Pós-Graduação em Acupuntura - O mais completo

Artigos

Tamanho da FonteDiminuir FonteAumentar Fonte
 
Terça-feira, 12 de abril de 2011

Os benefícios da acupuntura para mulheres na fase do climatério e menopausa

GASPARELO, C. C.
Trabalho de conclusão de curso, apresentado ao CETN Bauru em 2011.

1 - INTRODUÇÃO

Pela perspectiva chinesa, os sintomas do climatério/menopausa são geralmente causados pelo declínio da Essência do Rim em seus aspectos Yin e Yang, e essas deficiências podem combinar com outros padrões de excesso tais como Umidade, Estagnação do Qi, Estase do Sangue, Vazio do Calor ou subida do Yang do Fígado. Esses sintomas serão mais ou menos freqüentes dependendo do estilo de vida adotado anteriormente, considerando hábitos alimentares, excesso de exercícios e atividade sexual, estresse emocional. Os principais sintomas são: cefaléia, cansaço, irritabilidade, ansiedade, nervosismo, depressão, insônia, falta de concentração, rubores quentes, secura vaginal e sudorese.

As manifestações clínicas sofrerão algumas diferenças dependendo do tipo de deficiência encontrada em cada mulher, segue a seguir a sintomatologia de cada caso, o diagnóstico da língua e pulso e o princípio do tratamento.

2 - OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL

O Objetivo Geral desse trabalho é proporcionar melhorias na sintomatologia do climatério/menopausa, através da acupuntura, em paciente que não realiza o tratamento convencional de reposição hormonal (TRH), devido à contra-indicação. Demonstrar que através de terapias naturais é possível propiciar benfeitorias na qualidade de vida do paciente.

2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO
Realizar conscientização do paciente em relação à fase que está vivendo trazendo-lhe informações específicas dessa fase, englobando a visão da medicina chinesa para que o mesmo possa obter a opção de uma mudança geral comportamental. Verificar o grau de melhora da paciente após a acupuntura, comparando com dados coletados antes do inicio do tratamento.

3 - MATERIAIS E MÉTODOS

A Paciente é uma mulher, 51 anos, não realiza tratamento convencional de reposição hormonal porque possui nódulos mamários. Duas gravidez, excesso de trabalho, freqüentemente sob pressão. Sente rubores quentes na região do tórax até a cabeça quando conversa algo importante, insônia, tontura, zumbido, dor nas costas na região cervical e torácica, seios inchados, dor nas juntas das mãos e pés, mãos umedecidas e frias, intercursão dolorosa, pele seca. Sente dificuldade na digestão de alimentos gordurosos e muito temperados, relata que não fica "bem do estomago". Em alguns momentos sente-se triste, com vontade de chorar.
A paciente apresenta-se com língua vermelha sem revestimento, curta e demasiada, com fissuras centrais. Entrou na menopausa há dois anos. Sente-se desanimada e cansada quando não realiza drenagem linfática e exercício físico. Pulso mais forte na região do fígado.
Hipótese Diagnóstica: deficiência de Yin e Yang do Rim, com predominância da deficiência Yin, com subida de Yang do Fígado.
O início do tratamento de acupuntura sistêmica foi em setembro/2010, onde foram propostos a realização de 10 sessões, para obtenção de um resultado a ser pontuado.
Os Pontos selecionados para tratamento sistêmico foram P7 (lado direito-abertura) e R6 (lado esquerdo-fechamento) para regular o canal Ren Mai juntamente com CS6, VC4, VC6, R3 e F3 somente na primeira sessão; Nas outras sessões segue o seguinte protocolo: CS6, VC4, VC6, R3, F3, Yintang.
Foram realizadas 10 sessões nos meses de junho/2010 a agosto/2010 de aurículoterapia chinesa, segue os pontos selecionados e algumas de suas ações: Shenmem, Rim, Simpático, Coração, Occipital, Fígado.

4 - RESULTADOS
Imagem
Gráfico 1. Sintomatologia da paciente sem receber o tratamento



Imagem
Gráfico 2. Sintomatologia após tratamento de auriculoterapia

 

 Imagem
Gráfico 3. Sintomatologia após tratamento de acupuntura sistêmica

5 - CONCLUSÃO

Este trabalho procurou demonstrar que é possível outra opção de tratamento a essa demanda de mulheres que buscam amenizar a sintomatologia da fase do climatério/menopausa, sem a utilização do tratamento convencional de hormônios. Apresentou-se a acupuntura e auriculoterapia para esta paciente, como formas de terapias eficientes e naturais, onde ambas as técnicas obtiveram resultados positivos.

Orientado por prof. Marcelo Milanda Ribeiro Lopes, adaptado por profa. Brena de O. B. Montanha.