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BRUXISMO: Uma análise energética do comportamento

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REGINA CÉLIA DE OLIVEIRA
VÂNIA REGINA DOS SANTOS FRANCO
Trabalho de conclusão de curso apresentado ao CETN Bauru – 2013.

1- Introdução
Na visão oriental, todo órgão está associado a uma víscera que, no caso do fígado, é a vesícula biliar. Resumidamente, a vesícula atua mantendo o equilíbrio postural. A maioria dos quadros de tonturas, vertigens, labirintites estão ligados a ela. Rege a articulação tempero mandibular (ATM). Todas as tensões que ficam retidas no fígado podem ser descarregadas nesta região e produzir o bruxismo, que é um quadro de ranger os dentes, que se manifesta mais freqüentemente durante o sono.

2- Objetivo
O objetivo foi avaliar a eficácia da auriculoterapia francesa no tratamento do bruxismo já que se trata de um problema comum entre a população e com poucos resultados eficazes com tratamentos convencionais.

3- Desenvolvimento
Resumidamente, a vesícula atua mantendo o equilíbrio postural. Todos os quadros de tonturas, vertigens, labirintites estão ligados a ela. Rege a articulação tempero mandibular (ATM). Todas as tensões que ficam retidas no fígado podem ser descarregadas nesta região e produzir o bruxismo, que é um quadro de ranger os dentes, que se manifesta mais freqüentemente durante o sono.
Metafisicamente a vesícula biliar comanda a capacidade de tomarmos decisões assertivas. Uma vesícula desequilibrada se manifestará na forma de indecisões ou mesmo desorientações, perda de rumo.

4- MATERIAIS E MÉTODOS
Foi utilizado o sistema Ryodoraku como método diagnóstico. Esse sistema foi desenvolvido pelo Dr. Nakatani e é feito medindo-se a eletrocondutividade dos diferentes pontos representativos, sendo 12 do lado direito e 12 do lado esquerdo. Destes pontos, seis são nas mãos e seis nos pés.

O aparelho utilizado nas medições é um aparelho eletrônico de corrente contínua com tensão de 12 volts, calibrado com uma corrente de 200 microamperes.

Os pontos representativos são: P9, CS7, C7, ID5, TA4, IG5, BP3, F3, R4, B65, VB40 e E42.

Foram acompanhados 07 pacientes, com sessões de aurículoterapia francesa, realizadas semanalmente, no total de 10 sessões, com medição energética pelo sistema Ryodoraku na primeira, na quinta e na décima sessão

Pontos utilizados da Auriculoterapia francesa:

Trigêmeos – Utilizado para relaxamento músculo-esquelético e mental

Maxilar (bilateral) – Para odontalgias, distúrbios de ATM, nevralgias, Libido, etc
Olho – Usado para ansiedade, angústia, postura, tônus muscular, etc

Tálamo – Age sobre o psiquismo. É o centro das dores e emoções

Zero – Para complemento de analgesia e harmonização e equilíbrio dos outros pontos

5- CONCLUSÃO

Inicialmente, devemos esclarecer que mesmo utilizando o diagnóstico através do Ryodoraku, não foi montado um protocolo individual de tratamento para os pacientes, somente foram tratados com aurículoterapia francesa, conforme pontos informados no item materiais e métodos.

A medição através do aparelho Ryodoraku mostrou que todos os pacientes participantes da pesquisa apresentaram oscilações nas médias, evidenciando assim, picos de alterações emocionais. Já é sabido que o bruxismo está intimamente ligado aos aspectos emocionais e, utilizando a técnica da aurículoterapia francesa, procuramos minimizar os sintomas do bruxismo mas não tratamos a causa e sim os sintomas. Com a técnica utilizada observamos uma resposta nos sintomas dos pacientes, porém não houve uma cura.

Dos 07 pacientes tratados, em 86% dos casos, observou-se através de relatos dos pacientes que houve grande melhora nos sintomas de ranger ou apertar os dentes, babar, etc e 100% relataram melhora nos sintomas de ansiedade e irritação, porém este quadro não se manteve após o término do tratamento.

Diante da presente pesquisa, foi possível concluir que se utilizarmos o Ryodoraku para diagnóstico e tratamento energético, associado à técnica de aurículoterapia francesa para tratamento do bruxismo, obteremos um melhor resultado no quadro emocional e funcional dos pacientes.

Monografia orientada por Profa. Paula Malini, adaptad por Profa. Brena Montanha.

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