Pós-Graduação em Acupuntura

O mais completo do Brasil

Imprensa

Terça-feira, 05 de Novembro de 2019 - 16:13 - Atualizado em 05/11/2019 16:24

Acessórios inspirados em filosofias orientais ajudam a desinchar e a renovar a pele

Contrariando o conceito de beleza high-tech, produtos incrementam os efeitos das massagens

2019, imprensa, Shutterstock
Gua sha é o nome que se dá à raspagem de certas partes do corpo com ferramentas feitas de ossos de animais, porcelana e até mesmo pedraShutterstock

Por Talita Duvanel
Você já deve ter esbarrado nos objetos destas páginas em perfumarias e redes sociais. Feitos de pedras como jade e quartzo-rosa, bambu ou madeira, esses aparatos são o último grito entre a turma que busca a simplicidade dos rituais de beleza. Cansadas dos fru-frus tecnológicos, muitas mulheres estão recorrendo a técnicas consagradas na medicina chinesa para ter momentos menos acelerados e mais conscientes. “Eles funcionam como uma excelente opção para quem quer cuidar do rosto e do corpo de forma natural e não invasiva”, diz Bianca Gabriel, cofundadora do e-commerce de produtos de beleza natural Unna Beauty. Do tradicional gua sha ao ocidentalizado roller facial , reunimos acessórios que podem ser usados em casa ou levados para a massagem. Com poder de eliminar toxinas e estimular o fluxo sanguíneo, eles turbinam os efeitos do bem-estar.

Gua sha

Usado na milenar medicina chinesa, gua sha é o nome que se dá à raspagem de certas partes do corpo com ferramentas feitas de ossos de animais, porcelana e até mesmo pedra. A ideia não é machucar, mas ativar a circulação de sangue e de energia. O mesmo termo também é usado para se referir a essa pedrinha achatada da foto, um dos apetrechos mais comuns dessa modalidade. “O gua sha (tanto o acessório, quanto o tratamento) ajuda a eliminar toxinas, previne inflamações e relaxa os músculos da face e do pescoço”, diz Bianca Gabriel. Os tipos de gua sha mais comuns no Ocidente são feitos de jade e quartzo-rosa. Acredita-se que a primeira tenha ação purificadora; já a segunda dá vitalidade.

Roller facial

Inspirado no gua sha , o roller é uma ferramenta nova e ocidentalizada. Também faz a raspagem da medicina chinesa, com a diferença de ser mais fácil de usar. “O roller é intuitivo e tem um efeito menos intenso que o gua sha ”, diz Bianca. O rolinho, que também pode ser feito de jade e quartzo-rosa, ajuda a suavizar linhas de expressão e a desinchar, principalmente a área dos olhos. “Quando utilizado após o creme ou sérum, promove a melhor absorção e penetração dos ativos na pele”, diz ela, que aconselha colocá-lo na geladeira por alguns minutinhos antes do uso.

2019, noticias, editor, Shutterstock
O roller facial ajuda a suavizar linhas de expressão e a desincharShutterstock

Body comb

Com formato de pente e também feito de pedras, essa ferramenta é indicada especialmente para o uso no corpo e na cabeça e também promove a oxigenação dos tecidos. Segundo pesquisa publicada na revista “Explore”, a Bíblia da medicina alternativa, com essa massagem aumenta-se em 400% a microcirculação nos 25 minutos subsequentes. Na cabeça, é capaz de amenizar dermatites e estimular os folículos capilares. “Na hora da massagem, pode-se usar os dois lados do pente para potencializar o tratamento”, diz a inglesa Kamila Kingston, especialista em medicina chinesa do site White Lotus Beauty.

2019, noticias, editor, Shutterstock
O body combing é indicado especialmente para o uso no corpo e na cabeçaShutterstock

Pantala

De madeira, bambu ou até com luz de LED acoplada, esse acessório tem formas anatômicas que conseguem aliar a drenagem à modelação. “Deixa a pele com um aspecto liso imediato ao ativar a circulação, eliminando toxinas. Quando feita repetidamente, modela o contorno”, diz Fabrícia Nogueira, que cuida dos spas da rede Fasano. Há tipos específicos para o corpo e o rosto, e engana-se quem pensa que ele só pode ser usado por profissionais. “O formato se ajusta às curvas, e os movimentos são simples. É ótimo para ser levado em viagens, pois ajuda a desinchar depois de um voo. Auxilia até a melhorar o funcionamento do intestino”, diz Fabrícia, que aconselha o uso de óleo de coco para aumentar o deslizamento.

2019, noticias, editor, Shutterstock
Pantala tem formas anatômicas que conseguem aliar a drenagem à modelaçãoShutterstock

O Globo - ELA
Deixe seu Recado