#vemprocetn

A aplicação da Auriculoterapia Francesa na Reeducação Postural Global (RPG)

< voltar

JULIANA CRISTINA PIRRI CAVICCHIA
SANDRA REGINA RIO

Artigo elaborado baseado em partes do Trabalho de Conclusão de Curso, Autora do artigo: Profa. Larissa A. Bachir Polloni – CETN

Permanecer em boa postura é ainda um desafio para o homem moderno. Sabe-se que existe uma sobrecarga em sua estrutura músculo esquelética, devido à força gravitacional, exigindo do corpo um esforço adicional nas cadeias musculares geralmente causado por estresse, sedentarismo, tensões, alterações emocionais e comportamentais.

A RPG (Reeducação Postural Global) é uma técnica desenvolvida por Phillipe E.Souchard que beneficia o reequilíbrio da cadeia muscular e melhora a consciência corporal. No tratamento geralmente há muita queixa de dor e dificuldade em permanecer nas posturas solicitadas, pois é preciso quebrar os padrões posturais para alongar, fortalecer e realinhar a musculatura global.

A proposta neste estudo foi conciliar duas técnicas a RPG e a aurículo Francesa, esta desenvolvida por Paul Nogier médico francês que por observação descobriu pontos auriculares de propriedades reflexas do pavilhão auricular sobre o sistema nervoso. Os pontos harmonizam as funções do corpo, relaxam e miniminizam a dor além de um ponto que auxilia na compreensão do comando verbal facilitando o trabalho do terapeuta.

Material e métodos: Foram utilizados os seguintes materiais: Maca da RPG, calços, agulhas filiformes 20x15mm. O método de estudo foi a comparação da RPG complementada com auriculoterapia francesa entre duas pacientes voluntária, onde em uma foi feita apenas as sessões de RPG e em uma paciente foram feitas as sessões complementadas com auriculoterapia francesa. Na fossa triangular estão localizados os captores de posturas que foram os pontos utilizados na auriculofrancesa: quadril, joelho e pé, auditivo, ombros, maxilar e olho.

O tratamento começou no início do mês de Outubro e com término em Dezembro de 2012, com sessão de 1 hora, 1 vez na semana em uma clínica de fisioterapia na cidade de Sorocaba.

A voluntária (L.B.S.J.), recebeu atendimento 1 vez na semana com duração de 60 minutos com queixa principal de dor na musculatura da cervical e da lombar, cefaléia constante. Foi aplicado a auriculoterapia francesa durantes as sessões da RPG.

Na avaliação de inspeção da paciente (L.B.S.J.) observou-se: Arco dos pés planos (direito mais plano), coxa vara, ângulo de tales maior do lado esquerdo, trapézio esquerdo mais elevado com relação ao direito, joelho esquerdo em hiperextensão, leve retroversão pélvica, ombros protusos, cifose dorsal acentuada, lordose cervical, leve escoliose convexa à direita.

Altura : 1,53 metros / Peso: 48 kg

A paciente (K.R.A.), recebeu atendimento 1 vez na semana com duração de 60 minutos. A queixa principal de dor na musculatura da lombar.

Na avaliação de inspeção da paciente (K,R,A), observou-se os dedos dos pés em garras, ângulo de tales maior do lado esquerdo, trapézio direito mais elevado com relação ao esquerdo, leve retroversão pélvica, ombros protrusos, leve escoliose convexa a esquerda.
Altura 1,56 metros / 58 Kg

TRATAMENTO: Postura de rã no chão, rã no ar, rã em pé contra a parede e rá sentada complementada com a auriculoterapia francesa durante a sessão da reeducação postural global. A auriculoterapia francesa foi aplicada apenas na voluntária (L.B.S.J.) antes de iniciar a RPG e retirada no final da sessão, utilizando os pontos captores posturais. quadril, joelho e pé, auditivo, ombros, maxilar e olho.

RESULTADOS: Após 10 sessões da Reeducação Postural Global as voluntária apresentaram uma melhora da postura global. Porém a voluntária (L.B.S.J.) que recebeu a auriculoterapia francesa apresentou uma diminuição da dor comparada com a voluntária (K.R.A.), que recebeu apenas a Reeducação Postural Global.

DISCUSSÃO: Como o escopo deste estudo abordou apenas dois pacientes, procurou-se voluntários com semelhanças no sexo, faixa etária e profissão. Recomenda-se aplicação deste estudo em maior escala, para poder certificar a resultante.

CONCLUSÃO: A auriculoterapia francesa mostrou-se eficaz associada à técnica da Reeducação Postural Global. Como a RPG é uma técnica que estimula a consciência corporal e altera toda estrutura corporal (articular, muscular) corrigindo os desvios posturais, é comum que ocorra aumento do quadro álgico e desconforto durante e após a sessão.

Quando se associa a auriculoterapia francesa na reeducação postural global, observa-se uma diminuição do quadro álgico e melhora da percepção corporal devido à resposta dos estímulos reflexo do pavilhão auricular.

A voluntária que recebeu a Reeducação Postural Global e a Auriculoterapia Francesa relatou que após as sessões sentiu diminuição das dores cervical e lombar, conseguindo manter-se ereta no decorrer da semana.

Já a voluntária que recebeu apenas a Reeducação Postural Global relatou que após as sessões sentia dores musculares com duração de 2 dias.

Conclui-se que os pontos da auriculoterapia francesa (quadril, ombro, auditivo, olho, maxilar, joelho e pé) podem aumentar a percepção e estimular a consciência corporal e quando acrescentada com a técnica de Reeducação Postural Global potencializa a ação de postura, porem necessita-se maiores pesquisas.

whats app