#vemprocetn

Influencia de protocolo de acupuntura semanal para regular o ciclo menstrual

< voltar

FAGNER JOSÉ ESPECIAL, MAURICIO SAURIN
Artigo elaborado através do trabalho de conclusão de curso CETN – 2012.

1. Introdução

Segundo o conceito ocidental a síndrome pré-menstrual (SPM) é um conjunto de sintomas físicos, emocionais e comportamentais que se iniciam na semana anterior á menstruação e aliviam com inicio do fluxo menstrual, onde seus principais sintomas são: irritabilidade, desconforto abdominal, cefaleia, cansaço e mastalgia, podendo atingir 60% das mulheres por auto referencia ou 25% que apresentam um dos sintomas supracitados (SILVA; et al; 2006).

No conceito oriental a síndrome pré-menstrual, muitas vezes tem como base um desequilíbrio energético com origem no fígado (gan), proveniente de tensão emocional, má alimentação ou esforços físicos, levando a diversos diagnósticos energéticos com base na origem do desequilíbrio e em suas manifestações clínicas que podem ser as mesmas do conceito ocidental. O tratamento da SPM em acupuntura pode ser feito de diversas maneiras, tratando a origem do desequilíbrio ou suas manifestações clínicas, pois muitas vezes a queixa principal da paciente não ocorre somente durante a SPM (MACIOCIA; YING; 1996).

O fígado segundo o conceito oriental auxilia na menstruação regulando o ciclo e o fluxo de sangue (xue), reduzindo ou evitando os sintomas e a SPM (MACIOCIA; MING;1996).
Esse trabalho tem como objetivo avaliar um protocolo de acupuntura de acordo com as necessidades energéticas semanalmente do ciclo menstrual para regula-lo, verificando as possíveis alterações nas consequências da SPM e do ciclo menstrual irregular, como as cefaleias, irritabilidade, cansaço, etc.

2. Metodologia
Foram assistidas com acupuntura sistêmica 4 mulheres durante 1 mês com 1 sessão semanal.

Foi usada como base de tratamento a utilização de pontos com objetivos segundo MACIOCIA, 2000 de acordo com a semana do ciclo menstrual chegando ao seguinte protocolo de tratamento:

, Imagem
Tabela 1 MACIOCIA 2000

2.1 Indicação e função dos pontos utilizados
Todos os pontos foram utilizados segundo sua ação energética descrita por Focks, 2005.

2.1.1 Pontos utilizados durante a menstruação
IG4: Regula o wei qi de defesa e importante para analgesia
F3: distribui o qi do fígado, nutre o sangue, alivia dores, regula menstruação e o TA inferior.

2.1.2 Pontos utilizados pós-ciclo
B17: ponto mestre do xue, nutre e harmoniza o xue e o yin
R3: nutre yin dos rins, tonifica yang dos rins, regula menstruação
VC4: fortalece e nutre o xue e o yin, ponto de cruzamento dos canais de energia do Baço-Pâncreas, Fígado e Rim
VB39: ponto mestre das medulas óssea e espinhal
BP3: tonifica o Baço-Pâncreas
BP10: tonifica xue, regula a menstruação

2.1.3 Pontos utilizados no meio do ciclo
R7: tonifica o rim sobretudo o yang e o jing (essência), regula os caminhos da água, afasta a umidade
R9: transforma o muco
B23: ponto shu dos rins, beneficia o jing, beneficia as medulas, regula o Ta inferior e beneficia o útero
VG4: aquece o mingmen (portão da vida), tonifica os rins
VC4: fortalece o qi do yuan (original), beneficia o jing, nutre e tonifica os rins, e o yin
VC6: fortalece o qi do yuan, tonifica o qi em geral, elimina umidade

2.1.4 Pontos utilizados antes do ciclo
BP6: Fortalece o baço (formação de xue), regula distúrbios da menstruação, harmoniza o triplo aquecedor inferior
BP8: regula o útero e irregularidades do ciclo, regula o baço
F3:dristibui o qi do fígado, nutre o sangue, regula menstruação e o triplo aquecedor inferior
VC4: fortalece o qi do yuan, realiza tonificação principalmente nos tratamentos ginecológicos
F14: dissipa acúmulos como endurecimento no tórax e mamas, regula o qi e o sangue do fígado.

3. Resultados
Nas pacientes com grau leve ou moderado de sintomas com influencia do fígado, seguindo exclusivamente o protocolo de regulação de ciclo menstrual foi possível eliminar as queixas apenas interferindo nas fases do ciclo sem ser necessário outra intervenção, como auriculoterapia, porém, em casos mais complexos como da paciente V.M.,o tratamento foi totalmente ineficaz, a paciente permanece em tratamento com outra abordagem e técnicas e já mostrou bons resultados com melhoras significantes.

4. Discussão
Segundo MACIOCIA 1996, a acupuntura proporciona excelentes resultados na síndrome de tensão pré-menstrual, nas menorragias, metrorragias e nas alterações do ciclo, podendo afirmar que raramente o caso não terá solução, levando em média 3 períodos menstruais para regular o ciclo porém com 1 mês pode haver alguma melhora.
Esse tratamento segundo MACIOCIA 1996, deve ser seguido com base nos seguintes diagnósticos energéticos: Estagnação de Qi do Fígado, Mucosidade Fogo Perturbando Acima, Deficiência de Sangue no Fígado ou Deficiência de Yin do Fígado e do Rim.

O protocolo proposto nesta pesquisa apresentou bons resultados nos tratamentos durante apenas 1 mês, onde as pacientes apresentavam alterações decorrentes apenas do ciclo irregular e do fígado como principal órgão energético afetado, sem utilizar nenhum diagnóstico energético, apenas com base na semana do ciclo menstrual. Porém não apresentou grandes resultados em pacientes com outras queixas severas que podem ser relacionadas a outros órgãos.

5. Conclusão
O tratamento seguindo o protocolo proposto é eficaz para regular o ciclo menstrual e tratar suas alterações e sintomas, sendo o fígado energético o órgão mais afetado.
O mesmo tratamento não se mostra eficaz em pacientes com queixas que podem ser atribuídas a desequilíbrios energéticos de outros órgãos e outros processo patológicos.

Adaptado por profª Brena de O. B. Montanha.

whats app