#vemprocetn

Acupuntura atua sobre a saúde física e emocional, diz fisioterapeuta

< voltar

,

Thassiana Macedo

Inspirada nas tradições médicas orientais, a acupuntura é um conjunto de práticas terapêuticas criado há mais de dois milênios, o qual consiste na estimulação de locais anatômicos na pele para tratar desequilíbrios na saúde física e emocional.

De acordo com a fisioterapeuta estética Karla Chebel, as agulhas disparam impulsos elétricos que viajam pela rede nervosa até provocar reações no cérebro. “Esse mecanismo é imediato e, por interferir no sistema nervoso, surte efeitos mais duradouros. A técnica tem ação sobre a musculatura, ajudando-a a relaxar. Na medula, ela incita a produção de substâncias que inibem a passagem dos impulsos dolorosos. No cérebro, ela induz a liberação de neurotransmissores com função analgésica e de sensação de bem-estar. A acupuntura coíbe inflamações e impede a destruição progressiva de células nervosas da coluna. É esse poder anti-inflamatório que garante à terapia lugar de destaque no combate à asma e dores crônicas”, explica.

Outra virtude da técnica, conforme a especialista, é equilibrar as emoções, conter a ansiedade e o desânimo e reforçar o fim dos vícios. “Ao modular a ação da dopamina – um neurotransmissor ligado ao prazer -, o método ajuda a suprir a necessidade de medicamentos ou substâncias que provocam vício. Nesse sentido, as agulhas auxiliam a reduzir até mesmo a compulsão alimentar, favorecendo o combate à obesidade”.

Estudos realizados por cientistas da Universidade de York, na Inglaterra, na Universidade de Rochester e na Universidade de Stanford, ambas nos Estados Unidos, têm demonstrado, por exames de ressonância magnética ou experimentos em laboratório, que a acupuntura reduz a atividade de áreas do cérebro que estimulam a liberação da adenosina, responsável por aliviar o desconforto, a percepção da dor e com efeito analgésico. A técnica também estimula o organismo a fabricar neurotransmissores, como a serotonina, que aliviam a depressão durante a gravidez e minimizam as náuseas, a azia, a insônia e as dores nas costas.

A fisioterapeuta ressalta que a acupuntura ainda tem aplicações contra alergia, asma, dor de cabeça, dor nas costas, doenças das articulações, hipertensão, fibromialgia, dores musculares, gastrite e refluxo, síndrome do intestino irritável, constipação, tensão pré-menstrual e menopausa, sequelas de derrame, doenças da pele, endometriose, insônia, distúrbios hormonais e efeitos colaterais da quimioterapia.

fonte: JM Online

whats app