Pós-Graduação em Acupuntura

O mais completo do Brasil

Imprensa

Quarta-feira, 22 de Abril de 2020 - 07:09

O que é moxabustão e para que serve

2020, imprensa,
Foto: tuasaude.com.br
A moxabustão, também chamada de moxaterapia, é uma técnica de acupuntura que consiste em aplicar calor direta ou indiretamente sobre a pele, através de um bastão enrolado com ervas medicinais como a artemísia, por exemplo.

Na medicina chinesa, entende-se que o calor aplicado na pele, por meio desta técnica, pode liberar o fluxo de energia acumulado em alguns locais do corpo, conhecidos como meridianos. A liberação desta energia pode ajudar no tratamento de algumas doenças físicas tipo dor nas costas, enxaqueca e artrite, além de auxiliar na recuperação do bem-estar mental.

Entretanto, não é recomendado fazer a técnica de moxabustão em casa, devendo ser feita por um profissional treinado, em clínicas especializadas e com autorização de um médico, para que os resultados sejam positivos e benéficos.

Para que serve

A moxabustão é um tipo de terapia complementar, que ainda está sendo estudada e testada, mas pode ser indicada para tratamento de diversos problemas de saúde, tanto físico quanto emocionais, como por exemplo:

  • Doenças crônicas, como artrite reumatoide e fibromialgia;
  • Lesões musculares, causadas por atividades esportivas;
  • Doenças do sistema reprodutivo, como cólicas menstruais e infertilidade;
  • Doenças gastrointestinais, como úlceras estomacais e constipação.

Além disso, este tipo de terapia pode ser recomendado para pessoas que apresentam sintomas como ansiedade e estresse e, alguns estudos, revelam a aplicação da moxabustão no auxílio do tratamento de apresentação pélvica no final da gravidez, que é quando o bebê está sentado, ao invés de estar com a cabeça para baixo.

Como é feita

A terapia através da moxabustão é feita por meio da aplicação de calor na pele, sendo usado um bastão preenchido de plantas medicinais, como a artemísia. A artemísia, conhecida popularmente como erva-de-são-joão, geralmente é usada para tratar infecções urinárias, cólicas menstruais e depressão.

Nas sessões de moxabustão coloca-se o bastão aquecido em pontos específicos da pele, dependendo do problema de saúde da pessoa e, geralmente, as aplicações começam a ser feitas pela parte da frente do corpo, ajudando a liberar os canais de energia, chamados de meridianos. 

O acupunturista especializado em moxabustão, aproxima o bastão da pele da pessoa por um período de 5 minutos, mantendo a mão próxima para sentir a intensidade do calor aplicado, evitando que a pele se queime. Essas sessões duram em média 40 minutos e a quantidade de sessões indicadas depende de pessoa para pessoa, mas na maioria das vezes, são recomendadas 10 sessões.

Ao final de cada sessão de moxabustão, a pessoa pode sentir um calor repentino por todo corpo e isso significa que o fluxo de energia foi libertado e que a técnica foi aplicada corretamente. Muitas vezes, o médico ou fisioterapeuta indica a acupuntura convencional na mesma sessão para que sejam atingidos maiores benefícios à saúde.

2020, imprensa,
Foto: tuasaude.com.br
Principais tipos

Na terapia de moxabustão aplica-se calor na pele através de um bastão enrolado com plantas medicinais que pode ser feita de duas formas:

  • Moxa direta: consiste na aplicação do bastão com a erva artemísia diretamente na pele, sendo que por causa dos riscos de queimaduras, é muito pouco utilizada;
  • Moxa indireta: é realizada quando o calor, através do bastão, não é aplicado diretamente na pele, sendo usado pedaços de alho ou gengibre para isolar um pouco o calor aplicado.

Atualmente, o tipo de moxabustão mais utilizado é a moxa elétrica, que funciona como um laser e provoca o aquecimento da pele por meio da luz, sendo que nestes casos, o risco de queimadura é menor.

Quais os riscos

Para realização de moxabustão é necessário procurar um profissional treinado e uma clínica com aprovação da vigilância sanitária, para que não cause nenhum dano à saúde e os resultados sejam positivos. Também é importante consultar um clínico geral dependendo dos sintomas apresentados, e somente fazer a moxabustão se for aprovado pelo médico.

Geralmente, este tipo de terapia não causa nenhum efeito colateral, pois é um procedimento natural e não provoca dor, entretanto, algumas pessoas podem apresentar alergia aos produtos utilizados, assim como, ter tosse por causa da fumaça eliminada pela queima das substâncias do bastão.

tuasaude.com.br
Deixe seu Recado