Pós-Graduação em Acupuntura

O mais completo do Brasil

Imprensa

Terça-feira, 09 de Junho de 2020 - 10:08 - Atualizado em 25/08/2020 10:30

Acupressão: a acupuntura sem agulhas para fazer em casa

Quem poderia dizer que é possível acabar com a dor de dente simplesmente apertando a mão no ponto entre o polegar e indicador, ou adormecer rapidamente pressionando os indicadores contra o centro da testa? A mágica está na terapia de acupressão, que já existia há 5.000 anos. Enquanto a acupuntura utiliza agulhas, a acupressão trabalha com pontos de pressão, permitindo que você mesmo possa fazer em casa.

A acupressão pode ser útil para aliviar, entre outros:

  • Dores de cabeça;
  • Dores de coluna;
  • Sintomas de resfriado;
  • Lesão por Esforço Repetitivo (LER);
  • Náuseas;
  • Constipação.

Como funciona a acupressão?

A acupressão não envolve mais do que pressão exercida com os dedos. Quando você pressiona pontos específicos do corpo, reequilibra ou desbloqueia o qi, forma de energia sutil que flui ao longo de vias que cruzam o corpo.

Pelo menos essa é a explicação dada pelos praticantes da milenar medicina chinesa. Os médicos do Ocidente ainda não sabem exatamente como funciona a acupressão, embora estudos recentes sugiram que essas vias de energia realmente existam e que a pressão exercida pelos dedos pode fazer o corpo liberar analgésicos naturais, as endorfinas.

Pontos de pressão

Com que força você deve pressionar os pontos? O suficiente para sentir uma dor leve, não mais que isso. Terapeutas experientes dizem que a sensação deve ser o limiar entre a pressão forte e o início da dor. Mas se você costuma ficar com marcas roxas, tem histórico de lesões ortopédicas,toma algum medicamento que afine o sangue, tem osteoporose ou está grávida, consulte o médico antes de tentar a acupressão.

Estes compostos semelhantes à morfina liberados na acupressão aliviam a tensão muscular e promovem a circulação do sangue, enquanto desencadeiam uma maravilhosa sensação de bem-estar.

Veja a seguir uma amostra do que a acupressão pode fazer por você:

Combate a dor nas costas
Em geral, a primeira coisa que uma pessoa fez quando sente dor nas costas é tomar analgésicos e se meter sob as cobertas. Certos analgésicos, porém, provocam efeito colaterais, e os médicos hoje sabem que ficar de cama é o pior que você pode fazer quando dá um “jeito”nas costas. Muitas pessoas descobriram que podem aliviar a dor com a acupressão. O que você precisa fazer é pressionar o ponto nas linhas da pele que fica atrás de cada joelho, enquanto está deitado de costas, com os joelhos dobrados e os pés plantados no chão. A seguir, levante os pés, balançando suavemente as pernas para a frente e para trás, durante 1 ou 2 minutos.

Acabe com as náuseas
Quando seu estômago está “embrulhado”, o que você precisa é de alívio imediato. Infelizmente, medicamentos antieméticos (contra náuseas e vômitos) nem sempre funcionam, além de causarem sonolência. Assim, ao primeiro sinal de náuseas, tente pressionar firmemente a parte interna do punho, entre os dois tendões maiores, dois dedos acima da dobra do pulso. Mantenha a pressão até se sentir melhor. Se você planeja uma viagem longa de carro ou barco, deve levar algumas pulseiras elásticas de acupressão, vendidas em lojas de produtos naturais. Elas vêm com uma bolinha que pressiona automaticamente os pontos nos punhos relativos à náusea. A acupressão é tão efetiva que alguns cirurgiões a usam hoje para tratar as náuseas causadas por anestesia.

Alivie a LER
Se você passa muito tempo navegando na Internet, tem grandes chances de desenvolver dor e formigamento nos punhos, mãos ou cotovelos. Embora a acupressão não seja panaceia para esse distúrbio, chamado lesão por esforço repetitivo (LER), ela pode previni-lo ou aliviar a dor no início.

→ Dor nos cotovelos: Dobre o braço de modo que a palma da mão encoste no tórax; aplique pressão no cotovelo por 2 minutos

→ Dor nas mãos: Pressione a região da mão entre o polegar e o indicador.

→ Dor nos punhos: Pressione o centro da dobra na parte de dentro do punho.

Corte os sintomas do resfriado
A acupressão ajuda a combater o resfriado de 2 maneiras: estimula o sistema imune, aumentando sua capacidade de eliminar os vírus do resfriado, e ajuda a diminuir a congestão nasal. Comece tocando o alto de cada ombro para pressionar os pontos macios do alto das costas. O ponto que você procura está localizado entre a coluna vertebral e a ponta da escápula. Eles ajudam a estimular a resistência do corpo contra a infecção. Para aliviar a congestão, pressione a parte interna do canto de cada olho (junto à ponte do nariz), e depois pressione os pontos onde as narinas se juntam ao lábio superior. Essa técnica de acupressão de 4 pontos também ajuda a aliviar a coceira e a sensação de queimação nos olhos.

Estimule o fluxo de leite
Se você estiver tendo problemas com o fluxo de leite, tente aplicar pressão no peito. De acordo com especialistas em técnicas de acupressão, os melhores pontos estão diretamente acima das mamas. Coloque os polegares entre a terceira e a quarta costelas, diretamente abaixo da clavícula e na mesma linha dos mamilos. Pressione firmemente por um minuto. Você pode repetir sempre que quiser.

Combate a constipação
Uma alternativa comum para constipação é a técnica da acupressão. Os especialistas dizem que ela ajuda a digestão — e, portanto,os intestinos. Aplique pressão com o polegar no ponto que fica a 4 dedos de distância do punho, na parte posterior do antebraço. Faça isso durante 2 minutos por dia, enquanto o problema persistir.

Alivia a sinusite
Para alívio da sinusite com acupressão, use o polegar e o indicador da mão esquerda para pressionar as áreas junto dos olhos, na parte superior do nariz. Ao mesmo tempo, use os dedos e a base da outra mão para agarrar os músculos nos lados da coluna, na nuca. Pressione os 4 pontos por 1 minuto.

Com o polegar, pressione o ponto na parte posterior da outra mão onde a base do polegar e o dedo indicador se encontram. Aplique pressão por cerca de 2 minutos. Esse procedimento estimula a liberação de endorfinas, os hormônios cerebrais que propiciam bem-estar. 

Seleções.com.br
Deixe seu Recado
Receba Informações