#vemprocetn

Acupuntura no pré e pós-operatório de cirurgia plástica: buscando o equilíbrio do organismo

< voltar

SIMONE NADALETO MORALLES LEANDRIN
Monografia apresentada para obtenção do título de especialista em acupuntura CETN Bauru- 2013.

1 – INTRODUÇÃO

Este trabalho de conclusão do curso de pós-graduação em acupuntura caracteriza-se como o tratamento de uma paciente utilizando a MTC (Medicina Tradicional Chinesa) nos pré e pós-operatório de cirurgia plástica de abdominoplastia e mamoplastia de aumento, com o objetivo de preparar o organismo para o procedimento cirúrgico e amenizar seus efeitos colaterais, além de restabelecer o equilíbrio do organismo após o procedimento.

2- METODOLOGIA

2.1Acupuntura Sistêmica

No pré-operatório foram aplicados os seguintes pontos:

F3 para harmonizar o fluxo livre de Qi, ponto fonte do F, acalma o mesmo e dispersa o vento, descongestiona o F e regula o Qi, fortalece o BP e transforma a umidade.

BP3 ponto fonte do BP fortalecendo o mesmo, elimina umidade, regula o Qi e harmoniza o E (Estômago).

P9 para melhorar a circulação de Xue, ponto mestre Xue Mai, ponto fonte do P (Pulmão), acalma a tosse e fluidifica as mucosidades.

C7 ponto fonte do Coração, acalma o Shen e pacifica o espírito.

R7 reconstitui o R, promove a micção e restaura o equilíbrio da sudação e dos fluidos corporais.

BP6 para tonificar BP e harmonizar R e F, fortalece o BP, decompõe e elimina a umidade, restaura o equilíbrio do Yin e do Xue, F e R.

E36 para fortalecer BP e a energia geral, harmoniza o E, restaura o equilíbrio de Qi, descongestiona e ativa o meridiano e os seus vasos.

No pós-operatório foram associados os seguintes pontos:

IG4 para analgesia, ponto fonte do IG (Intestino Grosso), liberta o calor e a superfície, descongestiona e ativa os cinco órgãos sensoriais.

BP9 para dispersar estagnação de Jin Ye, fortalece o BP, elimina a umidade e restaura o equilíbrio dos fluidos corporais.

F8 nutre o Xue, regula o F, protege o R e expande a essência.

VB39 ponto mestre da medula, descongestiona e ativa o meridiano e seus vasos.

VC9 ponto mestre das águas, elimina umidade, harmoniza o sistema urinário, regula o Qi e alivia a dor. Este ponto foi aplicado após o uso da cinta modeladora.

2.2 Acupuntura Auricular

Na auriculoterapia foram aplicados os seguintes pontos:

Shen Men ponto inicial em todos os esquemas de auriculoterapia, acalma a mente e melhora a resposta energética dos demais pontos.

SNV (Sistema Nervoso Vegetativo) para auxiliar os desequilíbrios de ordem digestiva, circulatória e respiratória.

Rim para controlar o medo e a insegurança.

Fígado para manter o livre fluxo do Qi e tratar a irritabilidade.

Baço para tratar umidade, excesso de pensamentos, sistema imunológico, funções digestivas e tônus muscular.

Boca para controlar a alimentação compulsiva.

Fome para controlar o excesso de apetite.

Ansiedade para restabelecer o controle emocional.

3- RESULTADOS

Por mais simples que seja um procedimento cirúrgico, ele agride o corpo. Edemas, hematomas de diversos níveis, desconforto e dor são algumas das queixas mais frequentes durante o pós-operatório. A recuperação é longa podendo ocorrer fibroses, dores persistentes, transtornos do sono, digestão e disposição energética geral debilitada. A acupuntura como um dos recursos desenvolvidos pela MTC busca restabelecer a força natural do organismo abalada pela cirurgia que é vista como um trauma pela MTC.

De forma geral o tratamento com acupuntura sistêmica e auricular acelerou o processo de recuperação da paciente porque diminuiu o quadro álgico que representa estagnação de Qi e Xue, reduziu o edema que representa estagnação de Jin Ye e o hematoma abdominal e na região das mamas que representa estagnação de Xue, acelerou a cicatrização melhorando a sua qualidade e estabeleceu o reequilíbrio emocional e a homeostase orgânica, liberando bloqueios de energia, tonificando as deficiências e sedando os excessos nos meridianos. O tratamento pré-operatório e preventivo com acupuntura sistêmica e auricular evitou complicações como infecção, lesão de inervação e deiscência de sutura, além de auxiliar a paciente a se equilibrar emocionalmente sentindo-se segura e preparada para realizar um procedimento cirúrgico de abdominoplastia e mamoplastia de aumento.

4 – CONCLUSÃO

A MTC tem nas mãos, literalmente, a chave para diminuir as reações desagradáveis causadas por um procedimento cirúrgico. A acupuntura voltada para o pré e pós-operatório de cirurgia plástica se mostrou um método extremamente eficaz, produzindo excelentes resultados, não somente na aceleração da recuperação da paciente, como também na prevenção e controle de complicações comuns deste tipo de intervenção.

O tratamento com acupuntura minimiza o desconforto do pós-operatório tornando-o mais tolerável, mais rápido e de melhor qualidade, além de diminuir reações desagradáveis sem o uso de alopatia como analgésicos, antiinflamatórios, antibióticos, entre outros. A técnica também proporciona uma qualidade de cicatrização muito superior.  Embora não haja estatísticas que comprovem o benefício adicional, já se prevê a utilização da técnica na recuperação de pacientes submetidos a cirurgias gerais.

A descoberta da acupuntura como aliada do procedimento cirúrgico conquistou resultados positivos. Avançando nas áreas mais modernas da medicina tradicional, a alternativa vem transformando-se em usual entre os que acreditam que o equilíbrio emocional é tão ou mais importante que a saúde física.

No caso específico do pós-operatório de cirurgias plásticas é necessário que o conhecimento milenar dos orientais esteja em sintonia com a tecnologia de ponta dos ocidentais. Exatamente por ter conquistado tamanha relevância nos meios tradicionais, a acupuntura passou a ser praticada por profissionais que atribuem às agulhas um poder tão curativo quanto o da alopatia.

Apesar de termos a MTC como aliada, há a necessidade de mudança em hábitos comportamentais sendo necessária a intervenção do acupunturista como mediador na reeducação do paciente. Lembrando que só mudamos nosso corpo à custa de profundas alterações internas, pois ele é o reflexo do nosso bem-estar, equilíbrio, felicidade e harmonia com a vida. A conscientização é essencial e deve seguir em conjunto com o tratamento.

Orientado por Prof. Paula Milani, adapatado por prof. Brena Montanha.

whats app