Pós-Graduação em Acupuntura

O mais completo do Brasil

Imprensa

Quinta-feira, 05 de Novembro de 2020 - 10:46 - Atualizado em 05/11/2020 11:14

Acupuntura e auriculo chinesa no controle de sobrepeso e obesidade: estudo de caso

Artigo baseado no TCC da pos em acupuntura do CETN Bauru, da aluna Silvana T. Coradi.

A obesidade é definida como uma doença crônica com uma evolução prolongada e que envolve múltiplos fatores de risco, alternando períodos de remissão e exacerbação, ocasionando lesões celulares irreversíveis, podendo evoluir para diferentes graus de incapacidade ou morte. Caracterizada pelo acúmulo excessivo de tecido adiposo, podendo ocorrer em diferentes partes do corpo e de modo especial nas vísceras. Tornou-se um problema de saúde pública muito frequente, tanto em adultos como em crianças, decorrente de maus hábitos de vida e tipo de alimentação. O tratamento é realizado de diferentes maneiras e envolve a escolha de alimentos, desde a adoção de dieta restritiva ou mudança de hábitos alimentares, uso de medicamentos, atividade física, cirurgias entre outros.

A medicina tradicional chinesa, de modo especial a acupuntura se configura numa alternativa ao tratamento, buscando identificar qual sistema está desorganizado, avaliando as condições gerais do paciente, associando com avaliação da língua, e assim determinar os  padrões  de energia (QI), sangue (xue), influencia yin e yang e dos órgãos e vísceras. A acupuntura, tanto sistêmica como a auricular, associada com atividade física e adequada escolha de alimentos utilizada neste estudo demonstrou promissora capacidade de agir na redução de peso e controlar os riscos decorrentes desta patologia.

Este estudo teve a finalidade de favorecer a redução de peso e de medidas, com  atividade física leve e frequente, redução de consumo de doces e tratamento com acupuntura sistêmica e auricular, realizada por 10 sessões. A cada sessão foi realizada medida de circunferência abdominal, medida de peso corpóreo, analise de língua e aplicação de acupuntura sistêmica e auricular.

O paciente, objeto deste estudo, tem 55 anos, 1,71 m de altura, tem aspecto saudável, bom humor, relata boa qualidade de sono e embora nunca tenha sido obeso, tem facilidade no ganho de peso, que controla fazendo atividade física moderada ou leve. A predileção alimentar é por doces, mas tem por habito ingerir frutas e vegetais variados, grãos, cereais e carnes magras, além de leite e laticínios. Deve ser considerado que o paciente referiu ser frequente a sensação de inchaço ou “estufamento” abdominal ao consumir leite a noite.

O voluntario com IMC no limite ou pouco acima da normalidade, considerado como um dos parâmetros para avaliar a evolução do tratamento, com pesagem realizada em balança digital e medição de circunferência abdominal. Recebeu informações e orientações necessárias e indicado pratica de atividade física apos avaliação médica.

A anamnese mostrou possíveis desarmonias, além do observado ao elemento Terra, com acumulo de umidade e fleuma. Recebeu indicações de quais alimentos utilizar ou evitar para os melhores resultados e bom funcionamento do baço-pâncreas, garantindo adequado aproveitamento dos alimentos e evitando a formação de deposição de fleuma ou gordura localizada.

Foram realizadas 10 sessões com combinações entre os pontos sistêmicos e auriculoterapja.

PONTOS SISTEMICOS:

BP3: Ponto Fonte do Meridiano Principal do Baço/pâncreas. Importante para o fortalecimento do Baço, utilizado em síndromes de deficiência elemento terra. Distúrbios do trato digestório como náusea, eructação, vómitos, gastrite, cólica com dor intensa. Sensação de tensão abdominal e espasmos, deficiências de digestão e absorção, diarreia, constipação, gastroenterite, meteorismo. Problemas causados pelo excesso de umidade, com sensação de peso generalizado pelo corpo, estados de confusão mental e sensação de peso na cabeça, sensação de plenitude e opressão no tórax e no epigástrio, dificuldade de micção, urina turva, fluxo vaginal (nos casos de corrimento vaginal espesso), queixas reumáticas.

BP6: Ponto de associação com os meridianos principais do Rim e Fígado. Fortalece o Baço e estimula suas funções de transporte e de transformação, transforma a umidade e dissipa-a, nutri o sangue estimula o fluxo sanguíneo e de Qi. Fortalece o Rim e regula o útero e a menstruação, alivia as dores, sobretudo do baixo ventre, elimina o calor do sangue, regula o fluxo de Qi do Fígado, acalma manete em casos de carência de sangue e de YIN.

BP4: Fortalece o baço, harmoniza o triplo aquecedor médio, regula o Qi, remove a umidade, com efeito sobre casos de vômitos, diarreia, borborismo, dores abdominais, entre outros. Por ser ponto Luo, tranquiliza o shen, e deste modo pode ser usado para alterações psíquicas, de sono.

BP15: Desloca o QI, regula os intestinos, podendo ser usado em problemas gastrointestinais como constipação ou diarreia. Tem efeito psíquicos, e assim exerce efeito tranquilizador em crises de choro, tristezas, em casos de ressentimentos depressivo.

E 36: Fortalece o baço e o estômago, torna o Qi contracorrente do estômago mais profundo, harmoniza o intestino e dispersa os acúmulos, dissipa os fatores externos patogênicos como o frio, elimina umidade, descongestiona e regula a circulação sanguínea e de Qi dos meridianos e dos canais da rede, fortalece a resistência do corpo.

E40 : Ponto LUO do Meridiano Principal do Estômago. Ponto com amplo espectro de ação e aplicação em todos os "distúrbios da mucosidade. Transforma a umidade e a mucosidade, harmoniza o Estômago e o Baco, clareia e acalma o Shen (mente). O ponto E40 descongestiona o tórax e acalma a asma.

R3: Ponto Fonte e LUO do Rim.  Fundamental para o fortalecimento do rim. Tonifica o Rim, nutre o Yin. Tonifica o Yang, estabiliza o do Rim, protege o Jing essencial, os ossos e a medula. Refresca o fogo e calor perverso, regula o útero, fortalece a região lombar e o joelho. Usado em casos de dores no tendão do calcâneo, na articulação talo crural e na planto dos pés.

F3: Ponto Fonte e LUO do Meridiano Principal do Fígado. Ponto muito importante com ação espasmódica. Regula o Fígado e estimula o fluxo harmónico de seu , e por isso indicado para casos de estagnação de Qi por todo o corpo, remove estagnação sangue, alivia calor fígado, conduz fogo fígado para baixo, modera YANG fígado, controle vento fígado, ação espasmo lítica e diminui dores, elimina umidade-calor do aquecedor inferior, abre a visão, acalma mente.

VC4: Ponto MO do Intestino delgado e ponto de cruzamento de energia dos canais do baço, fígado e rim, fortalece a essência Jing, fortalece e nutri os rins, aquece e fortalece o baço, beneficia útero e regula o triplo aquecedor inferior, é um importante ponto de tonificação.

VC6: Harmoniza estomago, nos distúrbios gastrointestinais com náusea, vomito, sensação de plenitude gástrica. Abre o vaso extraordinário Yin wei mai, tranquiliza shen, sendo utilizado em casos de ansiedade, inquietação, distúrbios de sono, dor torácica. Filtra o calor nos casos de febre, disúria, fissuras na língua.

PONTOS DE AURICULOTERAPIA:

Ponto Estômago: gastrite, gastralgía, e úlcera gástrica, náuseas e vômitos, obesidade, insônia.

Ponto Fome: distúrbios associados com a fome: compulsão alimentar, híperfagia, obesidade, anorexia e inapetência.

Ponto Baço: distúrbios de circulação sanguínea, flebite, varizes, tromboses, hemorragias (epistaxe nasal e metrorragía), hemorroidas, fortalece a imunidade,

Ponto pâncreas: diabetes, compulsão por doces (ponto complementar no tratamento da obesidade), digestão lenta, pancreatite, hipoglicemia. Ponto metabolismo

Ponto Boca - ardência bucal, xerostomia, aftas, herpes labial, halitose, odontalgias e úlceras bucais, anorexia e bulimia, desvio de rima labial por paralisia facial, compulsão alimentar, alcoolismo e tabagismo.

Ponto Metabolismo: amenorreia e metrorragía, hipotireoidismo e hipertireoidismo, tumores de hipófise, lactorreia e nanismo, atraso no crescimento de mamas, pelos pubianos, barba e demais características sexuais secundárias, fogacho (calor da menopausa), síndromes metabólicas, hipercolesterolemia resistente a tratamentos convencionais, obesidade por desequilíbrio hormonal, edemas sistêmicos e linfo edemas severos o ucrônicos, diabetes.

Ponto shen men: estimula o cérebro a produção de hormônios do tipo endorfinas que aliviam dores e mal-estar, produzindo efeito sedativo e calmante físico e mental, tem efeito calmante e propicia uma sensação agradável de serenidade e bem-estar.

Ponto ansiedade – transtorno de ansiedade generalizada (TAG), tensão nervosa, estresse com cansaço mental, insônia, opressão torácica tipo angústia.

Relação de pontos de acupuntura sistêmica e auriculoterapia chinesa realizada a cada uma das 10 sessões. Está descrito também as medidas de peso corporal e circunferência abdominal (C.C.)

SESSÕES Acupuntura Sistêmica Auriculoterapia Peso corporal (kg)

C. C. (Cm)

1ª (14/abr) E36, F3, R3, Bp6, moxa VC4 metabolismo, Shen men, fome, E, BA, endócrino, ansiedade 79,2 100
2ª (19 abr) E36, F3, R3, Bp6, moxa VC4 metabolismo, Shen men, fome, E, BA, endócrino, R 78,2 99
3ª (23/abr) E36, F3, R3, Bp6, E40 metabolismo, Shen men, fome, E, BA, endócrino, R 77,8 98
4ª (16 abr) E36, F3, R3, Bp6, E40 metabolismo, Shen men, fome, E, BA, endócrino, R 77,7 97,5
5ª (01/mai) Bp4, F3, E36, CS6 metabolismo, Shen men, fome, E, BA, endócrino, R 77,5 97,8
6ª (04/mai) F3, Bp6, Cs6, E36, metabolismo, Shen men, fome, E, BA, endócrino, boca 77 97,8
7ª (11/mai) PBp6, E36, E40, Bp3 metabolismo, Shen men, fome, E, BA, endócrino, olho 77,2 97
8ª (19/mai) Bp3, Bp15, E36, E40, F3, Cs6 metabolismo, Shen men, fome, boca, E, BA, endócrino, ansiedade 77,1 97
9ª (27/mai) Bp3, Bp15, E36, Cs6, F3 metabolismo, Shen men, fome, E, BA, endócrino, TA 76,4 96,5
10ª (30/mai) Bp6, Bp15, E36, Cs6, F3 metabolismo, Shen men, fome, E, BA, endócrino, ansiedade  76,5  96,0

Foi sugerido atividade física regular de 30 a 60 minutos, três vezes por semana e orientação quanto a dieta alimentar. A dieta sugerida teve como função harmonizar desequilíbrio energético no estômago e no baço/pâncreas. O equilíbrio nesses órgãos e víscera, associada com absorção e transformação de alimentos, é fundamental para obter os objetivos propostos neste estudo.

Apos as 10 sessoes, observou-se redução de peso corpóreo de 2,7 kg (de 79,2 para 76,5 kg) e da circunferência abdominal em quatro cm (de 100 para 96 cm) e embora o IMC tenha reduzido (de 27 para 26), o voluntario ainda está em condição de sobrepeso e apresenta circunferência abdominal acima do desejável. A redução das medidas foi considerada satisfatória em função de tempo curto de tratamento. Os resultados obtidos mostram que o tratamento pode ser promissor, embora lento quando comparado com dietas drásticas e restritivas. Os benefícios podem ser permanentes, uma vez que o tratamento complementar com acupuntura proporciona o funcionamento harmônico de órgão, vísceras e consequente estado de saúde ao indivíduo.

A avaliação da língua revelou deficiência no processo de digestão e transporte de alimentos, que pode ser decorrente do tipo de alimentos utilizados, ou nas quantidades. Durante o estudo o paciente fez uso de alimentos que podem comprometer o funcionamento do baço e estomago, de modo especial laticínios e doces, o que pode justificar a presença de umidade e fleuma, refletindo o acumulo de gordura na região abdominal.

Após as 10 sessões houve melhora discreta em relação a fissura central, mas diminuição das fissuras pequenas, antes distribuídas por todo o corpo da língua. O mais perceptível é a diminuição do aspecto úmido e pegajoso da saburra.

2020, artigos, editor,
2020

A acupuntura é uma técnica milenar que tem se tornado uma alternativa de tratamento para muitas doenças, sendo incluída no serviço público de saúde do pais, de modo mais frequente nos casos de dor, mas lentamente para outras desarmonias, como de fundo emocional e metabólico. Estudos monstraram que em mais de 50% dos pacientes tratados com acupuntura para controle da obesidade, houve satisfatória perda de peso, com alterações no apetite, na mobilidade intestinal, no metabolismo e nos fatores emocionais. O efeito da acupuntura sistêmica associada com a auriculoterapia foram capazes de gerar sensação de saciedade duradoura, mediante estimulação do hipotálamo, centro que regula a saciedade e fome, e sugerem a terapia complementar de acupuntura e auriculoterapia como alternativa adequada aos programas de redução de peso, pois é eficiente, não invasiva, bem aceita por grande parte da população e de baixo custo.

Este estudo de caso avaliou o efeito da acupuntura e da auriculoterpia no tratamento de sobrepeso, com resultados satisfatórios e promissores, embora realizado por curto período de tempo, se comparado com técnicas invasivas ou dietas restritivas, e sem a necessidade de associar medicamentos. Porem outros estudos com essa finalidade devem ser feitos para uma maior comprovação.

Autora do artigo: Carla Ceppo

Deixe seu Recado
Receba Informações