#vemprocetn

Medicina chinesa atrai interesse em todo o mundo

< voltar

Um grupo de pesquisadores conseguiu descobrir como a planta huang-quin, também conhecida por “scutellaria baicalensis” e usada há mais de dois mil anos na medicina tradicional chinesa, produz a flavona, uma molécula com efeitos curativos.

Para a elaboração do estudo, publicado ontem na revista “Science Advances“, os autores recorreram a uma análise genómica que revelou o mecanismo que está por detrás da produção de flavona, o que deve permitir fabricar a substância em larga escala e criar drogas contra tumores e doenças reumáticas.

Há vários tipos de flavonas, que são compostos incolores presentes também em vegetais, como o aipo e a salsa. A principal função dessas moléculas é proteger as plantas da radiação ultravioleta. A variedade encontrada na huang-quin tem propriedades especiais.

“As flavonas especializadas que se acumulam nas raízes de espécies Scutellaria (família do hortelã) são particularmente activas no combate a doenças hepáticas e ao cancro pulmonar”, explica, ao “Correio Braziliense”, Cathie Martin, uma das autoras do estudo.

De acordo com a cientista, outra vantagem da planta é a produção de uma grande quantidade de flavonas, quando comparada a espécies semelhantes. “A capacidade de acumulação de elevados níveis pode ter sido uma consequência da evolução de uma via de biossíntese especializada na planta, mas evidências bioquímicas e genéticas específicas para esse processo ainda não existem”, destaca Cathie Martin

fonte: Jornal de Angola

whats app