Vídeos

Coragem
12 de Julho de 2017 - 08:55

Coragem

O que lhe faltou para que não concretizasse algo que havia planejado? Faltou CORAGEM para dizer aquele NÃO? Ou faltou CORAGEM pra dizer aquele SIM?

Energias Perversas
02 de Maio de 2017 - 09:11

Energias Perversas

Fatores como vento, umidade, calor, frio, secura e muitos outros são considerados energias perversas, que invadem o seu corpo e provocam desequilíbrio e danos à sua saúde.

Eu posso mais
28 de Março de 2017 - 08:57

Eu posso mais

Uma grande verdade da vida: nem sempre poderemos fazer ou ter tudo, mas definitivamente sempre poderemos fazer MAIS! 

YIN/YANG - A Teoria dos Opostos e a Medicina Tradicional Chinesa
20 de Fevereiro de 2017 - 16:13

YIN/YANG - A Teoria dos Opostos e a Medicina Tradicional Chinesa

As diferenças se complementam! Esse é um dos pilares da MTC. É aqui que entra o YIN/YANG, a teoria dos opostos de forças que se complementam e que, em equilíbrio, fazem a vida acontecer.

Gratidão para 2016 e Muita Força para 2017
23 de Dezembro de 2016

Gratidão para 2016 e Muita Força para 2017

O que você pensa sobre a vida? Ela é uma conquista ou uma dádiva? Para nós do CETN é puro motivo para agradecer! 2016 foi um ano incrível para nós e queremos agradecer a todos que nos motivaram e nos incentivaram neste novo projeto com o nosso canal. Para 2017 desejamos que você tenha muita força para enfrentar os desafios da vida, para sentir raiva, para amar, para fazer diferente. Força! Muito obrigado por toda parceria! Boas festas!

Recursos da Medicina Chinesa
25 de Novembro de 2016

Recursos da Medicina Chinesa

A saúde humana é muito complexa para ser tratada de uma só maneira. Por isso, a medicina tradicional chinesa engloba uma série de outras ferramentas que complementam seus tratamentos. A auriculoterapia, as moxas, as ventosas, a cranioacupuntura, os pontos shu antigos são apenas alguns dos recursos tradicionais que podem ser combinados aos pontos e intensificar os resultados. Além disso, pastilhas de silício e laser já são usados para estimular os pontos (fica a dica para quem tem medo de agulha :) ). Outros terapeutas também incorporam outras especialidades em suas formações para ajudar no tratamento, com grande sucesso tais como Fitoterapia chinesa e brasileira, florais, Reiki, Cromo, Radiestesia e muitas outras terapias naturais que beneficiam quem está sendo tratado. Dá um play e confira o que o Rogério Suguitani tem a dizer sobre os recursos da medicina chinesa. :)

Aprender e Ensinar
20 de Novembro de 2016

Aprender e Ensinar

Temos muito a aprender e muito a ensinar também. Nas sutilezas da vida e nas pequenas coisas, podemos aprender um universo de significados. Olhar mais atentamente para tudo na vida, com olhar de aluno e professor, é o segredo do nosso crescimento emocional. :)

O que é Diagnóstico Energético
16 de Novembro de 2016

O que é Diagnóstico Energético

Quando a energia não circula de forma adequada, nós apresentamos sinais e sintomas que foram estudados profundamente e registrados pela Medicina Chinesa. Esses sinais são observados através daquilo que vemos, tocamos, escutamos e cheiramos e perguntamos. Vemos o movimento e a estrutura do corpo, a coloração da face e do corpo, a forma, cor e movimento da língua.Tocamos a região da dor, os locais percorridos pela energia no seu corpo que chamamos de meridianos, a palpação do pulso radial. Perguntamos sobre como se relaciona com o meio ambiente, com os alimentos e com as suas emoções. É através dessas etapas que elaboramos o diagnóstico energético e que selecionamos os pontos que serão utilizados no seu tratamento.Há 5000 anos os chineses não contavam com os exames de hoje para fazerem o diagnóstico clínico (exames de sangue, urina, radiografia, ultrassom, ressonância magnética). Por isso, fizeram o uso dos sentidos: visão, audição, olfação e o tato, além de uma aguçada intuição e sensibilidade para perceberem o fluxo energético no corpo humano. Vemos, escutamos, tocamos e perguntamos para poder sentir e cuidar de você. Em um mundo com tanta tecnologia o que precisamos é de gente que consegue sentir a gente como um todo.

Acupuntura Dói?
26 de Outubro de 2016

Acupuntura Dói?

Existem agulhas de diversos tamanho, mas as mais utilizadas aqui no Brasil, tem o calibre 10 vezes menor que uma agulha de injeção. Os pontos localizados nas extremidades, nas mãos e pés doem mais porque são locais quem tem mais terminações nervosas. Já nos pontos no abdômen, tórax e costas e pernas vc quase não sente a punção. E depende também do limiar de dor de cada paciente, nem todos sentem da mesma forma, tem aquelas que sentem mais e as que sentem menos. O acupunturista, antes de colocar a agulha, fará o diagnóstico energético, depois seleciona os pontos e vc fica de 20- 30 minutos com as agulhas: a cada nova sessão perguntamos o que piorou, melhorou, continua na mesma e decidimos se manteremos ou trocaremos os pontos que foram utilizados ou utilizaremos outras técnicas. A OMS reconhece 41 doenças tratáveis com a acupuntura e tratamos o assistido como um todo! Além das doenças ou sintomas mais comuns, hoje temos a acupuntura conquistando espaço na área da estética, na área dos esportes não só tratando lesões, mas melhorando o desempenho. O bom acupunturista sabe exatamente o alcance e os limites da sua atuação e saberá informar você sobre o melhor tratamento. Com toda certeza vc vai gostar da nossa abordagem e do nosso cuidado.

Dar e Receber
11 de Outubro de 2016

Dar e Receber

Ninguém é tão pobre que não possa ofertar algo e ninguém é tão rico que não tenha o que receber. Este é um ciclo belíssimo em nossa vida e, quando equilibrado, move a energia criativa, curadora e próspera da vida. :)

QUEM PODE PRATICAR ACUPUNTURA NO BRASIL
20 de Setembro de 2016

QUEM PODE PRATICAR ACUPUNTURA NO BRASIL

A acupuntura no Brasil não é uma profissão regulamentada.

Começou a ser ensinada a partir da década de 50.

Nessa época despertava pouco interesse dos profissionais da área da saúde e a e os primeiros acupunturistas brasileiros receberam a sua formação através de cursos livres e cursos técnicos.

Somente a partir da década de 80 diversos conselhos federais da área de saúde começaram a reconhecer a prática para o seu profissional como aprimoramento ou especialização.

No momento tramita na Câmara Federal de Deputados o projeto de lei 1549/2003 que regulamenta a acupuntura como uma profissão autônoma e independente, como é reconhecida em países como a própria China, os Estados Unidos, a Austrália, Chile, Portugal, Inglaterra e em tantos outros países.

ALEGRIA E TRISTEZA
06 de Setembro de 2016

ALEGRIA E TRISTEZA

Outros sentimentos opostos, porém complementares em nosso ciclo de vida. A alegria e a tristeza são sentimentos igualmente engrandecedores e impulsionadores do nosso crescimento. Crescemos na Tristeza, Renascemos na Alegria. :)

AMIGOS E INIMIGOS
23 de Agosto de 2016

AMIGOS E INIMIGOS

O poema de Victor Hugo inspirou a música Desejo da banda de rock brasileira Barão Vermelho. A frase "Eu te desejo muitos amigos, mas que em um você possa confiar e desejo até inimigos para vc não deixar de duvidar" vem agora inspirar a reflexão do acupunturista Rogério Suguitani ao abordar como essas duas figuras são essenciais em nossas vidas. Amigos e Inimigos: duas faces de um mesmo aprendizado de vida.

AS EMOÇÕES E A ACUPUNTURA
21 de Julho de 2016

AS EMOÇÕES E A ACUPUNTURA

Para a Medicina Chinesa as emoções são energia em movimento.

Elas simplesmente acontecem. Não são boas e nem ruins. E quando elas se tornam as causas de doenças?

Quando são muito intensas, armazenadas, retidas ou não.

Então, fica a dica da Medicina Chinesa pra vc:

aprenda a se expressar e a por para fora o que sente, seja qual for o sentimento.

Se ficou com medo, fale, se ficou feliz, celebre. Com certeza isso impactará sua forma de ver o mundo e consequentemente resultará em bem-estar, mais saúde e equilíbrio.

FIRMEZA E FLEXIBILIDADE - BAMBU
12 de Julho de 2016

FIRMEZA E FLEXIBILIDADE - BAMBU

Neste vídeo o professor e acupunturista Rogério Suguitani faz uma analogia com a força e a flexibilidade do bambu aplicada às diversas situações da vida.

O QUE É ACUPUNTURA?
22 de Junho de 2016

O QUE É ACUPUNTURA?

A acupuntura é um dos recursos terapêuticos da medicina tradicional chinesa, baseada em princípios filosóficos que entendem o ser humano integrado com a natureza e com tudo que o cerca.

Neste primeiro vídeo, o professor e acupunturista Rogério Suguitani responde a essa pergunta e explica todos os benefícios dessa terapia.

Tudo de forma simples, didática e muito responsável!

ROGÉRIO SUGUITANI E OS NOVOS CANAIS NO YOUTUBE
17 de Junho de 2016

ROGÉRIO SUGUITANI E OS NOVOS CANAIS NO YOUTUBE

Acupuntura JÁ e Vida em Equilíbrio - ROGÉRIO SUGUITANI E OS NOVOS CANAIS NO YOUTUBE

Formatura Turma 7 - Unidade - SP - 2015
13 de Fevereiro de 2015

Formatura Turma 7 - Unidade - SP - 2015

Registro profissional (pela Zziaudiovisual) da última aula e formatura da turma 7 SP.

Entrevista com o Prof. Marcelo Milanda - Coord. do CETN Bauru
05 de Novembro de 2013

Entrevista com o Prof. Marcelo Milanda - Coord. do CETN Bauru

Acupuntura

Os benefícios são superiores ao receio da agulha

Entrevista com a Profa. Ana Cecília - Coordenadora do CETN Goiânia
26 de Fevereiro de 2013

Entrevista com a Profa. Ana Cecília - Coordenadora do CETN Goiânia

Entrevista com a Professora Ana Cecília - Coordenadora do CETN Goiânia - Vice Presidenta da ABENA - Associação Brasileira de Enfermeiros Acupunturistas