Pós-Graduação em Acupuntura - O mais completo

Artigos

Tamanho da FonteDiminuir FonteAumentar Fonte
 
Terça-feira, 13 de novembro de 2012

O tratamento da ansiedade associada à insônia através da acupuntura constitucional coreana

Um estudo de caso

Imagem
LIMA V. M.
Artigo elaborado através do trabalho de conclusão de curso CETN - Bauru 2012.

1- INTRODUÇÃO
Segundo a Teoria Constitucional somos portadores de um desequilíbrio energético herdado, o que irá determinar os "órgãos de choque", isto é, os órgãos mais suscetíveis e que iniciarão o processo de adoecimento. Sem considerar a sintomatologia complexa, a acupuntura constitucional coreana visa o tratamento do desequilíbrio energético de acordo com cada biotipo (LEE, 2002). Esta técnica simplifica o entendimento dos desequilíbrios corporais e capacita os praticantes a utilizarem estratégicas terapêuticas que são baseadas em características energéticas constitucionais (YIN et al., 2007).

De acordo com Dr. Lee, a acupuntura constitucional é capaz de equilibrar o individuo emocional e psiquicamente, tratando patologias como depressão, ansiedade, tensão nervosa, angústia, neurastenia, e também restaurar a homeostasia funcional dos órgãos internos, obtendo-se o equilíbrio de substancias como endorfina, acetilcolina, serotonina e outras.

Assim, considerando os efeitos colaterais das drogas utilizadas atualmente e a sua eficácia limitada em uma considerável proporção de pacientes, justificam-se os esforços na busca de novas alternativas para o tratamento da ansiedade, bem como o alivio de seus principais sintomas.

2- OBJETIVOS
2.1- Objetivo Geral
Avaliar a eficácia da acupuntura constitucional coreana no tratamento da ansiedade associada à insônia.
2.2- Objetivo Específico
Minimizar os sintomas de ansiedade, bem como reduzir a utilização de benzodiazepínico através da acupuntura constitucional coreana.

3. METODOLOGIA

Este estudo de caso conta com a participação de uma paciente do sexo feminino, com 63 anos de idade, que apresenta como queixa principal ansiedade e secundária insônia.

A paciente foi avaliada seguindo os critérios abaixo:
1 - Características físicas;
2 - Características psicológicas;
3 - Patologias existentes;
4 - O - Ring test (teste alimentar);
5 - Pulsologia;
6 - Teste terapêutico;

Após a identificação da tipologia constitucional a paciente foi submetida a quinze sessões de acupuntura com a freqüência de uma vez por semana. Os pontos foram estimulados através de um aparelho chamado Haihua por dois minutos e uma seta desenhada à caneta foi utilizada com o intuito de nortear a direção do estimulo, sedando ou estimulando o meridiano.

A cada sessão foram colhidos os relatos da paciente e foi-se necessária uma nova avaliação após a sexta sessão.

4. RESULTADOS

A paciente apresenta como características físicas cintura proeminente e pernas curtas e grossas, pele oleosa, pouca transpiração, mãos e pés pequenos, tronco e membros inferiores do mesmo tamanho. É social, fala bastante quando nervosa, foge de brigas, organizada, sente vergonha de falar em público, pensa muito antes de tomar qualquer decisão e é bastante preocupada e indecisa. Ao decorrer de sua vida apresentou algumas patologias como: hipertensão, colesterol alto, alterações nas enzimas do fígado, dores nas costas e cabeça, inchaço nos pés, hemorróidas, má circulação, trombose, ansiedade, insônia, perda da audição, zumbido.

Inicialmente, de acordo com o O-Ring test, a paciente foi tratada como do Tipo II lado direito e Tipo III lado esquerdo utilizando os seguintes pontos: lado direito - R7 - P8 (tonificando) e R3 - BP3 (sedando), lado esquerdo - F4 - P8 (tonificando) e F2 e C8 (sedando). Procedeu-se com este tratamento até a sexta sessão, porém sem resposta satisfatória. Na sétima sessão foi realizada uma nova avaliação com o O-Ring test utilizando uma pessoa intermediária.

Após nova avaliação, a paciente foi identificada como do tipo IV e desta forma tratada até a décima quinta sessão. Na nona sessão a paciente relatou melhora na qualidade do sono e apresentava-se calma apesar de estar reformando a casa. Na décima sessão a paciente relatou melhora significativa da ansiedade e da insônia e por conta própria reduziu o uso do medicamento Clonazepam 0,5mg para meio comprimido a noite. A paciente se manteve com este quadro até a décima quinta sessão e durante as sessões relatou relaxamento e sensação de bem estar.

O teste terapêutico foi realizado em ambas as avaliações, porém a paciente não relatou nenhuma mudança de sentido ou desequilíbrio estimulando os pontos R7, F2 e R3 bilateralmente por 5 minutos com agulha.

A pulsologia constitucional é um método de avaliação que exige treinamento e experiência, portanto, não foi possível obter nenhuma conclusão a respeito da tipologia da paciente através deste método.

5. DISCUSSÃO

A acupuntura constitucional coreana é um método que aborda o tratamento individualizado e se baseia no diagnóstico energético constitucional de cada indivíduo. Diversas patologias podem ser tratadas utilizando os mesmo pontos após a identificação da tipologia do paciente e de seu desequilíbrio energético.

Os indivíduos do Tipo IV- Shao Yin possuem o elemento Água em excesso e Fogo ou Terra em deficiência. Apresentam características mais Yin e pouco Yang. Para equilibrar este tipo de paciente é necessário dispersar ou sedar a água e tonificar terra ou fogo. Utilizando os pontos Shu antigos, para dispersar a Água no ciclo Sheng utilizamos a regra: para sedar um elemento, seda-se o filho no próprio meridiano e no meridiano filho (seda-se R1 e F1). Para sedar a Água no ciclo Ko utilizamos a regra: para sedar um elemento, tonifica-se o avô no próprio meridiano e no meridiano avô (tonifica-se R3 e BP3) (figura 8). Neste caso, o avô do elemento Água é o elemento Terra.

Imagem
                     Figura 8 - Pontos que equilibram o tipo IV.

Os pontos chamados de Shu Antigos, utilizados nesta técnica, são pontos localizados entre os dedos das mãos e os cotovelos ou entre os dedos dos pés e os joelhos. O nome chinês "Shu" significa transporte (MACIOCIA, 2007). Muitos pacientes relatam sensibilidade à dor na colocação de agulhas em alguns destes pontos. Para isso, neste trabalho foi utilizado um aparelho chamado Haihua e as agulhas foram substituídas por dois eletrodos compostos por potentes magnetos, que conduziram a energia elétrica através dos pontos.

Dr. Lee, em sua obra, relata a dificuldade de diagnosticar a tipologia constitucional em alguns exemplos e cita novas avaliações terapêuticas após tratamentos sem respostas satisfatórias. O mesmo nos alerta sobre a importância da resistência muscular para a realização do O - Ring Test, uma vez que as respostas fornecidas nesta avaliação dependem deste fator.

Neste estudo, foi-se necessário a utilização de um indivíduo intermediário para reavaliar O - Ring Test e não foi possível utilizar o teste terapêutico e a pulsologia constitucional como ferramentas para diagnóstico.

Devido à escassez de publicações sobre acupuntura constitucional coreana, trabalhos futuros são necessários, visando à ampliação do tamanho amostral e a compreensão dos resultados obtidos.

6. CONCLUSÃO

A acupuntura constitucional coreana mostrou-se eficiente na redução dos sintomas de ansiedade e da insônia, promovendo uma diminuição na dose do benzodiazepínico utilizado pela paciente e uma sensação de bem estar físico, mental e emocional.

Através deste estudo, não foi possível utilizar a pulsologia constitucional e o teste terapêutico como ferramentas para diagnóstico.

Orientado por profª Brena Montanha.

 

Imagem