Aluno Menu

Imprensa

Terça-feira, 26 de Março de 2019 - 09:53

Os benefícios da Acupuntura em Doenças de Pele de Fundo Emocional: Dermatite Seborreica Facial

Autora do Artigo: Carla Ceppo, baseado no TCC para conclusão de curso da aluna do CETN, Alice Yashiyo Kubo Danno.

As causas do aparecimento da Dermatite Seborreica ainda não estão totalmente esclarecidas pela medicina ocidental. Sabe-se que não é propriamente uma doença das glândulas sebáceas, e os pacientes acometidos não necessariamente têm um aumento da produção de sebo (oleosidade) por essas glândulas; costuma agravar-se em tempo frio e seco, em situações de fadiga ou estresse emocional. A predileção desta doença por áreas da pele ricas em glândulas sebáceas indica que estas estruturas fazem parte do processo fisiopatológico da doença, que apresenta caráter crônico, alternando melhora e piora que persistem por longo período.

Tanto a Medicina Tradicional Chinesa como a Psicologia explicam os fenômenos como doenças psicossomáticas, que embora apresentem sintomas físicos, têm causa emocional, mexendo profundamente com o interior do corpo, liberando diversos hormônios, acarretando um aumento de energia e motivação para possibilitar o enfrentamento da situação. Quando isso acontece a homeostase interna foi comprometida e a resistência do organismo foi rompida e os sintomas de dor começam a aparecer seguidos do aparecimento de doenças quando não controladas as emoções (WEITEN, 2010).

O processo de adoecimento se culmina de alguma forma, quando entramos em contato ou somos submetidos a algum dos agentes causadores de doenças inatas, tais como: alimentação desregrada, emoções reprimidas, estresse intenso, uso de drogas, trauma, fadiga, estaremos susceptíveis a desarmonia do nosso sistema energético, determinado por sensação de energias estranhas ou mesmo por um estado de vazio de energia (YAMAMURA, 2004).

Dentro da MTC, a técnica da acupuntura promove a melhora na redução dos sintomas de Dermatite Seborreica emocional na face.  Embasado nesta assertiva este estudo, aplicou um questionário a uma voluntária de 44 anos, com Dermatite Seborreica Facial, de fundo emocional e realizou sessões de acupuntura para comprovação dos benefícios desta técnica. A voluntária fez vários tratamentos com remédios tópicos e orais sem muitos resultados. Queixou-se de ansiedade grave, calor no peito e cabeça, dificuldade de concentração e boca seca, mas sem o desejo de bebida. A pele irritada, vermelha com descamação, lesões, oleosa e sensível. Língua vermelha, saburra amarela e pontos vermelhos na ponta da língua, pulso rápido.

O diagnóstico energético após anamnese foi:

a) Oito critérios: interior, excesso, calor e yang;

 b) Síndrome de substância fundamental: Calor no Xue, Qi deficiente, Qi Estagnado, Distúrbio do Shen;

c) Síndrome Zang-Fu: Deficiência do Qi do Pulmão, Calor no Xue, Estagnação do Qi do Fígado, Calor no Coração;

 d) Cinco elementos: excesso de Fogo afetando a Madeira e atingindo o Metal.

 A escolha da acupuntura sistêmica justificou-se pela sua importância, por favorecer ao paciente uma forma natural e eficaz sem necessidade de grande infraestrutura ou equipamentos específicos, tendo em vista benefícios para o tratamento da Dermatite Seborreica emocional. Os resultados da Acupuntura se obtêm não porque a introdução de agulhas na pele atinge sinais nervosos, mas porque é capaz de influenciar os movimentos da energia vital. A punção afeta primeiramente o fluxo de energia vital nos meridianos correlatos ao corpo físico na pele e segundo através de conexões internas, o fluxo de energia vital nos meridianos no interior do corpo que interligam as matrizes vitais dos órgãos. A medicina tradicional chinesa é a medicina do corpo vital por excelência vê a doença como desarmonia e desequilíbrio dos movimentos da energia vital. (GOSWAMI, 2006)

Foram realizadas quinze sessões, sendo duas sessões por semana no período total de aproximadamente dois meses, e cada sessão com a duração de 30 minutos.

Os pontos escolhidos com base no diagnóstico energético e aplicados foram: 

IG4 - Ponto fonte que elimina o XIE Qi, clareia e elimina calor do pulmão;

F3 - Ponto fonte que equilibra o Yin e Yang, acalma o Shen;

P9 - Ponto fonte que equilibra o Yin e Yang, fortalece o Qi e o Yin do pulmão;

C7 - Alivia e elimina o fogo do coração e o calor, estados de euforia e ansiedade;

CS4 - Apazigua o coração, acalma a Shen (mente) e doenças de pele causada pelo calor do sangue;

BP10 - Refresca o sangue (calor no sangue), doenças da pele com vermelhidão, edema, prurido e eventualmente dor;

C3 - Clareia e acalma a mente e elimina o calor no coração. (Focks, 2005)

Resultado: A aplicação do questionário com a participante ao final do estudo revelou que a satisfação foi de 95%, por ser uma técnica natural, sem efeitos colaterais. Conclui-se que houve diferença significativa nos valores gerais dos resultados obtidos ao considerar a avaliação do antes e depois do tratamento com as agulhas de acupuntura. Constatou-se benefícios para participante, indicando 95% de satisfação da mesma e relatos de melhora de fatores emocionais como a ansiedade, bem como vermelhidão, oleosidade, descamação, lesões e sensibilidade da pele, colaborando para a melhora da autoestima por considerar a face um local onde as pessoas se preocupam muito com a estética.

Deixe seu Recado