Pós-Graduação em Acupuntura - O mais completo

Artigos

Tamanho da FonteDiminuir FonteAumentar Fonte
 
Quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Aplicação da acupuntura em pacientes com zumbido

Linares, A. E.

Artigo elaborado do Trabalho de Conclusão de Curso

O tema zumbido tem sido alvo de diversos estudos quanto aos aspectos neurofisiológicos, audiológicos, terapêuticos, farmacológicos e psicológicos. Uma das alternativas terapêuticas pode ser a acupuntura que é uma modalidade terapêutica baseada nos preceitos da medicina chinesa, assim como na filosofia oriental sobre a vida e a natureza.

A população deste estudo foram pacientes com queixa de zumbido com audição normal e com perda auditiva neurossensorial. Sendo assim, foi feito estudo longitudinal com a aplicação de 10 sessões de acupuntura em 8 pacientes de ambos os sexos e com queixa de zumbido.

  • Estes realizaram avaliação Otorrinolaringológica, Audiometria Tonal Limiar, Logoaudiometria, Imitanciometria. Para fazer parte do estudo os pacientes receberam orientações sobre os procedimentos da pesquisa, tendo, ao final concordado em participar, mediante a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. Para classificação do grau da perda auditiva, foi utilizada a determinação da Organização Mundial de Saúde (1997), que sugere o cálculo da média das freqüências de 0.5k, 1k, 2k e 4kHZ. Foram então selecionados 10 pontos de acupuntura que foram rigorosamente aplicados semanalmente em todos os pacientes: BP3, BP6, R3, R7, IG4, P9, VB8, IG19, TA17, F3.

Os mesmos realizaram a comparação da sensação do zumbido antes e após o tratamento a fim de verificar sua eficácia. Foram aplicadas escala de conforto para esta medida.

Após as 10 sessões percebeu-se significativa redução do impacto, intensidade e ocorrência do zumbido após o tratamento com a acupuntura em 100% dos pacientes atendidos. Além disso, todos os pacientes referiram melhora quanto às queixas secundárias como insônia, irritabilidade e questões emocionais. Não foi possível a eliminação completa do zumbido, mas alívio na sensação do zumbido.

Concluiu-se que o tratamento com a acupuntura proporcionou melhora significante do zumbido em relação a sua intensidade e reduziu o impacto gerado por ele na vida diária dos pacientes na comparação pré e pós-tratamento. A acupuntura pode ser utilizada como uma técnica auxiliar no tratamento do zumbido.

Trabalho orientado por Profa. Larissa A. Bachir - CETN.