Imprensa

Terça-feira, 10 de Agosto de 2010 - Atualizado em 23/01/2017 16:38

Auriculoterapia no tratamento de crianças com bronquite

Lobo, A. P. B. A; Oliveira, F. G.; Pereira, V. V. E. R.

Artigo elaborado através do Trabalho de Conclusão de Curso

No tratamento de crianças, a auriculoterapia com sementes é uma excelente ferramenta em vista de seu caráter não invasivo e a rápida resposta ao estímulo. Outro fator importante é que não apresenta contra-indicação, podendo ser realizada juntamente com a terapia alopática, ajudando a minimizar os efeitos colaterais que alguns medicamentos possam trazer.

Mas quando falamos em tratamento de criança com acupuntura, qualquer que seja a técnica, precisamos lembrar as diferenças existente entre as mesmas e os adultos. Crianças possuem maior delicadeza e suscetibilidade a agressão de fatores externos que causam distúrbios de Qi, seu sistema se defesa só está completo depois dos 7 anos e são muito sensíveis aos sentimentos daqueles que o cercam, principalmente a mãe. Disfunções relacionadas à alimentação da criança, também são fatores de grande influência ao adoecimento. Grandes quantidades de alimentos, alimentos condimentados e horários de alimentação, interferem no funcionamento energético do nosso corpo. Alimentos como leite de vaca, por exemplo, parece ser de um grande valor nutritivo, porém se a criança apresentar um Baço com deficiência, esse se ingerido em grande quantidade, poderá lesionar ainda mais este órgão, levando-o a uma sobrecarga de trabalho. O Pulmão é o órgão mais exterior por ser o responsável pela dispersão e descida do Jin Ye (fluidos corpóreos) e do Wei Qi (energia de defesa), o que faz dele o primeiro órgão a ser afetado pelos fatores patogênicos exteriores.

Problemas respiratórios na infância são a causa mais comum de internações hospitalares, sendo a poluição do ar e o tabagismo em domicilio, na atualidade, os principais fatores desencadeantes. Entre as principais patologias encontramos asma, bronquite, sinusite, rinite e alergias em geral.

A bronquite é uma doença pulmonar que dentro da visão da MTC que pode ser causada tanto por fatores externos (invasão de vento frio ou calor e umidade), como por fatores internos (deficiência de Pulmão, Rim, Baço-pâncreas, ou, excesso de Fígado).

A deficiência energética causada por essa doença no organismo da criança seja ela, pela invasão de Xie (energia perversa) ou pela deficiência do Wei Qi (energia de defesa) e debilidade de Pulmão, Baço-pâncreas e Rim, pode levar um atraso no desenvolvimento físico, motor e cognitivo.

Em razão dos fatos apresentados, o objetivo deste estudo é mostrar a eficácia do uso da auriculoterapia em crianças para o tratamento de doenças respiratórias através de três casos atendidos entre maio e agosto de 2008.

Os casos que foram estudados neste trabalho, foram diagnosticados dentro das síndromes energeticas depois de realizada uma anamnese composta de inspeção (face) e Interrogatório (apenas com os pais). Em seguida foi realizada a escolha dos pontos auriculares, em todos eles foram usados somente sementes de mostarda.

O acompanhamento dos casos realizou-se em duas sessões nas duas primeiras semanas, passando a uma sessão por semana completando as seis semanas de tratamento.

Pontos Utilizados nos três casos.

Pulmão, Shen Men,Tórax, Supra-renal, Ping Chuan, Brônquios, Simpático, Rim, Intestino Grosso, Nariz interno, Baço/Pâncreas, Estômago.

Com base nos três casos clínicos estudados, pudemos perceber a eficácia do tratamento utilizando apenas auriculoterapia com semente de mostarda. Todas as crianças tratadas apresentaram melhora no quadro respiratório e não apresentaram nenhum tipo de trauma em relação ao tratamento, criando vinculo com o terapeuta e tendo resposta imediata ao estimulo. Outra vantagem que observamos no uso da auriculo foi a necessidade das crianças ficarem apenas poucos minutos sem se mexer, e nem precisaram estar totalmente paradas para a colocação das sementes, o que no caso de crianças pequenas pode ser um fator de estresse aos mesmos, aos pais e ao terapeuta.

Por sua vez, a criança também deve ser orientada do que ocorrerá durante o tratamento, da importância de permanecer com as sementinhas e de estimulá-las durantes alguns períodos.

O primeiro passo no tratamento com crianças é minimizar seu sofrimento, mesmo tratando inicialmente apenas as manifestações, e, a partir daí buscar a causa e tratar sua raiz. É importante considerar também os efeitos que as medicações ingeridas causaram no organismo, desequilibrando ainda mais a energia dos órgãos referentes à sintomatologia apresentada.

Com a escolha da auriculoterapia para o tratamento podemos tratar as manifestações e a raiz ao mesmo tempo já que essa técnica trata as disfunções e harmoniza Zang Fu (órgãos e vísceras) através do mesmo ponto.

Além das 8 (oito) sessões propostas nos estudos de casos, os pacientes continuam sendo atendidos, para manutenção e continuidade do tratamento para prevenção em alguns casos, e eliminação total dos desequilíbrios causados no organismo pelas patologias de outros.

Assim sendo, o auriculoterapeuta é apenas um instrumento guiado pelos seus conhecimentos, sua intuição e intenção em prol de seu paciente, que utiliza ferramentas e terapias naturais para favorecer a credibilidade do ser humano em si próprio, e assim, proporcionar sua cura, seja ela interior ou exterior, através de suas próprias energias.

Trabalho orientado por Profa. Larissa A Bachir.

Deixe seu Recado