#vemprocetn

Como tratar zumbido no ouvido de forma natural

< voltar

Som de apito, barulho de cachoeira ou de semelhante ao de uma cigarra, chiado constante e sensação de ouvido tapado. Essa são apenas algumas variações mais comuns do zumbido no ouvido, um problema que perturba a paz de um número surpreendentemente grande de pessoas em todas as faixas etárias.

De acordo com especialistas, o problema costuma surgir devido a danos causados aos ouvidos médio e interno, já que os dois trabalham em conjunto. O ouvido médio, por exemplo, capta as ondas sonoras, enquanto o ouvido interno transmite os impulsos para o cérebro.

Logo, se acontecer algum dano a eles, a forma como o cérebro capta e processa os sons pode mudar. Várias condições médicas, aliás, podem causar esse transtorno na percepção do som.

Causadores do problema

O zumbido pode surgir, por exemplo, como consequência de uma depressão, de uma crise de ansiedade ou estresse. Ele também é comum quando se faz uso prolongado de fones de ouvidos ou se escuta algum som muito alto. Nesses casos, ele pode significar que danos ou perda da audição.

Mas, claro, esses estão longe de serem os únicos motivos que podem levar você a ouvir zumbidos internos constantes. Abaixo você confere algumas das principais razões para o problema:

. Perda auditiva causada pelo envelhecimento que é mais comum a partir do 60 anos;
. Otosclerose, que ocorre quando há endurecimento dos ossos do ouvido;
. Tumor no cérebro e que afeta o nervo auditivo ou tumor no ouvido;
. Cera no ouvido;
. Problemas de circulação;
. Distúrbios psiquiátricos, como ansiedade e depressão;
. Acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos;
. Pressão alta.
. Em casos mais raros: Doença de Ménière, mau funcionamento da articulação da mandíbula ou após traumatismos na cabeça e do pescoço, que podem afetar os nervos responsáveis pela audição.

Como o zumbido no ouvido de forma natural:

A melhor forma de identificar a causa do problema e tratá-lo é indo até um especialista. Ele saberá diagnosticar e medicar a raiz dos zumbidos.

Entretanto, se você quiser tomar providências enquanto espera sua consulta ou quiser aliar remédios e terapias mais naturais ao seu tratamento, abaixo selecionamos algumas opções bastante eficazes para esse desconforto. Confira:

2017, imprensa,
2017

1. Acupuntura

Além dos inúmeros benefícios da acupuntura, o tratamento do zumbido no ouvido tem se destacado recentemente, segundo estudos e testes científicos. A técnica tem o poder de corrigir a obstrução nos canais internos do ouvido, o que acontece em poucas sessão.

2. Ginkgo biloba

Essa espécie de árvore tem inúmeras utilidades medicinais e é bastante conhecida por sua capacidade de melhorar o fluxo sanguíneo, especialmente no cérebro e em toda região da cabeça. É por isso que esse é um bom remédio contra o zumbido.

3. Drenagem da tuba auditiva

Utilizada para aliviar a congestão no tubo atrás do tímpano, essa técnica é perfeita para tratar o zumbido causado por congestionamento das orelhas, no nariz e na garganta.

4. Suplementos

Contra o zumbido no ouvido, os suplementos mais indicados são a base de zinco e de vitamina B12. Eles funcionam muito bem se o barulho for uma consequência do envelhecimento natural. Fora isso, a própria carência de vitamina B12 no organismo também é capaz de provocar esse desconforto.

5. Ruído branco

Para quem não sabe, ruídos brancos são ruídos intencionais, provocados para desviar a atenção do zumbido no ouvido, nesse caso. Ventiladores, ar-condicionados, umidificadores, até mesmo a TV e outros aparelhos que possam provocar ruídos no ambiente são eficazes nisso e ajudam a suprimir o barulho constante que você ouve internamente. Mas, claro, isso não trata o problema, só impede que você fique louco por causa dele.

fonte: Segredos do Mundo R7, Natureba, Top 10 Home Remedies

whats app