#vemprocetn

Medicina Chinesa aliada no combate as doenças de Inverno

< voltar

No inverno patologias como asma, bronquite, rinite, sinusite tem tendência a piorar, assim como as dores crônicas articulares e dores musculares. A combinação de vento, frio, lugares fechados, mudanças bruscas de temperatura favorecem o agravamento destas condições principalmente para quem já costuma sofrer delas.

Medicina Chinesa ajuda através das suas várias técnicas a combater dores crônicas e patologias respiratórias próprias da estação.

De acordo com a Medicina Chinesa o frio, característico do inverno, pode promover o bloqueio da circulação de Qi (energia) e Xue (sangue) nas articulações e músculos, o que vai provocar ou agravar as dores articulares e musculares no inverno. A acupuntura pode prevenir e tratar essas dores, ao promover o desbloqueio da circulação de Qi e Xue e libertação de neurotransmissores de ação anti-inflamatória e analgésica.

acupuntura é uma das técnicas que tem bons resultados nas patologias respiratórias.

A estação do ano mais prejudicial, segundo a Medicina Chinesa, para estas patologias, é o Outono que com a sua secura enfraquece o Pulmão. Para quem já tem o pulmão enfraquecido, a chegada do frio no Inverno acaba por desencadear gripes, pneumonias, asma, bronquite, sinusite.

Há uma frase que reflete a filosofia da Medicina Chinesa, que é a seguinte “Esperar ficar doente para procurar um médico, é como esperar ter sede para começar a cavar o poço” Imperador Amarelo. Devemos prevenir a doença e não esperar ficar doentes para a tratar.

A Medicina Chinesa deve ser uma “aliada” de peso em qualquer época do ano para promover a nossa saúde e bem-estar.

Rita Pinheiro – Especialista de Medicina Chinesa na Naturalmed

fonte: Bairrada Informação Portugal

whats app