#vemprocetn

Estudo da influência da nota musical dó no padrão energético dos meridianos

< voltar

TAMIRIS ONDEIDE DE MELLO CUNHA
Artigo elaborado através do trabalho de conclusão de curso CETN – Bauru 2013.

1- INTRODUÇÃO

A acupuntura é um conjunto de estudos científicos e práticos da Medicina Tradicional Chinesa que visa à terapia, equilíbrio e à cura das doenças através da aplicação de agulhas e de outras técnicas. A musicoterapia, dentro da referência chinesa, mostra que cada nota da escala pentatônica pode influenciar as emoções e o corpo, os cinco sons Gong, Shang, Jiao, Zhi e Yu são relacionados aos cinco elementos. Em relação às notas musicais Gong (Mi) são melodias suaves e estimula o estômago, baço e o pâncreas; Jiao (Dó) são melodias alegres e estimula a vesícula biliar e fígado; Zhi (Sol) são dramáticas e estimula o intestino delgado, circulação sanguínea melhorando o coração; Shang (Ré) são melodias intimistas e estimula intestino grosso e pulmões e Yu (Lá) são melodias profundas e compassivas que estimulam a bexiga e os rins.

2- OBJETIVO

A pesquisa tem como objetivo comprovar a eficácia do estímulo auditivo em determinada frequência para modular o padrão energético dos meridianos.

3- MATERIAIS E MÉTODO

Para análise dos resultados foi realizado a aplicação do Ryodoraku. A aplicação foi realizada sobre os pontos P9, CS7, ID5, TA4, IG5, BP3, F3, R4, B65, VB 40 e E42 bilateralmente com duração de três segundos por ponto e em seguida foi realizado um estímulo auditivo musical com a gravação da nota Dó no teclado por quinze minutos e após esse estímulo foi realizada a aplicação do Ryodoraku nos mesmos pontos de acupuntura anotando os resultados nos gráficos. Dentre os nove pacientes, sete são do gênero feminino, e dois são do gênero masculino. Foram mensurados apenas os valores do meridiano de Fígado e em todos os pacientes ocorreu uma mudança dos valores da frequência energética.

4- CONCLUSÃO

Com essa pesquisa conclui-se que a nota Dó é relacionada ao meridiano de F, e que através dos sons podemos equilibrar o organismo facilitando o tratamento dos pacientes.

Orientado por Prof Rubens Melo, adaptado por Profa Brena Montanha.

whats app