos. Alguns autores afirmam ser possível, através dos comportamentos apresentados pelas pessoas, classificá-las segundo os Cinco Movimentos e deduzir o estado de plenitude ou deficiência dos respectivos Zang-Fu.” ( SANTOS, 2004)

Segundo a autora, não existem tipos puros, se existem, são muito raros. O que nota-se é o que ela denomina de adaptabilidade comportamental perante as diversidades vividas pelo indivíduo. E também, de acordo com a MTC, os cinco tipos podem ser classificados em Yin ou Yang, o que dependerá da natureza da sua manifestação.

De acordo com Ross (2003), cada pessoa terá que aprender a lidar com as diversidades que a vida proporciona. Quando ela consegue trabalhar essas diversidades de maneira positiva, aprendendo com suas limitações, permitindo-se expressar e desenvolver suas habilidades naturais, esse processo pode ser difícil, porém esta pessoa terá maior satisfação consigo e com a vida. Ele estabelece, dentro dos Cinco Movimentos, dez tipos de personalidade, que nada mais são que os mesmo Cinco Movimentos, analisados sob seus aspectos Yin e Yang (sendo os outros cinco: Shao Yang, Tai Yin, Shao Yin, Yang Ming e Tai yn). E ainda afirma, de acordo com sua interpretação pessoal, que cada Movimento, segundo sua natureza determina lições de vida.

Personalidade Metal

Afirma Ross (2003), que o Metal está ligado ao corpo energético, à respiração e ao ritmo constante de fazer entrar e deixar sair. Está ligado à formação, manutenção e dissolução dos vínculos energéticos, à lapidação da sabedoria. É a habilidade de encarar a verdade e tornar-se uno com ela.

De acordo com o que descreve Santos (2004), a Personalidade Metal, caracteriza-se pela firmeza de caráter, frieza, força moral, forte poder de decisão (pouca dúvida), inflexibilidade, determinação e paciência. Geralmente prefere realizar tarefas sozinhas, e não gosta de solicitar ajuda. Têm como característica a persistência, correndo o risco de se tornarem teimosos, pela perda do senso da realidade, e insistem em seguir adiante mesmo em condições adversas. São considerados auto-suficientes, e muitas vezes, rígidos e frios, mas não criminosos. A emoção predominante manifestada quando não conseguem se mostrar como realmente são ou desenvolver sua espontaneidade é a Tristeza.

Personalidade Água

A Água representa o armazenamento e a conservação de energia e, do mesmo modo, a energia concentrada da vontade é dirigida à obtenção de metas. Ela representa as principais mudanças da vida relacionadas ao crescimento. Havendo também as limitações impostas pelo medo. Representa a força interior e a fé em si mesmo. (ROSS, 2003).

A pessoa com este tipo de personalidade, geralmente são sociáveis, porém sutis, que respeitam as opiniões e diferenças dos outros á sua volta. Buscam de forma sutil se incluir e colocar suas idéias de forma indireta. Evitam conflitos frontais, trabalham de forma discreta, se colocando a partir de “baixo” para alcançar seus objetivos. Assim, demonstra atitudes ambíguas para nunca entrar em conflito com ninguém. São flexíveis e espontâneos, adaptáveis e dotados de grande intuição.

Com grande habilidade, convence os outros facilmente à realizar coisas que os beneficiem, por isso podem ser caracterizados também como egoístas e manipuladores. Também têm pouco poder de decisão, pouca determinação e uma instabilidade em seu temperamento. Podem se tornar inseguros com relação a si mesmos e desenvolverem uma baixa auto-estima. De acordo com os Cinco Movimentos, quando as coisas não vão bem a emoção predominante do tipo Metal é o Medo. (SANTOS,2004).

Personalidade Madeira

A Madeira, de acordo com Ross (2003), representa liberdade de expressão, de criatividade e de independência em harmonia com as necessidades dos outros, intuição e o desenvolvimento harmonioso do potencial da pessoa. Representa planos e decisões como manifestação externa desse desenvolvimento.

De acordo com Santos (2004), são caracterizados pelo seu dinamismo, criatividade e imaginação. São geralmente muito respeitados por sua nobreza moral, seu espírito bondoso, generosidade e sua capacidade ética. Ótimos profissionais, muito organizados e empreendedores, também sociáveis, gostam de se relacionar e trabalhar pelos outros, dispensando trabalhos individuais. Colaboradores, com espírito abnegado, são capazes de sacrifícios em prol dos outros e do bem comum, como também convence facilmente o coletivo á trabalhar pelo mesmo bem superior. Conseguem separar os assuntos de diferentes naturezas. São capazes de realizar várias tarefas ao mesmo tempo, e quando não dão conta de tudo, se frustram. Podem se tornar ambiciosas e apressadas, ansiosas para atingir os objetivos que se impõem. A emoção que predomina em caso de desequilíbrio, como já vimos é a Raiva.

Personalidade Fogo

Fogo representa o espírito, consciência, amor, afeição e alegria. Inclui comunicação e expressão de idéias e sentimentos. É espontâneo, ativo e social, exercendo uma experiência de unidade em toda a vida.(ROSS, 2003).

Segundo o que descreve Santos (2004), as principais características do tipo Fogo são: transformação, mudança, atualização, autoconfiança, vitalidade, capacidade de organização, habilidade mental. Procuram sempre evoluir, e são transgressores de normas. São líderes natos, abnegados, lutadores, resolutos, inimigos da passividade e da indiferença. Trabalham sempre por um ideal, combatendo valores obsoletos e tradicionais, são considerados ousados. Por outro lado não são muito tolerantes com a opinião dos outros, podendo se tornar violentos. É preciso aprender a controlar seu temperamento apaixonado, moderando a ambição pessoal de modo a se proteger das traições. Como vimos, emoção predominante quando não conseguem manifestar-se equilibradamente é a Euforia (alegria descontrolada ou mania).

Personalidade Terra

Matéria sólida é a Terra, representada pelo fundamento, estabilidade e praticidade, nutrição, cuidado e solicitude com os outros.Simboliza a mente analítica e a contemplação. (ROSS, 2003).

Metódicos e sistemáticos, austeros, precavidos, bons administradores, com grande capacidade para as finanças (para poupar e utilizar coisas aparentemente inúteis, o tipo Terra não faz nada sem pensar e na incerteza. Ele consegue ser lógico, realista, fazendo boas previsões do futuro, devido à sua capacidade de pensamento sistemático. Demoram à agir, mas quando o fazem são ágeis. Tem grande capacidade com as finanças, para poupar e para dar destino a coisas aparentemente inúteis. Eles preferem a rotina, nunca improvisam e podem se tornar obsessivos. Com pouca imaginação, são conservadores e não gostam de mudanças bruscas e desorganizadas, afirma Santos (2004). A emoção predominante quando não conseguem atingir o equilíbrio é o Pensamento Obsessivo (idéia fixa).

De acordo com Ross (2003), quando o indivíduo consegue trabalhar a fim de alcançar um maior equilíbrio energético, claro que, respeitando o ritmo particular de cada um, pode-se conseguir as mudanças necessárias para suprir as necessidades emocionais de cada um.

Podemos observar ainda, que mesmo em cada constituição pode prevalecer uma polaridade, Yin ou Yang, Onde a mesma emoção pode ter diferentes tendências de movimento, por exemplo, como relata Santos (2004), a personalidade do tipo Água, é caracterizada pelo Medo, se movida pela polaridade Yin, sua reação pode ser caracterizada pela falta de determinação e desencorajamento (caracterizada pela aceitação e paralisação, passividade); por outro lado se movida pelo Yang, terá como principais características a ambição desenfreada e a imprudência (caracterizada negação e reação, atividade). São os dois lados do Medo, como as duas faces de uma mesma moeda. E assim, podemos observar que a emoção predominante de cada tipo de personalidade terá movimentos diferentes de acordo com a polaridade dominante, se Yin ou Yang.

Afirma Santos (2004), que nos textos antigos como o Nei Jing , pode-se observar a oposição relacionada entre Yin e Yang, onde encontramos uma descrição mais amplificada com relação aos diferentes tipos de temperamentos, sendo eles: Taiyin (tem muito Yin sem Yang), Shaoyin (tem mais Yin e pouco Yang), Taiyang (tem muito Yang sem Yin), Shaoyang (tem mais Yang do que Yin) e Yin Yang mesclados (Yin e Yang harmoniosos), tendo como principais características:

1. Taiyin – a ganância, a avareza, não é uma pessoa sincera e nem generosa, gosta de tirar e detesta dar; não expõe seus sentimentos, não se preocupa em fazer o bem, aproveita-se do tempo e do comportamento dos outros.

2. Shaoyin – ciúmes e antipatia; gosta de tirar vantagem de tudo, tem sempre a intenção de lesar os outros, sente-se feliz quando vê alguém ferido como se tivesse sido pago alguma coisa com a dor, fica satisfeito em prejudicar os outros, e com raiva das honrarias alheias;

3. Taiyang – satisfação consigo mesmo, se satisfaz ao falar de coisas grandiosas, é incompetente, mas na maioria das vezes fala do que é grande sem a menor hesitação. Não pondera se o seu comportamento está certo ou errado, sempre se considera na razão; quando erra, ele geralmente não se arrepende.

4. Shaoyang – na maioria das vezes é cuidadoso ao lidar com as coisas, gosta de se vangloriar do seu prestígio, quando tem um posto maior se acha imprescindível e faz alarde disso, gosta de se comunicar com os outros, mas não consegue ficar perto de quem não gosta.

5. Yin Yang – “é calmo, não está sujeito a medos acidentais nem a excessos de alegria, concorda em se submeter ao trabalho, se percebe pequenas vantagens não se empenha em brigar por elas; se adapta às mudanças de situação; quando está numa situação de honrarias se mantém modesto; quando está numa situação subalterna não é subserviente às autoridades superiores “.

Além dessas descritas acima, encontramos outros olhares, e modos de caracterizar e catalogar estas e outras diferenças com relação à constituição física e as diferentes maneiras de se tratar cada tipo de temperamento. Porém, optamos pelo olhar de Santos (2004), por ser o mais conveniente neste estudo.

Porém, o importante não é rotular e classificar os tipos de personalidades e temperamentos, que de certa forma unificam e uniformizam indivíduos que são únicos, o importante é perceber a ênfase no tipo “ideal” de homem: aquele que consegue mesclar as qualidades Yin e Yang de seu comportamento se adaptando de acordo com as diferentes situações, sejam elas favoráveis ou não. Também não importa como se busca esta percepção, seja utilizando-se da teoria dos Cinco Elementos ou a teoria da polaridade Yin Yang; o que se busca é um indivíduo adaptável, que consegue integrar-se às constantes mudanças do universo. Estas classificações são somente ferramentas que podem ser bem utilizadas, desde que não se perca seu objetivo e não sirva para rotular e idealizar, uniformizando todos os seres humanos.

Este estudo não pode ser considerado completo ou concluído, já que se trata de um breve relato de alguns dos principais conceitos que a Medicina Tradicional Chinesa trás. Onde seu principal foco é o Equilíbrio, ou Movimento equilibrado do corpo e da mente do Soma e da Psique, do Yin e do Yang, as emoções de maneira saudável sem estase ou excessos.

Como falar sobre o movimento da vida, sem ressaltar a expectativa de cada um sobre o que pode acontecer. Pensamos, meditamos, almejamos saber sobre o futuro, porém se quer conseguimos decifrar o presente. Vivemos o presente como se fosse passado, como se não pudéssemos alterá-lo, e do passado apenas lamentamos, pois já passou.

O que podemos ver e sentir, é como temos facilidade em sobrecarregar nossos Zang Fu, com emoções demasiadamente excessivas ou ficamos parados numa constante estase martirizadora, lamentando o que não foi.

Tudo depende do movimento, apesar da existência de uma constituição nata, de desequilíbrios físicos estruturais com padrões de excessos e deficiências, temos sempre a oportunidade de equilibrarmos e suprir nossas oscilações internas, sejam físicas ou emocionais, pois nada é definitivo. Tudo é uma questão de movimento.

Apesar dos sentidos perfeitos, somos incapazes de utilizá-los de forma plena, escutamos, mas não ouvimos. Ao som emitido, filtramos segundo nossos desejos e limitações, ou seja, entendemos segundo nossas expectativas, já que estamos estáticos diante de nossas ansiedades. E assim, nos fechamos como prisioneiros de nós mesmos.

E dentro desta prisão, não conseguimos enxergar a vida, de como ela pode ser completa se à olharmos com simplicidade, como as coisas realmente são, como diria o poeta Fernando Pessoa, “olhamos o mundo como num mal-me-quer”, como se o destino fosse o responsável por nossas escolhas e atitudes, e também por suas conseqüências.

Esquecemos da nossa liberdade de escolha, que o presente é o momento mais importante, e as escolhas que fazemos nele é que determinará o futuro e se fará o passado. Atitudes tomadas em momentos de alegria e sofrimento.

Somos a soma de nossas escolhas, não nos cabe encontrar culpados. Resta buscar o equilíbrio, o segredo está na adaptabilidade nas diversas situações da vida, seja no meio social, pessoal e familiar. Em momentos de dor e sofrimento, e até mesmo em crises e conflitos. Para ser adaptável o indivíduo ter consciência de si, da sua energia interna, das suas possibilidades e limitações. Estar atento sobre seu estado se saúde física, emocional e mental, e se responsabilizando por sua vida como um todo.

Para a Psicologia ocidental o conflito é a porta de entrada para a mudança, vemos que para a MTC ele se faz o caminho para o movimento de mudança e equilíbrio. Buscamos através deste estudo, o conhecimento oriental para melhor entender a origem das doenças, não objetivando apenas conceitos e rótulos, mas também poder possibilitar os meios mais indicados para cada tipo de personalidade, para que cada um possa promover atividades positivas e eliminando as negativas na sua vida diária. Tendo consciência das crises diárias e utilizando-as como oportunidades de mudança, como períodos férteis para a vida interna e para a aquisição de sabedoria.

Temos a tendência, de muitas vezes não vivermos os momentos de alegria com satisfação querendo sempre mais, temos ainda, o hábito de lembrarmos os momentos de sofrimento como castigo divino, carma de outras vidas, enfim, nunca tomamos o sofrimento, como um caminho de crescimento, amadurecimento e sobretudo conseqüência de nossas próprias escolhas. Então, como crianças birrentas, queremos somente o prazer, amor e atenção. Temos a tendência de vivemos o presente de maneira insatisfeita, alimentando grandes expectativas, sonhos grandiosos e não conseguimos se quer contemplar a magnitude das coisas mais simples da vida e do universo, a beleza da natureza; o fascíneo das estrelas, pequenos gestos, pequenos afetos, que fazem realmente a vida valer a pena.

Como artistas apaixonados pela arte, sejamos humanos apaixonados pela vida, usufruindo de tudo o que ela oferece. E possamos, contudo, escrever não necessariamente histórias com finais felizes, repletas de prazeres e grandes conquistas, e sim uma única história, onde mais importante que entender a vida, é vivê-la.

Trabalho orientado por Profa. Larissa A Bachir.

whats app