#vemprocetn

Acupuntura no tratamento de gastrite crônica: estudo de caso

< voltar

CLAUTER WILLIAN TOMAZINI
FABIANNE KAROLINE CLEMENTE
Artigo elaborado através do trabalho de conclusão de curso CETN – Bauru 2013.

1- INTRODUÇÃO

Dor ou desconforto no estômago, hoje em dia é motivo para se preocupar e procurar atendimento, tal desconforto chega a atingir 80% a 90% dos brasileiros. Gastroenterologistas recomendam não buscar medicamentos sem orientação médica, e afirma que 70% dos casos relacionados à gastrite são assintomáticos.

Com freqüência observamos pesquisas que demonstram os benefícios obtidos aos tratamentos da acupuntura, tendo como queixa principal e mais incidente a dor.

Segundo Yamamura (2004, p. 18), a acupuntura demonstra uma forma de modalidade terapêutica alternativa ou mesmo complementar aos tratamentos convencionais.

O presente estudo de caso relaciona a gastrite aos tratamentos da acupuntura e sua eficácia.

2- MATERIAL E MÉTODOS

Este estudo foi realizado á domicílio na cidade de Bauru SP, no período do mês de abril a junho de 2013, totalizando 24 sessões de acupuntura sistêmica, inclui um paciente com idade 55 anos portado de gastrite crônica a mais de seis meses.

Objetivando a realização deste estudo foram necessários certos instrumentos para que tornasse possível a coleta de dados, assim como:

A coleta de dados foi executada no primeiro dia de tratamento juntamente com orientações dos procedimentos a serem realizados, foram descritos ao paciente a importância de certos alimentos e atividade física. Os resultados foram avaliados e comparados, através de uma reavaliação no término do tratamento.

Para a aplicação da técnica, foi realizado a assepsia local com algodão embebido em álcool 70%. Os pontos utilizados foram: BP6, E36, VC17, VC12, F8.

Na auriculoterapia foi feita assepsia do pavilhão auricular com algodão embebido em álcool 70%, as aplicações foram feitas uma vez na semana, totalizando cinco sessões.

3- DADOS DOS RESULTADOS

O tratamento consiste na aplicação de dois questionários pré tratamento e pós tratamento, e tabela da dor, comparados no fim das sessões.
Paciente colaborativo, descreveu ingestão de bebida alcoólica aos finais de semana apresentando desconforto após esses eventos.

Relatou não apresentar mais quadros de depressão e ansiedade, relatou também que a família observou sua melhora dizendo “acorda mais feliz todos os dias”

As noites de sono antes breves e sono excessivo, agora estabilizados com melhora também no cansaço matutino.

A comparação da tabela de dor aplicou-se na 1º avaliação em nível oito, segundo o paciente, no término do tratamento o mesmo aplicou-se nível dois na tabela em anexo um.

A pré avaliação comparada a pós avaliação demonstrou níveis significativos de melhora segundo avaliação em anexo 2.

4- CONCLUSÃO

Conforme os objetivos deste estudo, baseando-se nos resultados encontrados, formularam-se as seguintes conclusões:

Conclui-se que a acupuntura apresentou significativos resultados, apresentando sua eficiência e eficácia.

Portanto a acupuntura se faz valer, pelo fato de descartar o tratamento medicamentoso, e apresentando alto grau de melhora nos sintomas psíquicos.

Orientado por profa. Paula Milani, adaptado por profa. Brena Montanha.

whats app