#vemprocetn

Acupuntura associada à glossite migratória e déficit do sono em bebês

< voltar

LÍVIA DOS SANTOS SOUZA
Artigo elaborado através do trabalho de conclusão de curso CETN- Goiânia, 2015.

1- INTRODUÇÃO
A ausência de tratamento para as lesões da língua geográfica no mundo ocidental, e o diagnóstico energético de deficiência do PI (baço) na Medicina Tradicional Chinesa, despertou a necessidade de associarmos as terapias naturais para tratarmos sem efeitos colaterais a língua prejudicada e restabelecer o padrão do sono na paciente.

2- OBJETIVO GERAL
Devolver o equilíbrio energético do PI (baço), para voltar à integridade da língua e melhorar o padrão do sono.

2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Eliminar as lesões da língua, principalmente em bebes que ainda não podem relatar se há ardência e queimação. Devolver o padrão do sono relevante à idade.

Equilibrar o QI (energia) do PI (baço), WEI (estômago), SHEN (mente) e o XIN (coração), harmonizando os pontos relacionados aos processos gástricos, alérgicos e emocionais.

Monitorar a ingestão alimentar da criança evitando condimentos, alimentos ácidos e temperaturas que possam agravar as lesões da língua.

3- ESTUDO DE CASO
M.A.N seis meses de vida, apresenta língua geográfica desde os 2 meses, calor excessivo com pequenas erupções na pele e padrão do sono perturbado. Recebe aleitamento materno e mais complemento com leite artificial desde o segundo mês de vida.
Menina apresenta língua rosada, úmida com saburra branca e centralizada, salvo que é frequente a migração do local das lesões. Já come alimentos sólidos e bebe muita água. Não apresenta halitose, fezes pastosas com duas evacuações diárias e diurese clara. Pulso superficial, rápido e fino. Sudorese ao dormir, com sono prejudicado durante o dia, dorme 20 minutos após ficar de 3 a 4 horas acordada, porém desperta disposta sem cansaço físico aparentemente e sem sinais de bocejos ou irritabilidade. Pele corada apresentado pequenas erupções nas zonas de mais calor, face e região cervical. Ausculta pulmonar sem alterações.

4- DIAGNÓSTICO
Dentro da Medicina Tradicional Chinesa foi diagnosticado: 

5- CONCLUSÃO
Acupuntura não é só um paliativo ao desequilíbrio energético, e sim um tratamento.

A lesão na língua teve resultados visíveis. No primeiro momento as placas sobre a língua foram amenizando, com o avançar das sessões a cor ficou integralmente rosa, a umidade sempre preservada, e a saburra de desenho geométrico desapareceram. A ingestão de alimentos com condimentos e conservadores foi mantida, tais como leite longa vida, sucos de caixa prontos e alimentos ácidos e artificiais. Mesmo com a alimentação inadequada houve sequencia na terapia proposta. As lesões na língua desapareceram com quatro sessões, no período de aproximadamente 82 dias.

Ao suspender as sessões por 80 dias as lesões voltaram uniformemente, porem, com o desenho geográfico em um novo local na língua. O sono permanece preservado.

Retomamos a proposta terapêutica que novamente em pouco tempo nos mostrou a revitalização do órgão comprometido com o mesmo tratamento. Com mais quatro sessões com intervalos menores conseguimos novamente reestabelecer a integridade da língua. A eficácia da terapia é por duas vezes comprovada com excelentes resultados.

A paciente teve o padrão de sono restabelecido de acordo com a idade. Atualmente dorme das 21h00minh até as 07h00minh do dia seguinte, com duas sonecas de 02h30minh durante o dia, uma pela manhã e outra durante a tarde.

Orientado por profa. Ana Cecília Coelho Melo, adaptado por profa. Brena Montanha.

whats app