#vemprocetn

Tratando doença de Parkinson com acupuntura

< voltar

MARIA NATALIA CAMPIONI
Artigo elaborado baseado em partes do Trabalho de Conclusão de Curso, Autora do artigo: Profa. Larissa A. Bachir Polloni – CETN

Podemos definir a doença de Parkinson (DP) ou Mal de Parkinson, como uma doença degenerativa, crônica e progressiva que somente acontece após a lesão de 60% dos neurônios, e, quando a dopamina atinge uma diminuição de 80% acomete principalmente o sistema motor; e em geral acomete pessoas idosas (HUGHES et al, 1993; RIEDER, 2010). Também podem ocorrer outros sintomas, como depressão, alterações do sono, diminuição da memória e distúrbios do sistema nervoso autônomo. Os principais sintomas motores se manifestam por tremor, rigidez muscular, diminuição da velocidade dos movimentos e distúrbios do equilíbrio e da marcha (PRADO et al, 2007; NETO, 2010).

Circunstâncias que acabam por desencadear a síndrome parkinsoniana ou parkinsonismo, são: uso exagerado e contínuo de drogas farmacológicas, exemplo de um elemento potente que pode causar parkinsonismo é a cinarizina, usada repetidamente por pessoas para aliviar tonturas e melhorar a memória, a qual pode bloquear o receptor que permite a eficiência da dopamina (ROCHA et al, 2000; BENABID AL, POLLAK P, GROSS C, 1994); choques cranianos repetitivos continuados, traumas experimentados por lutadores de boxe são um bom exemplo desse fator (KUMAR, 2007); isquemia cerebral (TORO, 2002), quando a artéria que leva sangue à região do cérebro incumbida pela produção de dopamina é bloqueada, as células param de funcionar (O’ SULLIVAN; SCHIMITZ, 2004); frequentar ambientes tóxicos, como indústrias de manganês (de baterias, por exemplo), de derivados de petróleo e de inseticidas (DINIS OLIVEIRA et al, 2006).

Sintomas da Doença de Parkinson: O avanço dos sintomas é frequentemente compassado, mas a aceleração da progressão é bem variável de caso para caso. O primeiro sintoma inicia-se de modo quase silencioso, dificultando assim que o paciente ou pessoas de seu convívio identifiquem com precisão o início dos primeiros sintomas ou manifestações (REIS T, 2004). Um dos primeiros sinais pode ser um cansaço inexplicável ou mal estar ao fim do dia. Neste momento precisamos estar atento a caligrafia que já vai se tornando menos legível e pode estar diminuindo de tamanho também, vale a pena prestar atenção na fala, pois esta pode estar se tornando monótona e menos articulada (FAHN S. 2000; GUYTON, A. C.; HALL, J. E, 2002 ). O paciente portador de DP com frequência converte-se em uma pessoa deprimida sem motivo visível. Ocorrem falhas na memória, e também ocorre dificuldade de concentração e irritabilidade. A região lombar de uma paciente possuidor deste mal se torna mais dolorida (FAHN S. 2000).

Com a progressão da doença, agregam-se outros sintomas, como o tremor que afeta em especial um único lado, geralmente as mãos, mas isso não impede que também se inicie pelos pés (REIS T, 2004).

TRATAMENTO PARA PORTADORES DE DOENÇA DE PARKINSON:

As medidas para melhorar a qualidade de vida de um portador desta doença são: a educação e conhecimento da mesma, o tratamento de suporte ou de apoio, exercícios e uma boa alimentação e por consequência nutrição, e finalmente um tratamento alternativo como a acupuntura.

Alguns Tratamentos Medicamentosos: Os medicamentos antiparkinsoniano limitam-se as seguintes opções: a) Selegilina; b) Amantadina; c) Anticolinérgicos; d) Levo dopa; e) Agonistas dopaminérgicos.

Complicações Relacionadas ao uso Crônico de Levo Dopam: O uso constante de doses medicamentosas de levo-dopa arremete o paciente, inevitavelmente, aos efeitos colaterais: Flutuações motoras; Discinesias; Distúrbios psiquiátricos.

Estes efeitos negativos da terapia prolongada, geralmente são anulados após suspensão do medicamento ou redução da dose. O fato é que, se tem notado que este curioso fármaco conserva propriedades químicas neuroprotetoras. O aparecimento destes transtornos após algum período variável de tempo é, portanto um fato que deve ser levado em consideração e precisamos analisar sobre as vantagens da continuidade da ingestão deste medicamento (RASCOL, O 1999).

Facilitar a Vida do Portador de Doença de Parkinson : Exercícios; Nutrição; Outros tratamentos alternativos e Acupuntura

Efeito Da Acupuntura No Sistema Nervoso

Na época atual as técnicas de acupuntura, eletroacupuntura, acupressura, laserpuntura e todas as suas variações estão se tornando extremamente populares entre os ocidentais, essas técnicas continuam sendo o tipo de medicina mais amplamente utilizado na China, em Taiwan e no Japão, mas no ocidente ainda continua sendo considerada uma terapia complementar (GIOVANI MACCIOCIA, 1996; L-SHER, 1998).

O estimulo de pontos tão relevantes pode resultar na liberação de endorfinas naturais, ocorre um relaxamento, bem como uma mudança positiva no estado de humor, aumentando a tolerância à dor, permitindo maior controle do apetite, reduzindo a ansiedade, a tensão e melhora do sono (BEAR, CONNORS E PARADISO, 2002). Após numerosos estudos clínicos e experimentais, estudiosos relataram e descreveram uma elevação nos níveis de endorfinas no sangue e principalmente nos fluidos cerebrais e espinhais durante e após o tratamento com acupuntura e eletroacupuntura, mas em certas regiões do cérebro os níveis de endorfina caem durante o tratamento com acupuntura (PARK et al 2003; GIOVANI MACCIOCIA, 1996).

Observações do Corpo para Diagnostico de DP Dentro de MTC

Podemos afirmar ainda que as maiorias destes sintomas provem da agitação do vento do Fígado o conceito dado pela MTC é que vento indica movimento rápido e inconstante e é caracterizado por Yang, e por este motivo o vento leve sobe afetando predominantemente a parte superior do corpo principalmente a cabeça e face produzindo sintomas de mudanças rápidas do movimento tais como tiques, tremores, espasmos e convulsões e tanto o vento interno como o externo possui estas características, mas suas origens são diferenciadas e um não esta ligado ao outro por este motivo um não agrava outro, o vento interno esta freqüentemente, mas não necessariamente ligado as disfunções do Fígado, e é desta que surge movimento repentino e irregular que é o oposto do fluxo suave e uniforme proposto pelo Fígado, os movimentos anormais e rápidos causados pela circulação do Qi e de sangue para cabeça provocam tremores e convulsões e podem trazer conseqüências graves dentro do corpo sendo estas as vertigens e perdas de consciência (MACIOCIA, 2005).

Podemos ainda dizer que a agitação dos quatro membros pode principalmente em idosos ocorre especialmente pela combinação de Vento do Fígado já descrito acima e fleuma que acabam afetando canais e ligamentos. A ascensão do Yang do Fígado, por si só também originam Vento e tremores e outra causa comum é o Vento do Fígado originado pela deficiência do Sangue do Fígado.

A Deficiência do Qi do Sangue que falha em nutrir tendões e músculos também pode causar tremores. E também podem surgir no nível do Sangue e são quatro níveis, quando o calor gerado pela doença febril acarreta Vento do Fígado ou esgota Yin, gerando assim Vento por Vazio (MACIOCIA, 2005).

Dentro da Medicina Tradicional Chinesa encontramos alguns sinais que nos mostram que nossos pacientes possuem a Doença de Parkinson, são eles: Tremor na cabeça, Tremor nos membros MMSS e MMII, Espasmos dos músculos , Tremor de mãos , Tremor dos pés, Tremor em repouso , Rigidez Muscular e Paralisia de Face.

A maioria destes sintomas é trazida como tremor e espasticidade que é uma tradução de ZHI ZHONG, ZHI significa contração ou dobrar os membros e ZHONG significa relaxamento ou estiramento dos mesmos, também podem significar tremor dos membros ou para nós Doença de Parkinson, pois os movimentos são involuntários, e pela Acupuntura possuem o mesmo padrão com algumas variações, por exemplo, os tremores podem ocorrer por padrões diferentes de vento do fígado e sua probabilidade é que pode ser causada por três tipos de manifestação são elas: o vento plenitude, originado pela ascensão do yang do fígado ou fogo do fígado, vento por vazio originado pela deficiência do yin do fígado ou de sangue do fígado, ou vento combinado com fleuma (GIOVANI MACIOCIA, 2004).

O vento plenitude além dos tremores bem pronunciados também pode causar vertigem pronunciada, já no caso de vento por vazio o tremor é brando é o paciente demonstra sintomas de deficiência de sangue ou yin do fígado, e no tyercei5ro caso quando o vento se combina com fleuma o paciente alem de tremores e entorpecimento, peso nos membros também pode ter epilepsia (GIOVANI MACIOCIA, 2004).

PROPOSTA DE TRATAMENTO:
Paciente Idade: 75 anos
Sexo: fem.,
Peso: 75 kl
Cor: branca
Natural: Sorocaba
Estado Civil: Viúva

Na medicina chinesa a DP é considerada uma paralisia agitante, pode ser causada por excesso de trabalho realizada anos após anos sem o adequado repouso ou acaba enfraquecendo rim ou mais em particular yin do rim, pode ser associado a excesso sexual, o excesso do ato sexual enfraquece ainda mais os rins que por sua vez não nutre o Yin do Fígado podendo gerar Vento no fígado causando tremores (MACIOCCIA, 1996; ROSS J, 1994). Outra observação para os tremores que acontecem pela falta de nutrição tendinea que acaba por enfraquecer o yin do fígado que por sua vez implica no yin do sangue do fígado que não proporciona bem a nutrição dos tendões, gerando tremores (MACIOCCIA, 1996; SHULMAN LM, 2002).

O problema de DP deve-se também ao alto de stress emocional, raiva, frustração, ressentimento e tristeza causando a ascensão do yang do fígado que com o passar dos anos pode vir a gerar vento do fígado (MACIOCCIA, 1996).

a) Pontos para eliminação de vento;
b) Tonificação de yin do rim;
c) Tonificação de yin Fígado;
d) Deficiência de Qi e de sangue;
e) Mucosidade e calor causando vento agitante.

PONTOS ESCOLHIDOS

VB20 , IG11, E36, BP6, VC4, F8, E40

Pontos Auriculares Chineses
Foram escolhidos shenmen, cérebro, occipital, coração, fígado e tronco cerebral, braço e perna.

Resultados

A paciente realizou 5 sessões relatando que houve melhora, mas continua reclamando do ouvido e muita dor na perna, e optei por acrescentar outros pontos, pois pensando em dor precisamos pelo menos diminuí-la ou eliminá-la.

Pontos acrescentados: IG4, E31, VB31, VB34, R3.

Novos Resultados

Após 10 sessões paciente relata melhora das dores e possui um quadro mais estabilizado referente aos tremores, com relação ao humor ela melhorou, pois alega não chorar mais com tanta frequência, e que os movimentos da perna estão melhores.
Continuará com o tratamento uma vez por semana como forma de prevenção.

DISCUSSÃO E CONCLUSÃO

O tratamento do portador de Parkinson é realizado na intenção de diminuir os sintomas e a velocidade do avanço da doença, onde o planejamento e um cuidado integral realizado por uma equipe, pode prolongar as estimativas e manter uma melhor qualidade de vida. Uma vez implantado o plano terapêutico obtém-se resultados satisfatórios justamente pela criação do vínculo do sujeito com família ou cuidador, ocorrendo assim uma melhora notável e favorável não só na família, mas principalmente no portador da doença, pois a família consciente de sua melhora passa a fornecer medicamentos e refeições em horários descritos pelos profissionais.

Houve melhoras visíveis de mobilidade, pois a paciente esta se locomovendo com menor pesar, também o seguimento rígido nos horários propostos para alimentação e medicamento, promoveu uma melhora satisfatória nas funções fisiológicas do portador da DP, após as sessões também pôde observar melhora da auto-estima e da vontade de auto cuidar-se.

whats app