#vemprocetn

A influência da Acupuntura na Atividade Física

< voltar

MÁRCIO SOARES LIMA

Monografia apresentada para obtenção do título de especialista em acupuntura CETN -Campinas 2015.

1- INTRODUÇÃO

Em função do ritmo de vida corrido, é cada vez mais comum que nos deparemos com a falta de tempo das pessoas para a prática de atividades físicas regulares que, consequentemente, tornam-se mais suscetíveis ao sedentarismo e à má qualidade de vida. Para minimizar tais consequências, é possível a utilização de terapias corporais alternativas, como a acupuntura, que visa ao equilíbrio do corpo por meio da utilização de agulhas, com poucos efeitos colaterais, simples manipulação e baixo custo.

Muitos atletas de alto rendimento já utilizam a acupuntura para melhorar seu rendimento e produzir melhoria motora, conseguindo ótimos resultados. Entretanto as populações que apenas praticam atividades físicas e esportes amadores ainda não buscam obter esses benefícios, utilizando a acupuntura em pouquíssimos casos, apenas para alívio da dor.

Este estudo tem o objetivo de analisar a discutir efeitos e possíveis benefícios da utilização da acupuntura em praticantes de atividades físicas regulares, a fim de verificar seu rendimento e sua disposição diária, promoção de bem-estar e melhora da qualidade física e mental.

2- OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL:
Analisar e discutir a influência da acupuntura na atividade física.

OBJETIVO ESPECÍFICO:
Verificar a influência da acupuntura na recuperação muscular após um esforço máximo em exercício específico (Leg Press 45º), analisando o desempenho dos voluntários durante a evolução dos testes.

3- MATERIAIS E MÉTODOS

PÚBLICO ALVO:
Indivíduos de 18 a 35 anos, ambos os sexos, praticantes de atividades físicas regulares há mais de 1 ano.

MATERIAL:
Aparelho de musculação “Leg Press 45º” com anilhas (pesos) removíveis, totalizando 70 kg.

MÉTODO:
Primeiramente, dividiu-se a amostra em dois grupos de 6 (seis) voluntários cada, identificados como:

Para a realização do teste, todos os voluntários deveriam estar descansados, ou seja, não poderiam ter realizado qualquer atividade física no dia.

Foi utilizado o exercício muscular “Leg Press 45º”, pois possui grande amplitude de movimento e ação muscular. A ilustração seguinte (Figura 1) demonstra os músculos recrutados durante a execução do exercício.

4- PONTOS UTILIZADOS

Como foi apresentado, existem mais de 1000 pontos de acupuntura espalhados pelo corpo e cada um possui uma função específica que, em conjunto com outros pontos, proporcionará o equilíbrio energético ao corpo.

Estes são os pontos selecionados para o trabalho nesta pesquisa e suas funções energéticas: 

Os pontos selecionados, quando utilizados em conjunto, têm a função de equilibrar energeticamente todo o organismo, aumentando a circulação sanguínea, melhorar a fadiga, agindo, principalmente, nos músculos esqueléticos e nas articulações dos membros inferiores.

5- RESULTADOS

Nos resultados iniciais, ambos os grupos tiveram aumento de desempenho em número de repetições, no decorrer das sessões.

Os voluntários do Grupo Experimental conseguiram manter o aumento de desempenho em todas as sessões. Devido à pausa na 7ª sessão, tiveram uma pequena diminuição em quantidade de repetições, porém mantiveram o desempenho progressivo até a última sessão, recuperando-se logo na 9ª sessão.

Já os indivíduos do Grupo Controle conseguiram manter o aumento de repetições até a 7ª sessão, oscilando entre mais e menos repetições nas últimas sessões. Tiveram uma queda maior de repetições depois da pausa na 7ª sessão, sendo que alguns indivíduos não conseguiram se recuperar totalmente até a última sessão.

Pode-se verificar que o Grupo Experimental obteve um percentual de aumento significativo mesmo após a pausa na 7ª sessão, confirmando a recuperação rápida após essa pausa e progressão no desempenho.

Na tabela e gráfico do Grupo Controle, verifica-se a queda maior de desempenho após a pausa e a dificuldade de recuperação: alguns não conseguiram recuperar e outros oscilaram crescimento e déficit em relação à última sessão.

Outro resultado relatado pelos voluntários foi sobre o bem-estar que sentiram. O Grupo Experimental relatou maior conforto muscular após a aplicação da acupuntura, com os voluntários sentindo-se totalmente recuperados para realizar seus treinos, que não interferiram no rendimento de suas atividades mesmo logo após os testes.

Já os voluntários do Grupo Controle, que não receberam a acupuntura, mas tiveram os mesmos 20 minutos de descanso, relataram que ainda sentiam sua musculatura exausta após o teste, influenciando e até prejudicando a realização de suas atividades e seus treinos pós-teste.

6- CONCLUSÃO

Podemos concluir que a acupuntura influenciou significativamente a performance dos voluntários do Grupo Experimental, auxiliando o aumento de seu rendimento durante toda a realização dos testes, permitindo aumento gradativo de repetições, mesmo após uma pausa inesperada nos testes. Porém os voluntários do Grupo Controle não obtiveram o mesmo desempenho durante os testes, demonstrando dificuldade de recuperação, principalmente após a pausa na 7ª sessão, oscilando na quantidade de repetições nas sessões finais.

O uso da acupuntura também favoreceu o bem-estar corporal. Os voluntários do Grupo Controle relataram grande conforto e relaxamento muscular após os testes, possibilitando-lhes executar treinos e atividades programadas, mesmo após o esforço máximo que os testes exigiram.

Já os voluntários do Grupo Controle relataram que a fadiga muscular permanecia mesmo depois da pausa de 20 minutos pós-testes, prejudicando-os em atividades e treinos programados em seguida aos testes.

Diante desses resultados, pode-se afirmar que a acupuntura influenciou e proporcionou benefícios significativos, tanto imediatos (como recuperação muscular após um esforço muito grande), quanto duradouros (como disposição e bem-estar no dia a dia), permitindo aumento significativo do desempenho nos testes e nas atividades físicas e diárias daqueles que a receberam.

Orientado por Profa. Luciana Mendes Vinagre, adaptado por profa.Brena Montanha.

whats app