#vemprocetn

Avaliação do tratamento de lesões de pele relacionada a alterações psicoemocionais utilizando técnica de acupuntura tradicional chinesa: estudo de caso

< voltar

TAMIRIS FERRAREZI
Trabalho de conclusão de curso, para obtenção do título de especialista CETN -Bauru 2013.

1- INTRODUÇÃO
Dentre todos os efeitos do desequilíbrio no corpo humano o que mais incomoda são as lesões de pele que está ligada diretamente a alteração do bem estar e o emocional do indivíduo (CETN, 2013). Ao contrário dos demais tratamentos, a acupuntura reconhece a importância das emoções na complexidade da natureza humana, pois, todas as emoções relaciona-se e reflete diretamente sobre a pele. Pela Medicina Tradicional Chinesa, considera-se que a pele divide-se em epiderme, onde concentra-se toda defesa do ser humano; derme que age intermediariamente como defesa e nutrição e hipoderme que tem apenas a fução de nutrir.

2- OBJETIVO

2.1 Objetivo Geral
– Avaliar a técnica de Acupuntura Tradicional Chinesa em lesões de pele.

2.2 Objetivo Específico
– Avaliar o tratamento pela técnica dos sete pontos juntamente com acupontos específicos e sangria para lesões de pele de causa psicoemocional.
– Verificar a eficácia do tratamento semanal durante 10 semanas consecutivas.
– Comparar o quadro de lesões antes e depois do tratamento.

3- MATERIAL E MÉTODOS
Participou deste estudo um voluntário (E. F.) com idade de 54 anos, morador do inteiror do Estado de São Paulo que concordou com o termo de consentimento livre e esclarecido, em anexo.

Como parâmetro para a avaliação do indivíduo, utilizamos um questionário elaborado pela Pós Graduanda com base nos autores Lee (2001) e a apostila da instituição de ensino (CETN, 2013). Nele contém todos os dados pessoais, profissional, condições físicas, psíquicas, hábitos e temperamentos.

Após o concentimento formal, submetemos a análise pela visão oriental, entrevista verbal para observação do comportamento, gestos, expressiva, morfológica e temperamental conforme a teoria da técnica escolhida.

Com um quadro bem específico de lesões de pele por alteração do estado psicoemocional, o paciente foi submetido a aplicação da teoria dos sete pontos, designado pela acupunturista Prof. Ms. Vanessa Piunti, pontos de equilíbrio emocional, circulação de Qi, Xue e eliminação de Xie Qi; sangria (CETN, 2013).

Antes de qualquer aplicação nos acupontos, o local da inserção da agulha foi higienizado com álcool 70º GL.

Foram utilizadas agulhas sistêmicas e lancetas descartáveis da marca Bang Bang, nenhuma delas serão reutilizada; serão descartadas no Descarpac após a retirada da mesma.

3.1 Pontos de inserção de agulha utilizados
IG4, IG11, P8, R3,E36,BP6, F3, C7, VC17, CS6, VG20, VC22.

Todos os pontos foram estimulados bilateralmente por 20 minutos após a inserção das agulhas uma vez por semana, durante 10 semanas concecutivas.

3.2 Sangria
A sangria foi realizada em todas as sessões na auriculo nos acupontos de pulmão, fígado yang I e II, ápice da orelha, toda área de psicossomática, tensão, coração e fígado.
Todos os acupontos de sangria foram realizados unilateralmente, intercalando a auriculo por sessão uma vez por semana, por 10 semanas concecutivas.

4. RESULTADOS

Foi avaliado o tratamento de lesões de pele de causa alterações psicoemocionais pela técnica dos sete pontos, juntamente com acupontos específicos e sangria no lóbulo auricular. Todas as sessões foram realizadas uma vez por semana por 10 semanas consecutivas. Desde a primeira sessão houve uma melhora considerável; as lesões foram cicatrizando gradativamente, onde a cada sessão elas foram diminuindo juntamente com a dor que as mesmas apresentavam. Após a última sessão, uma semana depois o paciente foi submetido a uma análise e verificou-se que as lesões tinham desaparecido quase em 90% do que o mesmo apresentara no início do tratamento, deixando apenas as cicatrizes dos locais onde as lesões se encontravam. Houve uma melhora significativa também quanto ao bem estar psíquico e físico do paciente; o mesmo apresentou mais disposição, alegria e menos preocupação, raiva e ansiedade que apresentava nas primeiras sessões.

Figura 1. Lesões no primeiro dia de tratamento. 

, Imagem

 Figura 2. Lesões no último dia de tratamento.

, Imagem


5. CONCLUSÃO
Através do presente resultado obtido, comprovou-se a eficiência do tratamento pela técnica utilizada da Medicina Tradicional Chinesa, tanto pelo aspecto emocional do paciente quanto para cicatrização das lesões; porém, é bom ressaltar, que mesmo com os resultados significativos, o paciente ainda deve ficar sobre tratamento com mais algumas sessões para que as lesões não apareçam novamente.

Orientado por profa. Vanessa Piunti, adaptado por profa. Brena Montanha.

whats app