#vemprocetn

Acupuntura no tratamento de deficiência do yin do rim e seus derivados: Aspectos físicos e emocionais – Um estudo de caso.

< voltar

ROFINO C. O.; MATTOS D. S.
Artigo elaborado através do trabalho de conclusão de curso CETN – Bauru 2011.

1- INTRODUÇÃO
Na Medicina Tradicional Chinesa, o corpo, a mente e as emoções estão interligadas, formando um todo e interagindo entre si. Quando existe algum fator interno ou externo que afeta esse conjunto, ocorre então a interação desses elementos, porém podendo causar as patologias. Neste estudo de caso foi diagnosticado deficiência de Yin do Rim, gerando calor no Coração e Pulmão. Essas deficiências estavam provocando sintomas como insônia, acne, entre outros. As técnicas utilizadas para o tratamento foram Shu antigos, pontos de ação energética e auriculoterapia francesa.

2- OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
Verificar a eficácia das técnicas de Shu Antigo, ação energética dos pontos e auriculoterapia francesa para melhora da insônia e acne.
Observar as mudanças no estado geral do paciente, analisando aspectos físicos, emocionais e do cotidiano.
2.2 Objetivo Especifico
Investigar o tempo de resposta dessas técnicas na melhora da insônia e da acne.

3 DESENVOLVIMENTO:
3.1 Características do paciente
.
PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO GERAL DE ACUPUNTURA:
Nome:
 F. M. L. S.
Idade: 22 Sexo: Masculino Estado Civil: Solteiro
Data Nascimento: 23 de Novembro de 1988. Natural: São Paulo.
Profissão: Perfurador Estético Corporal
Data da 1º Avaliação: 12 de Julho de 2011.
Características:
Yin ( ) Yang (X).
Interrogatório:
Queixa Principal:
Acnes inflamadas em face, tórax e costas.
Queixa Secundária:
Insônia
Alguma cirurgia feita?
Quebrou o nariz praticando esporte de luta e na cirurgia para correção aproveitou para fazer a cirurgia de desvio de septo.
Medicação: Atualmente antibiótico para tosse.
Transpiração (Intensidade, horário, local, fria ou quente):
Sem alteração.
Dor (Localização, meridianos envolvidos, características, fatores de melhora e piora) : 
Dor nas costas (desde região lombar até torácica).
Sono (qualidade, sonhos)
Insônia desde a adolescência, iniciando aproximadamente entre os 16 e 17 anos.
Tem dificuldades para manter-se dormindo. Acorda freqüentemente durante a noite, em média a cada 2 horas. Passa dias sem dormir, alegando que já ficou até sete dias acordado. Relata ter pesadelos todas as vezes que dorme. Sonha que está matando pessoas, fugindo, se escondendo, esfaqueando pessoas, sendo algumas pessoas conhecidas e outras não. Costuma acordar com muita sede.
Sede (intensidade, preferências por quente ou frio):
Prefere bebidas frias, não toma quente mesmo no inverno. Toma bastante refrigerante (Coca Cola) e bebidas alcoólicas (Cerveja).
Apetite (Sabores inabituais, preferências, digestão):
Come bastante carne, diz que é a base de sua alimentação. Não gosta de milho, pimentão, folhosos, tomate e sopas. Come alface, porém tem preguiça de lavar e temperar. Costuma comer com intervalo de três a quatro horas. Masca muito chiclete durante o dia. Sabor de chiclete que mais gosta é o Trident de Melancia.
Fezes e Urina (características, sintomas acompanhantes, quantidade):
Relata ir uma vez por dia ao banheiro e alega não precisar fazer força para evacuar. Urina normal. Odor e coloração normais.
Genitais (atividade sexual, libido, impotência):
Relata normalidade, porém apresentou incômodo com a pergunta.
Estado Emocional (atual, traumas, euforia, tristeza, raiva, preocupação, medo):
Apresenta preocupação com o pai, devido ao estado de saúde debilitado do mesmo. Medo de ficar doente, de ficar como o pai. Preocupação com os pesadelos. Comenta sobre relacionamento complicado com irmã mais velha e preocupação com irmão mais novo. Fica feliz quando está com seu afilhado. Foi observado que paciente tem grande preocupação com a aparência física. Se incomoda com fofocas e criticas a seu respeito.
Órgãos dos Sentidos
Olhos (lacrimejamento, secura, ardor, vermelhidão, vista):
Utiliza óculos para perto quando está tatuando, porém não sabe qual é o grau e o que tem.
Ouvidos (Zumbidos, prurido, audição):
Sem alteração.
Nariz (coriza, obstrução, prurido, olfação):
Já o quebrou três vezes. Fez cirurgia para correção e aproveitou para fazer correção do desvio de septo. Não costuma respirar pelo nariz, relata estar freqüentemente obstruído.
Boca (aftas, salivação, secura, dor gengival, sangramentos lábios):
Umidade interna diminuída. Costuma respirar pela boca. Sem demais alterações.
Inspeção
Geral:
Expressões do Rosto:
Olheiras bem fortes, cicatrizes de acne nas bochechas. Aparenta tristeza, apatia.
Cor da pele:
Pálida
Aspecto geral do corpo (forma, postura, movimento):
Simétrico e sem alteração.
Das diferentes partes do corpo
Cabeça e cabelos:
Cabelos brilhantes, cheios e lisos. Tem costume de secar os cabelos após o banho por medo de pegar friagem e possível pneumonia. Apresenta caspa; demais características estão dentro da normalidade.
Olhos (brilho, aspecto, coloração, movimentos, edema de pálpebras):
Muita Olheira. Olhos com aspecto cansado.
Orelhas (coloração, brilho, aspecto interior):
Relata que a Orelha Direita é mais sensível em relação à dor. Possui piercings e alargadores nas duas orelhas. Apresenta queloides na orelha Direita.
Nariz (deformidades, secreções):
Relata sentir freqüentes obstruções e sente dificuldades para respirar pelo nariz.
Lábios, dentes, gengiva, garganta (cor, umidade forma, ulceração e morfologia):
Sem alteração.
Pele (alterações de cor, textura, modificações patológicas):
Na face apresenta cicatrizes acneicas na região do músculo masseter e acnes inflamadas na mesma região. Costuma ter acnes nas costas e no tórax, porém no dia da avaliação estava com essas áreas normais e sem alterações. Possui grande parte do corpo tatuado.
Língua
Possui duas fissuras verticais da região renal até a região pulmonar. Região renal com diversas fissuras horizontais. Pouca umidade, saburra branca em região de Baço/Pâncreas, Fígado e Vesícula Biliar, saburra amarelada em região renal e sem saburra em região Pulmonar e Cardíaca. Língua fina. Marca dentada em região de Fígado. Papilas avermelhadas em região pulmonar e coração. Possui piercing em região de Baço/Pâncreas e estava mascando chiclete durante a avaliação.
Exame Áudio Olfativo
Sem alteração.
Olfação e Hálito
Sem alteração.
Observações Gerais:
Relata ter tido três pneumonias no período de um ano, sendo duas afetando os ambos os pulmões e uma afetado apenas um dos pulmões.
Fez uso de drogas ilícitas dos quatorze aos vinte anos, porém relata não utilizar mais.

Durante a avaliação, foi notado certa instabilidade familiar, falta de rotina e disciplina com horários e dificuldades de relacionamento com alguns membros da família.
Atualmente cursa faculdade de psicologia. Alega ter déficit de atenção, não somente nas aulas, mas em várias coisas do dia a dia. Sente dificuldades para permanecer mais de cinco minutos concentrado em algo, mesmo que seja algo que goste e o interesse muito. Relata ter dificuldades para concluir pensamentos.
Reprovou oito vezes o 1º colegial. Ficou um período de tempo sem estudar. Alega que durante essa fase, começou a trocar o dia pela noite e passou a dormir menos, ficando a madrugada em claro e durante o dia ficava com os amigos. Recentemente fez supletivo para poder entrar na faculdade.
Foi observado que hoje em dia, ele passa bastante tempo sozinho.
Diagnóstico:
Deficiência de Yin do Rim, gerando calor no Coração e Pulmão.

4. MATERIAIS E MÉTODOS
O tratamento teve início em 14/07/2011 e encerrou em 24/07/2011 num total de 10 sessões diárias.
Foi utilizada técnica de Shu Antigo, tonificando o ponto água dentro do elemento água (R10) e sedando o ponto água dentro do elemento fogo (C3), com agulhas sistêmicas de 0.25x30mm por 30 minutos.
Foi utilizado o ponto Yin Tang com a função energética de acalmar a mente em conjunto com o ponto VG20, ambos aplicado agulhas sistêmicas de 0.25x30mm por 30 minutos.
Foi aplicado os pontos de cicatrizes psíquicas da auriculoterapia francesa, com agulhas de 0.25x15mm por 30 minutos.

5. DISCUSSÃO
Como todo órgão Yin, o Rim apresenta o aspecto Yin e outro Yang. Todavia, esses dois aspectos adquirem um significado diferente para o Rim, pois isso é o alicerce do Yin e do Yang para todos os outros órgãos. (Maciocia, 2007).
O Rim é freqüentemente referido como a “Raíz da Vida” ou “Raíz do Qi Pré Celestial”. Isso ocorre porque ele armazena a essência que, em sua forma pré celestial, é derivada dos pais e estabelecida na concepção; tal essência determina nossa constituição básica. O Yin do Rim é a substância fundamental para o nascimento, o crescimento e a reprodução, ao passo que o Yang do Rim é a força motriz de todos os processos fisiológicos. O Yin do Rim é o alicerce material para o Yang do Rim, e o Yang do Rim representa a atividade fisiológica que transforma o Yin do Rim. Na saúde, esses dois pólos formam um todo. Na doença, todavia, ocorre a separação do Yin e do Yang do Rim. (Maciocia, 2007)
A essência do Rim proporciona a base material tanto para o Yin como para o Yang do Rim. O aspecto Yang da essência é o Fogo da Porta da Vida, o qual é ativo desde a concepção. O aspecto Yin da essência do Rim é o aspecto da água da essência, isto é, o esperma, o sangue menstrual e os óvulos, respectivamente nos homens e nas mulheres. (Maciocia, 2007)
O Fogo da Porta da Vida deve subir do Rim e comunicar-se com o Coração, afim de fornecer a ele o calor necessário para exercer suas funções. Em razão disso, o Fogo da Porta da Vida auxilia o Coração a abrigar a Mente. Isso significa que o Fogo da Porta da Vida apresenta uma forte influência sobre o estado mental e sobre a felicidade. Se o Fogo da Porta da Vida estiver deficiênte o Coração não poderá abrigar a Mente e a pessoa ficará deprimida, infeliz e sem vitalidade. Vice-versa, se o Fogo Ministro da Porta da Vida torna-se patológico (por problemas emocionais, por exemplo), ele inflama molestando o Coração e o Pericárdio. (Maciocia, 2007).
O calor por deficiência, originado da deficiência do Yin do Rim, pode subir para perturbar o Coração e, portanto, a Mente, consequentemente há insônia e inquietude mental. Isso é descrito, em Chinês, como “O Coração sente-se impaciente”, e descreve um estado de inqueietação, intranquilidade e ansiedade vaga indefiníveis, mas muito reais e aflingindo o paciente. A insônia é facilmente caracterizada por adormecer, mas acordar no meio da noite, várias vezes, ou despertar muito cedo. (Maciocia, 2007).
No capítulo da obra clássica Chinesa escrita em 1624, o JingYueQuanShu (Trabalhos Completos de JingYue) está escrito que “… o sono se origina do Yin e é governado pela Mente (Shen). O sono vem de uma Mente (Shen) tranqüila e a insônia vem de uma intranqüilidade da Mente (Shen)…”.
Os conceitos clássicos, da MTC, de Yin e Yang representam opostos complementares, de modo que o Yin está associado com frio, quietude, escuridão, repouso, noite, sono, enquanto que o Yang está associado com calor, movimento, claridade, atividade, dia, vigília. Assim, é possível perceber a relação da insônia, segundo a MTC, com uma falta relativa de Yin, ou seja, uma falta de repouso, noite, sono. (Silva Filho & Prado, 2007)
Na MTC, o Coração tem duas funções principais: Controlar o Sangue (Yin) e abrigar a Mente (Yang). O Coração tem função de impulsionar o Sangue nos vasos, e o Qi do Coração é o responsável por essa impulsão. O Coração, principalmente o Yin do Coração abriga a Mente. Isso quer dizer que uma patologia do Coração vai também afetar a Mente, causando sintomatologias mentais. A Mente necessita de Sangue do Coração para se “abrigar”, em caso de falta dessa Substância Vital, teremos insônia, perda de memória e agitação mental.(Silva Filho & Prado, 2007).
Segundo as teorias da MTC, o Coração é o responsável, governante, da Mente, sendo assim é o Órgão mais envolvido nos casos de pacientes portadores de insônia e aquele que deve ser tratado direta ou indiretamente. Além disto, pontos que estimulam a Mente devem ser sempre considerados nesses pacientes. (Silva Filho & Prado, 2007)
De acordo com esta necessidade de associar pontos que estimulam a mente, neste estudo foram escolhidos os pontos Yintang e VG20 (em sedação) com objetivo de melhorar a insônia e ansiedade de acordo com suas ações energéticas de acalmar a mente.
Outra observação interessante sobre o Coração é que em certo nível emocional, o estado do Coração determina a capacidade que uma pessoa possui para formar relações significativas. Um Coração e uma Mente saudáveis irão influenciar positivamente em nossa habilidade de relacionamento com outras pessoas; caso contrário, problemas emocionais decorrentes de relações difíceis poderão debilitar o Coração e a Mente. (Maciocia, 2007).
A acupuntura e suas variantes, como acupuntura auricular tem sido empregada com grande freqüência para o tratamento de insônia, por parte dos praticantes de MTC, sendo que diversos estudos recentes sugerem que a acupuntura pode controlar o sistema nervoso autônomo, além de estudos que demonstram que pontos específicos de acupuntura, principalmente aqueles que atuam diretamente no Coração, têm a capacidade de reduzir as atividades simpáticas. (Silva Filho & Prado, 2007)
Segundo as informações acima, foi inserido ao protocolo de tratamento os pontos denominados Cicatrizes Psíquicas da auriculoterapia francesa, que de acordocom estudos promove a estabilização de patologias de sociabilidade, desinteresse pelos estudos de origem emocional, rinite alérgica, entre outras.
Os pontos pertencentes aos Shu Antigos também foram utilizados neste estudo devido sua indicação para desequilíbrios internos, onde foi trabalhada a técnica dos quatro pontos dentro do ciclo KO, sendo Avô em tonificação (R10) e Neto em sedação (C3). Foram selecionados os pontos HE/HO bilateralmente pelas suas características de atuarem mais profundamente alcançando os ZangFu afetados. Além disso esses pontos possuem ações energéticas benéficas para o tratamento dos sintomas relatados neste estudo de caso.

6 Conclusão:
Com esta pesquisa foi verificado que as técnicas de Shu antigos, ação energética dos pontos e auriculoterapia francesa tem resultados positivos em tratamento de deficiência do Yin do Rim, gerando calor no Coração e Pulmão. Os resultados obtidos foram melhora imediata no quadro de insônia do paciente, já que no inicio do tratamento a durabilidade do sono era aproximadamente três horas, não ocorrendo diariamente e com excesso de pesadelos, assim ao final, o paciente passou a dormir diariamente, com durabilidade crescente a cada sessão, sendo 6h, 8h, 10h e 14h respectivamente, acordando menos vezes durante a noite e ausência de pesadelos, sendo que nem se quer lembrava-se de seus sonhos. Em relação a acne, também houve resultado satisfatório, porém com necessidade de prosseguir o tratamento. Foi observado uma melhora no aspecto geral da pele, diminuindo os processos inflamatórios, vermelhidão local e o não surgimento de novas acnes.
Foi observado melhora no estado emocional do paciente, que ao final apresentava-se mais calmo, alegre, comunicativo, disposto, bem humorado, com melhor expressão facial.

Trabalho orientado por prof. Marcelo Milanda, adaptado por profa.Brena De O. B. Montanha.

whats app