Imprensa

Terça-feira, 19 de Agosto de 2014 - Atualizado em 23/01/2017 16:27

Explicação científica sobre Reiki

,
Diário da Manhã
Marta Franco

Comecemos com uma explicação científica que facilitará a compreensão intelectual do Reiki. Quantas coisas que a ciência julgava impossíveis ou ridículas há anos atrás, e com a evolução das pesquisas foram comprovadas! É necessária uma postura mental científica, ou seja, aberta a pesquisar e a entender o novo, o diferente, aquilo que nunca havíamos pensado antes...

Sabemos que toda matéria é formada por átomos: nosso corpo, o ar, as plantas, a água, as estrelas, enfim, absolutamente toda a matéria!

Os átomos são compostos de três partículas básicas: prótons de carga positiva, nêutrons de carga neutra e elétrons de carga negativa. Além dessas partículas sabemos atualmente que há centenas de outras, mas não nos deteremos nelas agora.

A ciência moderna diz que "Átomos são sistemas de Energia e Informação". E, prótons, elétrons e nêutrons não são partículas de matéria sólida como muitos imaginam, mas sim, partículas de energia. Toda partícula de energia vibra. Portanto, o átomo é um sistema de energia formado basicamente por energias de cargas: positivas, negativas e neutras, isto fez com que em 1927 Albert Einstein dissesse: "O materialismo morreu por falta de matéria".

Os átomos armazenam tanta energia em si que pode ser liberada e utilizada como energia nuclear, mover usinas de energia, para tratamento de medicina nuclear, mover navios e submarinos. Concluímos então, que Energia é o substrato do Universo. Logo, tudo é energia: nosso corpo, o ar, a água, as estrelas etc.

Até o século XIX a ciência baseava-se no conceito newtoniano, segundo o qual tudo no Universo era um sistema mecânico: nosso corpo, o movimento dos astros, as máquinas, tudo. Mas com os avanços da ciência esses conceitos foram mudando.

No final do século XIX e início do século XX, viu-se surgirem novas descobertas e novos conceitos científicos. Descobriu-se que os átomos não eram indivisíveis, e Einstein publicou a Teoria Especial da Relatividade em 1905 na qual explicava que tudo no Universo é energia, apenas em diferentes níveis de condensação.

Em 1935, os cientistas verificaram em laboratório que a mente humana é capaz de atuar sobre os átomos. A energia obedece as Informações que a mente dá. Os pensamentos são alteram o estado vibratório dos átomos, modificando sua energia, seu funcionamento.

A partir daí os cientistas começaram a perceber que as leis que regem a matéria são diferentes das leis que regem a energia.

As energias elétricas e magnéticas que são geradas pelos átomos são aquelas que os chineses há milênios chamaram de energia CHI, os japoneses de KI, Reich de Orgônio e outras denominações como fluido vital, etc.

Quando pensamos em saúde e doença, normalmente pensamos em órgãos ou células doentes e nos esquecemos que órgãos e células nada mais são do que agregados de átomos. Nos esquecemos de que se uma célula está funcionando mal, é porque os átomos que a formam estão funcionando mal. E átomos são sistemas de energia, logo, para restaurar a saúde não basta cuidarmos apenas da parte material, dos órgãos e células com recursos como: alimentação, exercícios e medicamentos, por exemplo. É preciso que, além, disso, se trate da parte energética, dos átomos.

Para que nossos átomos fiquem em equilíbrio eles necessitam do abastecimento de dois tipos de energia: a KI que absorvemos da natureza através do ar, da água, dos alimentos, da terra etc, enfim a que mantém a vida física e da energia universal REI que fala do Amor e sabedoria Cósmica. Somos na totalidade a união destas duas fontes!

A nível terapêutico, nossa energia KI pode ser equilibrada por técnicas como acupuntura, florais, homeopatia, cromoterapia, respiração, yoga, tai chi, massagem, e outras. A energia REI, até onde tenho conseguido perceber, será equilibrada pela prática da meditação que nos facilita "captar Rei" e pelas aplicações de Reiki.

Reiki é uma técnica. Reiki não é milagre, Reiki é tratamento. Pude ver dezenas de clientes retornarem à saúde! Como todo mestre em Reiki, Cláudia Cintra e eu também desejamos de coração que mais e mais pessoas se tornem canalizadores, ou seja, busquem um mestre de sua confiança para que de suas mãos esta energia possa fluir em seu e em benefício de outros mais...

(Marta Franco, empresária, terapeuta e coach. Atua no Brasil e Exterior. Voluntária OVG e fundadora do Espaço Renascer Saúde. Facebook Marta Franco - [email protected]  - www.renascersaude.com.br )

Diário da Manhã
Deixe seu Recado