Imprensa

Terça-feira, 07 de Novembro de 2017 - 09:53 - Atualizado em 07/11/2017 10:12

Os Benefícios da Acupuntura nos Quadros de Ansiedade

FRANCINE DE CASTRO BESSORNIA

Artigo elaborado baseado em partes do Trabalho de Conclusão de Curso. Autora do artigo: Profa. Larissa A. Bachir Polloni - CETN

De acordo com Campiglia (2004), Vectore (2005) e Silva (2007), a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e, portanto, a própria Acupuntura,  baseia-se no princípio de que o homem deve estar em harmonia com as forças primordiais da natureza, que os chineses chamam de Yin e Yang (dois princípios opostos e complementares que compõem todo o universo), sendo que essa harmonia gera um equilíbrio que pode ser traduzido como saúde e, por sua vez, o desequilíbrio, como doença. O princípio básico da Acupuntura sustenta que o equilíbrio é mantido no corpo humano por meio do fluxo suave de uma energia denominada pelos chineses de Qi, bem como pelo fluxo, também suave, pelo corpo, do sangue, denominado pelos chineses como Xue. Problemas ambientais, alimentares, emocionais ou espirituais podem causar algum tipo de alteração na circulação do Qi e do Xue no organismo, originando assim algum tipo de disfunção ou patologia. A partir do momento em que alguma patologia esteja instalada no organismo, uma das formas de eliminá-la ou de minimizá-la seria a inserção de agulhas em pontos específicos do corpo, que tem a propriedade de restabelecer esse fluxo suave, ou seja, pela prática da Acupuntura.

Na Medicina Tradicional Chinesa, acredita-se amplamente que cada Acuponto (pontos de Acupuntura) tem sua função específica, sendo selecionados de acordo com a patologia instalada (PU et al, 2010).

Ansiedade é um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, caracterizado por tensão ou desconforto derivado de antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho (DAVIDOFF, 2001).

Referente aos sintomas dos transtornos de ansiedade, Holmes (1997) descreve:

- Sintomas de humor: que consistem em ansiedade, tensão, pânico e apreensão, associados à ansiedade, incluem depressão e irritabilidade.

- Sintomas Cognitivos: refletem a apreensão e preocupação sobre a condenação que o indivíduo antecipa. Por ter seu foco em desastres potenciais a pessoa não presta atenção as seus reais problemas, tornando-se desatenta e distraída.

- Sintomas somáticos: estes podem ser divididos em dois grupos. O dos sintomas imediatos (suor, boca seca, respiração curta, pulso rápido, aumento de pressão sanguínea, latejo na cabeça e tensão muscular) e o dos sintomas atrasados (pressão sanguínea cronicamente aumentada, dores de cabeça, fraqueza muscular e sofrimento intestinal).

- Sintomas motores: Aqui são descritos sintomas como impaciência, inquietação, atividade motora sem objetivo como movimentos rápidos com os dedos dos pés e respostas de susto exageradas a ruído súbito. Tais sintomas refletem os elevados níveis de estimulação cognitiva e somática dos indivíduos e suas tentativas de proteger-se do que eles veem como ameaçador.

Segundo o DSM-IV-TR (2003) o transtorno de ansiedade é dividido em:

- Transtorno de Pânico Sem Agorafobia: caracterizado por Ataques de Pânico inesperados e recorrentes acerca dos quais o indivíduo se sente persistentemente preocupado.

- Transtorno de Pânico Com Agorafobia: caracteriza-se por Ataques de Pânico recorrentes e inesperados e Agorafobia.

- Agorafobia Sem História de Transtorno de Pânico: caracteriza-se pela presença de Agorafobia e sintomas característicos de ataques de pânico sem uma história de Ataques de Pânico inesperados.

- Fobia Específica: caracteriza-se por ansiedade clinicamente significativa provocada pela exposição a um objeto ou situação específicos e temidos, frequentemente levando ao comportamento de esquiva.

- Fobia Social: caracteriza-se por ansiedade clinicamente significativa provocada pela exposição a certos tipos de situações sociais ou de desempenho, frequentemente levando ao comportamento de esquiva.

- Transtorno Obsessivo-Compulsivo: caracteriza-se por obsessões ou compulsões recorrentes (que causam acentuada ansiedade ou sofrimento) e/ou compulsões (que servem para neutralizar a ansiedade).

- Transtorno de Estresse Pós-Traumático: caracteriza-se pela revivência de um evento extremamente traumático, acompanhada por sintomas de excitação aumentada e esquiva de estímulos associados com o trauma.

- Transtorno de Estresse Agudo: caracteriza-se por sintomas similares àqueles do Transtorno de Estresse Pós-Traumático, ocorrendo logo após um evento extremamente traumático.

- Transtorno de Ansiedade Generalizada: caracteriza-se por pelo menos 6 meses de ansiedade e preocupação excessivas e persistentes.

- Transtorno de Ansiedade Devido a uma Condição Médica Geral: caracteriza-se por sintomas proeminentes de ansiedade considerados como sendo a consequência fisiológica direta de uma condição médica geral.

- Transtorno de Ansiedade Induzido por Substância: caracteriza-se por sintomas proeminentes de ansiedade, considerados como sendo a consequência fisiológica direta de uma droga de abuso, medicação ou exposição a uma toxina.

- Transtorno de Ansiedade Sem Outra Especificação: esse é incluído para a codificação de transtornos com ansiedade proeminente ou esquiva fóbica que não satisfazem os critérios para qualquer um dos transtornos de ansiedade específicos definidos nesta seção.

No entanto, para a MTC os distúrbios emocionais não existem como uma categoria, ao contrário da medicina ocidental. Uma discussão sobre o tratamento dos problemas mentais e emocionais não é possível sem primeiro explorar o conceito de mente na Medicina Chinesa (MACIOCIA, 2009). É somente através da compreensão do conceito da mente e do espírito na cultura chinesa que podemos realmente compreender como tratar problemas psicológicos e emocionais com acupuntura. Com frequência, os conceitos chineses de "mente" e "espírito" são erroneamente interpretados em termos de conceitos ocidentais (e muitas vezes cristãos) de "mente" e "espírito".

A Mente (Shen) é uma das substâncias vitais do corpo. É o mais sutil e imaterial tipo de Qi. A palavra Shen é muitas vezes traduzida como "espírito" em livros ocidentais de acupuntura e escolas; ao mesmo tempo em se chamaria "espírito" no Ocidente, na Medicina Tradicional Chinesa é o complexo de todos os cinco aspectos mentais e espirituais do ser humano, ou seja, Alma Etérea (Hun), Alma Corpórea (Po), Intelecto (Yi), Força de Vontade (Zhi) e da Mente (Shen) em si (MACIOCIA, 2009).

Uma das características mais importantes da Medicina Chinesa é a estreita integração do corpo e da mente, que dá destaque para a integração da Essência (Jing), Qi e Mente chamados de "Três Tesouros". A essência é a origem e a base biológica da mente : as duas essências uma Yin, uma Yang, unem-se para formar a Vida. Essências da mãe e do pai unem-se para formar a Mente. Portanto, a mente de um ser recém-nascido vem da essência pré-natal de sua mãe e do seu pai. Após o nascimento, a sua essência pré-natal é armazenada nos rins e fornece o fundamento biológico para a Mente. A vida e a mente de um bebê recém-nascido, no entanto. também dependem do alimento da sua própria essência pós-natal. A Mente deriva da essência refinada de água e comida, Assim, a mente vai buscar a sua base e nutrição da Essência Pré-Natal armazenada nos rins e da Essência Pós-Natal produzida pelos pulmões, estômago e baço.

O pensamento depende da Mente. Se a Mente é forte, o pensamento será claro. Se a Mente é fraca ou perturbada, o pensamento será lento e monótono. A memória tem dois significados diferentes. Por um lado a capacidade de memorizar os dados quando se está estudando ou trabalhando. Por outro lado, refere-se à capacidade de recordar os eventos do passado. Ambos dependem da mente e, portanto, do Coração , embora também do baço e dos rins.

Consciência indica a totalidade de pensamentos e percepções, bem como o estado de ser consciente. No primeiro sentido, a Mente é responsável pelo reconhecimento dos pensamentos, pelas percepções e pelos sentimentos. Neste último sentido, quando a mente está clara, estamos conscientes; Se a Mente é ofuscada ou de repente esgotada, perdemos a consciência.

Perspicácia indica a nossa capacidade de autoconhecimento e de reconhecimento. No que diz respeito a emoções, em particular a Mente e, por conseguinte o coração pode "sentir". Certamente que as emoções podem afetar todos os outros órgãos também, mas é só a Mente que as realmente reconhecem e as sente. Por exemplo, a raiva afeta o fígado, mas o fígado não pode senti-la, porque armazena a Mente. Somente o coração pode sentir isso, porque armazena a Mente. É por esta razão que toas as emoções afetam o coração (além de outros órgãos específicos) e é neste sentido que o coração é o "imperador" de todos os outros órgãos.

Cognição indica a atividade da Mente em perceber e conceber em reação a estímulos.

O sono é dependente do estado da Mente. Se a Mente está calma e equilibrada, uma pessoa dorme bem. Se a Mente é inquieta, a pessoa dorme mal.

Inteligência também depende do Coração e da Mente. Um coração e uma Mente fortes farão uma pessoa inteligente e brilhante. Um coração e uma mente fracos tornarão uma pessoa lenta e monótona.

A Essência e, por conseguinte, a hereditariedade, desempenha um papel na determinação da inteligência de uma pessoa.

A inteligência deriva de um coração forte e uma Mente saudável. À medida que mente é responsável por conhecer e perceber, mas também nos dá a sagacidade de aplicar esse conhecimento de forma crítica e com sabedoria.

As idéias são outra função da Mente. O coração e a mente são responsáveis por nossas idéias, os nossos projetos e os nossos sonhos que dão propósitos a nossas vidas.

Assim, se o coração é forte e a Mente saudável, uma pessoa pode pensar claramente, a memória é boa e os estados de consciência e de discernimento são nítidos, a cognição é clara, o sono é bom, a inteligência é brilhante, as idéias fluem facilmente e ele ou ela agem com sabedoria. Se o coração é afetado e a mente fraca ou perturbada, uma pessoa é incapaz de pensar claramente, a memória é fraca, a consciência é obscurecida, a visão é pobre, o sono é agitado, a inteligência é deficitária, as idéias confusas e ele ou ela atuam imprudentemente.

A maioria das funções da mente citadas acima são atribuições do cérebro na Medicina Ocidental. Durante o desenvolvimento da Medicina Chinesa também tem havido médicos que atribuíram às funções mentais para o cérebro ao invés do Coração. Como o Coração controla todas as atividades mentais da mente e é responsável pela percepção e cognição, esta é outra razão que ele é o "imperador" dos órgãos.

Para além das funções mentais acima, os sentidos da visão, audição, olfato, paladar e no tato dependem em muito da mente, da mesma maneira que dependem do cérebro na Medicina Ocidental.

Acupontos frequentemente utilizados no tratamento dos Transtornos de Ansiedade (CHENGGU, 2006) :

- PONTOS DO MERIDIANO DO PERICÁRDIO (JUEYIN DA MÃO)

- PC-3 (QUZE) : funções (eliminar o calor e a disforia , acalmar o coração e tranquilizar o ânimo, suavizar o estômago e harmonizar o Qi invertido) ; indicações (palpitação, vômito, disforia, secura na boca, dor de estômago, pontadas, dor no cotovelo e no braço).

- PC-4 (XIMEN) : funções (acalmar o coração e tranquilizar o ânimo, regularizar a circulação do Qi e do sangue); indicações (palpitação, sobressalto, ansiedade, dor precordial, hemoptise, epistaxe, vômito de sangue).

- PC-5 (JIANSHI) : funções (sedar o calor patológico e eliminar fleuma, acalmar o coração e tranquilizar o ânimo, suavizar o estômago e harmonizar o Qi invertido); indicações (palpitação, disforia, epilepsia, esquizofrenia, globo histérico, precordialgia, dor de estômago, vômito, frouxidão e dor no cotovelo e no braço).

- PC-6 (NEIGUAN) : funções (acalmar o coração, tranquilizar o ânimo,canalizar o Qi e clarear a cavidade torácica, harmonizar o Qi invertido e acalmar o vômito); indicações (palpitação, disforia, sensação de plenitude no peito, estupor, insônia, epilepsia, esquizofrenia, enfermidades febris, dor de estômago, vômito, dor do coração, contração e dor no cotovelo e no braço).

- PC-7 (DALING) : funções (tranquilizar o coração e acalmar o ânimo, recuperar a função do estômago e clarear a cavidade torácica); indicações (palpitação, insônia, epilepsia, esquizofrenia, desmaio, precordialgia, dor de estômago, vômito, dor no peito e nos hipocôndrios, inchaço e dor de garganta, dor no punho).

- PC-8 (LAOGONG) : funções (eliminar o calor no coração, clarear a mente); indicações ( perda de conhecimento na apoplexia, esquizofrenia, epilepsia, excesso de suor na palma da mão).

- PC-9 (ZHONGCHONG) : funções (tranquilizar o coração e sedar o calor, clarear a mente e recuperar o conhecimento); indicações ( dor precordial, calor disfórico, desmaio, inchaço, calor na palma das mãos).

- PONTOS DO MERIDIANO DO CORAÇÃO (SHAOYIN DA MÃO) :

- C-3 (SHAOHAI) : funções (tranquilizar o coração e acalmar o ânimo, melhorar a circulação do sangue e a dos colaterais) ; indicações (angústia, palpitação, ansiedade, estupor, depressão, insônia, amnésia, mania, dor de cabeça, enjôo, vertigem, inchaço,  dor sob a axila, paralisia dos membros superiores).

- C-4 (LINGDAO) : funções (tranquilizar o coração e acalmar o ânimo, melhorar a circulação do Qi e do sangue) ; indicações (síncope, insônia, muitos sonhos, muita tristeza com desejos de suspirar, dor cardíaca, espasmo, contração e dor do cotovelo e do braço).

- C-5 (TONGLI) : funções (tonificar e beneficiar o Qi do coração, tranquilizar o coração e acalmar o ânimo); indicações ( palpitações, estupor, rouquidão súbita, insônia, sonolência, dor cardíaca, disforia, mania, ansiedade, depressão, dor de cotovelo e braço).

- C-6 (YINXI) : funções (nutrir o Yin e acalmar o ânimo); indicações (palpitação, insônia, agitação, ansiedade, distúrbios do sono, amnésia, suor noturno, epistaxe).

- C-7 (SHENMEN) : funções (nutrir o coração e acalmar o ânimo); indicações (irritabilidade, ansiedade, palpitação, estupor, amnésia, insônia, tristezas com desejos de chorar, epilepsia, mania, depressão).

- PONTOS DO MERIDIANO VASO CONCEPÇÃO (REN MAI) :

- VC-12 (ZHONGWAN) : funções (regularizar a função dos intestinos e estômago, diluir a umidade); indicações ( insônia, sonolência, esquizofrenia, ansiedade, dor de estômago, soluço, regurgitação ácida, vômito, diarréia).

- VC-14 (JUQUE) : funções (regularizar a circulação do Qi e descer o Qi ascendido de forma invertida, limpar o coração e eliminar fleuma, acalmar a mente); indicações ( palpitação, estupor, ansiedade, insônia, epilepsia, esquizofrenia, depressão, desmaio, dor de estômago, vômito, soluço).

-VC-15 (JIUWEI) : funções (limpar o coração, eliminar a fleuma, suavizar o Jiao Médio descer o ascendido) ; indicações : (ansiedade, palpitação, estupor, depressão, esquizofrenia, epilepsia, sensação de plenitude do peito, dor de estômago, soluço, vômito).

- VC-17 (SHANZHONG) : funções (regular a circulação do Qi e aliviar a opressão torácica, acalmar o coração e diluir a fleuma); indicações (palpitação, ansiedade, depressão, esquizofrenia do tipo depressivo, desmaio, sensação de plenitude no peito, dispnéia, tosse, eructação).

- PONTOS DO MERIDIANO VASO GOVERNADOR (DU MAI) :

- VG-1 (CHANG QIANG) : funções (pacifica o espírito, suprime espasmos, promove a defecação); indicações (distúrbios psíquicos e psicossomáticos, obstipação, hemorróidas).

- VG-8 (JIN SUO) : funções (pacifica o espírito e suprime os espasmos); indicações (distúrbios psíquicos e psicossomáticos, ataques epiléticos, convulsões provocadas por febres).

- VG-11 (SHEN DAO): funções (dispersa o vento e liberta o calor, pacifica o espírito e alivia a dispnéia); indicações (neurastenia, asma brônquica).

- VG-12 (SHEN ZHU) : funções (pacifica o espírito e elimina os espasmos, liberta o calor e dilata o Qi dos pulmões); indicações (distúrbios psíquicos, psicossomáticos, ataques epiléticos, convulsões provocadas por febres).

- VG- 17 (NAO HU) : funções ( restaura a clareza do cérebro. desperta os sentidos, acalma o fígado); indicações (distúrbios psíquicos e psicossomáticos, hipertensão, doença de Parkinson).

- VG-19 (HOU DING) : funções (acalma o fígado, dispersa o vento, pacifica o espírito, elimina os espasmos); indicações ( distúrbios psíquicos, psicossomáticos, ataques epiléticos).

- VG-24 (SHEN TING) : funções (promove a calma geral, pacifica o espírito, alivia a dor, desperta os sentidos); indicações (distúrbios psíquicos, psicossomáticos, neurastenia, insônia, cefaléia).

- PONTOS EXTRAORDINÁRIOS :

- SI SHEN CONG (Quatro Espíritos Alerta) : funções (pacifica o coração e o espírito, melhora a acuidade visual e auditiva); indicações (cefaléia, distúrbios psíquicos, psicossomáticos, insônia).

- YINTANG (Vestíbulo da Impressão) : funções (dispersa o vento, pacifica o espírito, alivia a dor, melhora a acuidade visual); indicações (cefaléia, ansiedade, vertigens, doenças do nariz, doenças oftálmicas).

O presente trabalho acerca dos benefícios da acupuntura nos quadros de ansiedade foi amplamente dissertado através de revisão bibliográfica amparada em livros e artigos científicos específicos da área de Psicologia, Medicina Ocidental e  Medicina Tradicional Chinesa.

Após a conclusão do mesmo, é possível definir que a acupuntura tem mostrado ser uma excelente terapia no alívio e controle da sintomatologia de pacientes acometidos por diferentes estados de ansiedade. Segundo Barone et al. (2004) a acupuntura tem demonstrado ser um tratamento cada vez mais popular e eficaz no combate a diversos processos patológicos para a população ocidental.

Sugere-se a realização de outros trabalhos e estudos, referente a temática, como forma de ampliação e aprofundamento das reflexões e posteriores debates, na área acadêmica e na prática clínica. Contribuindo, desse modo, no processo de divulgação dos inúmeros benefícios que a acupuntura pode trazer no tratamento das patologias de origem psicossomática.

Deixe seu Recado