#vemprocetn

8 tipos de terapias holísticas que você precisa conhecer

< voltar

Para buscar o equilíbrio entre corpo e mente enfatizados pela psicologia holística, há várias alternativas de terapias. Conheça algumas delas e suas aplicações.

Acupuntura

Técnica vinda da Medicina Tradicional Chinesa, que consiste na estimulação de pontos energéticos do corpo com o uso de agulha. A acupuntura é muito usada e até recomendada por médicos, como complementação de tratamento.

A aceitação dessa técnica é tanta que há vários estudos comprovando a eficiência do seu uso. Por isso, é adotada até mesmo na medicina veterinária, para tratar animais de grande e pequeno porte.

Aromaterapia

Consiste no uso de aromas, vindo de vegetais, para ajudar a encontrar o bem-estar e promover o relaxamento. Esses são extraídos de vegetais e ofertados ao cliente por meio dos chamados óleos essenciais. Para cada moléstia há um tipo de aroma indicado. Dentre os mais usados estão:

Cromoterapia

Usa variadas cores e intensidades para tratar problemas de saúde e ajudar a pessoa a encontrar o equilíbrio. Cada cor apresenta uma função terapêutica diferente.

Essa técnica pode ser aplicada com a colocação de lâmpadas coloridas, na escolha da vestimenta, pintura de paredes, entre outros. Com a escolha certa, essa terapia holística promete melhorar a sensação de bem-estar e ajudar o indivíduo a alcançar o equilíbrio.

Fitoterapia

Trata-se do uso de plantas medicinais como alternativa ou complementação de tratamentos convencionais. Essas podem ser administradas por meio de chás ou uso tópico, variando de acordo com o quadro apresentado. O SUS oferece um curso gratuito sobre fitoterapia.

Cada planta tem as suas propriedades que são, a cada vez mais, estudadas pela ciência. Por isso, muitas vezes, essa terapia holística é adotada e prescrita por médicos.

Terapia floral

Trata-se do uso de essências florais para harmonizar a energia do corpo. Essa terapia holística foi criada na década de 1930 pelo Dr. Edward Bach. Ela visa ajudar a pessoa a encontrar o equilíbrio das emoções e a acalmar a mente.

Homeopatia

Entende que a água tem o poder de memorizar e guardar energia. Por isso, baseia-se na dinamização e grande diluição de substâncias naturais, a ponto de não restar nenhum elemento químico no produto final.

Apenas a energia e a memória. Sem contra indicação, pode ser adotada no tratamento complementar de desordens mentais, estresse, entre outros.

Reiki

Criado pelo monge budista japonês Mikao Usui, essa técnica trabalha a energização do corpo físico. Para isso, o mestre reikiano (terapeuta) estende suas mãos sob o corpo do paciente e canaliza a energia vital universal. Busca atingir:

Hipnoterapia

Usa técnicas que buscam ajudar o indivíduo a encontrar o equilíbrio mental e emocional, superar traumas e conquistar mais qualidade de vida. Além disso, ajuda a desenvolver o autoconhecimento, o autocontrole e o equilíbrio dos pensamentos.

Tudo isso é viável, porque por meio da hipnoterapia é possível entender o que está gravado no inconsciente e que, de forma involuntária, traz limitações e desconforto ao cliente no dia a dia. Uma vez que a causa é identificada, ela pode ser tratada por meio da ressignificação de eventos.

Isso permite que a pessoa lembre-se do fato, mas o processe de maneira diferente. Assim, possíveis traumas, embora não sejam esquecidos, passam ser compreendidos pelo corpo e pela mente de maneira diferente. Dessa forma, deixam de causar emoções ruins, que levam a pessoa a ter ações e pensamentos limitantes em seu dia a dia.

Font: horabrasil.com.br

whats app