#vemprocetn

Acupuntura no Tratamento da Esquizofrenia

< voltar

FERNANDO DONIZETI DA ROSA
Monografia apresentada para obtenção do título de especialista em acupuntura, CETN – Campinas 2016.

Por doenças mentais, como a esquizofrenia, entendem-se aqueles tipos de anomalias em que, por diversos motivos, em particular a excessiva excitação espiritual e psíquica, as funções dos órgãos e das vísceras do corpo humano perdem a sua normalidade, danificam e debilitam o Qi, o sangue os líquidos corporais, o jing e a medula, ou ocorre o caos na circulação do Qi, do sangue e dos líquidos. Tudo isso causa disfunção do coração e do cérebro, que se manifesta em alterações estranhas nos diversos tipos de consciência, de sentimentos, de ânimo, e de conduta. A visão da Medicina Tradicional Chinesa abrangem quase todos os sintomas dos distúrbios mentais da medicina moderna, suas diferenças consistem, em uma classificação distinta, pois a psicose pode ser expressa em várias doenças mentais, por exemplo, a neurose, e na medicina tradicional se faz diferenciação e tratamento de sintomas principalmente manifestados, como palpitação e taquicardia, amnésia, insônia, depressão e síncope, etc., e em segundo lugar, o campo é diferente, pois as doenças mentais na Medicina Tradicional Chinesa englobam quase todas as psicose, e ao mesmo tempo, outras mais, por exemplo, a arritmia causada por doenças cardíacas, caso se manifeste com palpitação e taquicardia na pratica clinica, como seu sintoma principal, a doença pertencerá ao campo mental. Essas diferenças surgem principalmente pela diversidade de método e de ângulo de enfoque dos problemas. São incontáveis os casos tratados por acupuntura ao longo da história desde os tempos remotos até nossos dias na China.

O presente trabalho de estudo de caso, justifica-se pela necessidade de buscar novos horizontes, no que diz respeito ao tratamento de doenças psiquiátricas como a Esquizofrenia. Atualmente o tratamento prolongado com uso de fármacos, não apresentam resultados significativos, e os efeitos adversos são uma realidade indesejável para esses pacientes. A acupuntura como técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa pode ser um complemento no tratamento, buscando reequilibrar os padrões de desarmonia do organismo, diante dos sinais e sintomas clínicos, e principalmente diminuir os efeitos colaterais das medicações em uso.

Etiopatogenia:

A Esquizofrenia (distúrbio do Shen), acometendo o livre fluxo do QI, nos Zang Fu, desencadeando as Síndromes Energéticas, desencadeando cansaço, fadiga, sono irregular, sem iniciativa para a realização das atividades de vida diária.

Proposta Terapêutica: Tonificar o Qi, Shen, Xue, Tonificar o Yang do Pulmão, Rim, Baço/Pâncreas, Fígado e Coração.

SELEÇÃO DOS PONTOS DE ACUPUNTURA

Na primeira etapa do tratamento (10 sessões), foram utilizados os seguintes pontos de acupuntura:

Shu Dorsais: B13 – B15 – B18 – B20 – B23.

Pertencem ao Yang, frequentemente usados para desequilíbrios energéticos de caráter crônico, para tonificar os órgãos correspondentes a sua localização, no ramo interno do Meridiano da Bexiga, na região dorsal do tórax.

Na segunda etapa do tratamento (mais 10 sessões), foram utilizados os seguintes pontos de acupuntura:

Ação Energética dos Pontos: R3 – CS6 – E36 – C7 – BP6 – VG20 – VC17 – VC4.

A ação energética está relacionada diretamente a uma Substancia Fundamental, aos Zang Fu, ou a eliminação de um fator patogênico, restabelecendo o fluxo do Qi, promovendo o equilíbrio energético, agindo sobre as Síndromes Energéticas.

RESULTADOS

Na reavaliação, observou-se no Interrogatório que a voz ficou mais forte e alta, as respostas foram mais claras e objetivas, relatou mais disposição para a realização das atividades diárias, com menos cansaço, melhor qualidade do sono, mas poucos resultados em relação a reações adversas dos fármacos em uso. Em geral o paciente referiu uma melhora na sua condição física e mental, mesmo levando em consideração o longo tempo de tratamento da doença, com medicamentos que apresentam efeitos adversos indesejáveis. Com o tratamento continuo da acupuntura, e por um período maior de tempo, os resultados serão mais satisfatórios, sem efeitos colaterais, pois haverá um livre fluxo do QI por todo o organismo, e principalmente no Shen.

CONCLUSÃO

Em geral as doenças psiquiátricas, como a Esquizofrenia, são consideradas patologias crônicas, onde o tratamento com fármacos tornam esses pacientes dependentes dessas drogas, principalmente para dormir, e os efeitos colaterais são muito indesejáveis, sem uma melhora significativa do quadro psicótico. Neste trabalho, onde foram realizadas 20 sessões de acupuntura, houve uma melhora importante no quadro comportamental e mental do paciente, a melhora dos efeitos colaterais das drogas foi insuficiente. Com certeza com a continuidade do tratamento com a acupuntura, os resultados aparecerão gradativamente, principalmente sobre os efeitos adversos dos fármacos, com gradativa melhora da qualidade de vida, mais disposição, iniciativa, e menos fadiga, para a realização das atividades durante o dia. E dormindo melhor, o sono se torna reparador, e o Qi vai fluir com mais harmonia, por todos os órgãos e vísceras, principalmente no Shen.

Orientado por profa. Luciana Vinagre, adaptado por profa. Brena Montanha.

whats app